Jump to content
  • 0

Dúvida sobre Tesouro SELIC


Naylton Oliveira

Pergunta

Bom dia pessoal, concluí o módulo de renda fixa e estou fazendo alguns aportes.

Recentemente, fiz aporte em Tesouro SELIC e Tesouro Pré-fixado, no pré-fixado eu entendi que tem como perder dinheiro com ele caso a eu me desfaça do título antes do vencimento se ele sofrer com marcação a mercado.

Porém, esse meu aporte no SELIC tá com rendimento negativo. Alguém poderia me tirar essa dúvida? 

WhatsApp Image 2023-04-27 at 10.19.37.jpeg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

O tesouro selic tambem sofre de marcaçao a mercado, mas de forma bem inferior em relação aos prefixados e IPCA. Nos primeiros dias apos o investimento, como a aliquota de IR e IOF estao na maxima, praticamente todo o redimento é consumido. Sendo assim, se o titulo sofrer uma pequena alteraçao de valor pode ocasionar um "rendimento" negativo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vamos lá, o termo "perder dinheiro" não está totalmente correto, pois na verdade o que tu vai "perder" ou deixar de ganhar vai ser sobre a Rentabilidade. Ex:

Colocou R$ 1000,00 no Tesouro, e hoje ta com R$ 1100,00 somando aporte + rentabilidade e resolve tirar ele antes do prazo, aí dentro desses 100 reais tu pode "perder" um tanto do valor, tanto pela marcação a mercado quanto pelo próprio Imposto de Renda que dependendo do período que esse investimento permaneceu aplicado será cobrado em um alíquota proporcional à esse tempo (lembrando que o IR é regressivo, ou seja, decrescente conforme o tempo que o valor fica investido).

Por fim, o tesouro SELIC também sofre a marcação, e ele está com rentabilidade negativa, mas fica tranquilo que essa oscilação é natural, não tem motivos para preocupação 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Matheus Paulo Presa disse:

Vamos lá, o termo "perder dinheiro" não está totalmente correto, pois na verdade o que tu vai "perder" ou deixar de ganhar vai ser sobre a Rentabilidade. Ex:

Colocou R$ 1000,00 no Tesouro, e hoje ta com R$ 1100,00 somando aporte + rentabilidade e resolve tirar ele antes do prazo, aí dentro desses 100 reais tu pode "perder" um tanto do valor, tanto pela marcação a mercado quanto pelo próprio Imposto de Renda que dependendo do período que esse investimento permaneceu aplicado será cobrado em um alíquota proporcional à esse tempo (lembrando que o IR é regressivo, ou seja, decrescente conforme o tempo que o valor fica investido).

Por fim, o tesouro SELIC também sofre a marcação, e ele está com rentabilidade negativa, mas fica tranquilo que essa oscilação é natural, não tem motivos para preocupação 

Opa @Matheus Paulo Presa, beleza amigo?

Entendi, porém está negativo o valor aplicado, e não o rendimento.

Supondo que eu retire o valor hoje, eu teria perdido R$ 0,49 centavos, pois o valor que apliquei foi R$1.038,74.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Naylton Oliveira disse:

Opa @Matheus Paulo Presa, beleza amigo?

Entendi, porém está negativo o valor aplicado, e não o rendimento.

Supondo que eu retire o valor hoje, eu teria perdido R$ 0,49 centavos, pois o valor que apliquei foi R$1.038,74.

@Naylton Oliveira o Tesouro Direto tem dois preços. O de compra e o de venda. No mesmo momento se você olhar os dois preços, o de compra sempre será maior que o de venda, caso contrário bastaria compra e vender para ganhar na diferença. É que nem carro OK. Você paga nele R$100mil, só por ele ter passado para o seu nome ele já vai valer menos, mesmo que você nem tenha pego o carro. O mesmo acontece no Tesouro, mas a diferença é que o carro perde valor, e o Tesouro vai recuperando o valor e logo ficará positivo, pois o preço vai subindo com o passar dos dias. 

Vale lembrar que nos primeiros 30 dias tem o IOF, que tem uma alíquota que começa em 96% sobre a rentabilidade e zera quando chega no dia 31, e aí a rentabilidade melhora mais ainda.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Naylton Oliveira o Tesouro Direto tem dois preços. O de compra e o de venda. No mesmo momento se você olhar os dois preços, o de compra sempre será maior que o de venda, caso contrário bastaria compra e vender para ganhar na diferença. É que nem carro OK. Você paga nele R$100mil, só por ele ter passado para o seu nome ele já vai valer menos, mesmo que você nem tenha pego o carro. O mesmo acontece no Tesouro, mas a diferença é que o carro perde valor, e o Tesouro vai recuperando o valor e logo ficará positivo, pois o preço vai subindo com o passar dos dias. 

Vale lembrar que nos primeiros 30 dias tem o IOF, que tem uma alíquota que começa em 96% sobre a rentabilidade e zera quando chega no dia 31, e aí a rentabilidade melhora mais ainda.

Espero ter ajudado.

Boa noite @Flavio Prado

Obrigado pela explicação, agora entendi. Eu não estava tão preocupado com relação ao rendimento negativo, pois não pretendo me desfazer do título tão cedo, só não tinha entendido.

Mas agora está tudo certo.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...