Jump to content
  • 0

IPCA + 8% a.a. é o mínimo aceitável


Juliana E

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu não entendo dessa forma. Acredito que os 8% ao ano acima da inflação seria a media da sua carteira toda. Sendo assim, tera momentos em que voce ganhara mais em determinados ativos e menos em outros, e ao passar do tempo sua carteira ira se equilibrando. Se conseguir uma taxa de ipca +8%aa ou mais na renda fixa sera otimo, mas nem sempre isso sera possivel. Lembrando que segue a premissa de quanto maior o retorno maior o risco e vice e versa.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Quando o Raul fala de investimento a longo prazo em renda fixa, ele estima o cálculo em cima de 8% a.a

Isso me fez concluir que, no caso de um cedê-bezão com vencimento de 2 anos pra cima, não posso aceitar nada menos do que IPCA + 8% a.a. 

Procede meu raciocínio, produção? 

Não sei se ele quis dizer isso, mas gostei da forma de pensar

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Quando o Raul fala de investimento a longo prazo em renda fixa, ele estima o cálculo em cima de 8% a.a

Isso me fez concluir que, no caso de um cedê-bezão com vencimento de 2 anos pra cima, não posso aceitar nada menos do que IPCA + 8% a.a. 

Procede meu raciocínio, produção? 

Como já citaram quando faz a simulação é uma carteira que na media vai render esses 8%. Eu acho que que investir em IPCA + 6 dificilmente vai perder dinheiro!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Quando o Raul fala de investimento a longo prazo em renda fixa, ele estima o cálculo em cima de 8% a.a

Isso me fez concluir que, no caso de um cedê-bezão com vencimento de 2 anos pra cima, não posso aceitar nada menos do que IPCA + 8% a.a. 

Procede meu raciocínio, produção? 

Boa tarde Juliana!

Não é bem assim, a própria NTNB (Tesouro Direto IPCA+) 2045 está pagando IPCA+6,03% hoje em um prazo que 22 anos. Você precisa colocar na balança, mas tome sempre como base o Tesouro Direto, que tem o menor risco aqui no Brasil. 

Ou seja, para um título de 20 anos você precisa exigitr um prêmio em relação ao Tesouro 2045. No curto prazo, IPCA+7% está bom, dependendo da instituição, O Tesouro IPCA+ 2029 está oferecendo 5,7%.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Eu não entendo dessa forma. Acredito que os 8% ao ano acima da inflação seria a media da sua carteira toda. Sendo assim, tera momentos em que voce ganhara mais em determinados ativos e menos em outros, e ao passar do tempo sua carteira ira se equilibrando. Se conseguir uma taxa de ipca +8%aa ou mais na renda fixa sera otimo, mas nem sempre isso sera possivel. Lembrando que segue a premissa de quanto maior o retorno maior o risco e vice e versa.

É exatamente assim que vejo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

Quando o Raul fala de investimento a longo prazo em renda fixa, ele estima o cálculo em cima de 8% a.a

Isso me fez concluir que, no caso de um cedê-bezão com vencimento de 2 anos pra cima, não posso aceitar nada menos do que IPCA + 8% a.a. 

Procede meu raciocínio, produção? 

Na verdade ele não fala em renda fixa, ele fala na media de longo prazo já descontando a inflação...

Ou seja, quando você vai calcular para longo prazo na calculadora de juros compostos, se colocar 8% ao ano lá, já vai estar descontando a inflação.

O resultado que aparecer lá vai ser o equivalente ao dinheiro de hoje, daria pra fazer a mesma coisa.

Supondo que seu custo de vida seja 10.000,00 se você calcular pra daqui 20 anos e der um resultado de renda passiva de 10k , vai ser suficiente.

No caso de renda fixa, o legal é sempre se pautar pelo que o BC esta oferecendo, pois é o mais seguro, então atualmente um IPCA + 8% é interessante

Eu particularmente neste momento estou olhando mais para os pré de 15% a.a.

e tem IPCA+8% ( tem até mais, porem com vencimento mais curto )

image.png.9f7783decef47beec55428a805fbbf79.png

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Agradeço todas as resposta.

Talvez eu tenha me expressado mal.

Eu não quis dizer colocar tudo nisso.

Eu entendi que a ideia é que a média de todos os investimento dê 8%.

Eu quis dizer que, na atual conjuntura, se for pra meter o CDBde médio pra, que o mínimo seria esse.

@Marcelo Ribeiro Esse pré 15% a.a seria qual investimento?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Juliana Bassetti disse:

Agradeço todas as resposta.

Talvez eu tenha me expressado mal.

Eu não quis dizer colocar tudo nisso.

Eu entendi que a ideia é que a média de todos os investimento dê 8%.

Eu quis dizer que, na atual conjuntura, se for pra meter o CDBde médio pra, que o mínimo seria esse.

@Marcelo Ribeiro Esse pré 15% a.a seria qual investimento?

CDB Ju

15,20% ...

image.png.18d0616b46d984fdec91a587e72d0791.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...