Jump to content

CRÉDITO ou DÉBITO ??


Recommended Posts

Tudo no crédito, parcelo o máximo possível se não tiver desconto pra pagar a vista.

Se o parcelamento tem juros e pagar a vista tem desconto de 5% pra cima no débito ou pix, daí eu pago com eles. Muito raro.

Porém só gasto o que tenho, pago no crédito, mas apenas o que eu conseguiria pagar no débito.

Daí no cartão de crédito tem cashback, milhas e etc... Isso tudo é dinheiro que vc abriria mão pagando sempre no débito quando o valor não tem diferença.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como o Rai citou acima, pagando no crédito você tem as vantagens do cash back e milhas, porém no meu caso eu tentei e não consegui me acostumar com o sistema de pagar tudo no crédito, bem como também não gosto de parcelar nada, geralmente o que faço qdo preciso comprar algo é perguntar em quantas vezes parcelam e depois de ter chegado no máximo eu questiono sobre quanto seria a vista e choro pelo desconto, geralmente o desconto vem e ae sempre pago a vista (até mesmo quando ele não vem).

Eu costumo controlar meu orçamento do mês por cada uma das minhas categorias de gastos, e fazer isso no crédito foi algo que não ficou legal, de modo que eu uso o cartão de crédito apenas quando surge algum imprevisto onde o $ daquele mês em específico não vai dar conta, mas já com o compromisso de quitá-lo totalmente no mês seguinte.

Existem diversas formas de organizar isso, e penso que é muito do gosto de cada um, mas para mim ao menos essa é a forma que funciona melhor e que mantém todas as minhas contas no eixo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Como o Rai citou acima, pagando no crédito você tem as vantagens do cash back e milhas, porém no meu caso eu tentei e não consegui me acostumar com o sistema de pagar tudo no crédito, bem como também não gosto de parcelar nada, geralmente o que faço qdo preciso comprar algo é perguntar em quantas vezes parcelam e depois de ter chegado no máximo eu questiono sobre quanto seria a vista e choro pelo desconto, geralmente o desconto vem e ae sempre pago a vista (até mesmo quando ele não vem).

Eu costumo controlar meu orçamento do mês por cada uma das minhas categorias de gastos, e fazer isso no crédito foi algo que não ficou legal, de modo que eu uso o cartão de crédito apenas quando surge algum imprevisto onde o $ daquele mês em específico não vai dar conta, mas já com o compromisso de quitá-lo totalmente no mês seguinte.

Existem diversas formas de organizar isso, e penso que é muito do gosto de cada um, mas para mim ao menos essa é a forma que funciona melhor e que mantém todas as minhas contas no eixo.

É como vc falou, tem várias formas de organizar.

No Nubank vc consegue antecipar parcelas e ter desconto... Bem melhor que pagar a vista quando a empresa não da desconto (uma Riachuelo por exemplo)...

Tem gente que conforme gasta, separa o dinheiro em outro lugar para não gastar além do que pode.

Mas no fundo, se vc faz seu controle financeiro na planilha, vc sabe o quanto pode gastar cada mês. Aí é se controlar.

Inclusive vc consegue mudar o limite do cartão hoje em dia né, assim vc pode colocar de limite só o que vc separou pra gastar com ele.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Fernando Constantino disse:

Boa tarde a todos, meu nome é Fernando, tenho 40 anos e sou um "investidor de final de semana"... rs 

Sempre ouvi diversos temas sobre pagar as contas no crédito e outras no débito!
Cada um com suas vantagens e desvantagens!!!

Confesso que não cheguei a nenhum consenso sobre o assunto. Pagar tudo no crédito me faz ter alguns benefícios como milhas, pontos, cashback etc.... mas sempre compromete meu próximo salário.
Por outro lado pagar tudo no débito muitas vezes ficamos sem dinheiro para terminar o mês, investir ou resolver aquele problema de ultima hora ...

E vocês ? Como fazem ? Pagam tudo no crédito ? Tudo no débito ? Meio a meio ? rs rs
Qual será a melhor estratégia ?

Abraços a todos...
Bom curso e bons investimentos!! 

Eu particularmente pago tudo que for possível no crédito, antigamente pagava até o meu aluguel no crédito. 

 

A meu ver é o que traz mais benefícios, mas isso não pode, claro, influenciar seus gastos/finanças, minha namorada, por exemplo, não conseguia se organizar para pagar tudo no crédito, isso só começou a dar certo para ela quando eu comecei a administrar as finanças dela. 

 

Agora vale uma dica, se você está tendo problemas tanto no crédito quanto no débito, talvez o problema não seja a forma de pagamento que você escolhe e sim o tanto de gastos que você está tendo, vale analisar, pois as vezes isso acontece e nem percebemos. As aulas do primeiro e segundo módulo podem ajudar muito com isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não tenho muito a acrescentar às respostas dos colegas que já foram ótimas. 

Só falar meu caso pessoal. Tenho previsibilidade no salário e pago absolutamente tudo no crédito, até um chiclete. Porém acompanho diariamente a evolução da fatura, tracei limites que posso gastar nos finais de semana com rangos de qualidade e mais caros e, dessa forma, a fatura, em regra, vem dentro do esperado. 

Se você é um autônomo, ou possui maior imprevisibilidade no salário, talvez o débito seja uma boa opção pra não correr esse risco. 

Mas na minha leitura o Ricardo matou a pau, parece que o problema não está na forma débito/crédito, mas sim na execução da estratégia mesmo, de gastar mais do que está entrando. Veja se não é o caso 👍

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Como o Rai citou acima, pagando no crédito você tem as vantagens do cash back e milhas, porém no meu caso eu tentei e não consegui me acostumar com o sistema de pagar tudo no crédito, bem como também não gosto de parcelar nada, geralmente o que faço qdo preciso comprar algo é perguntar em quantas vezes parcelam e depois de ter chegado no máximo eu questiono sobre quanto seria a vista e choro pelo desconto, geralmente o desconto vem e ae sempre pago a vista (até mesmo quando ele não vem).

Eu costumo controlar meu orçamento do mês por cada uma das minhas categorias de gastos, e fazer isso no crédito foi algo que não ficou legal, de modo que eu uso o cartão de crédito apenas quando surge algum imprevisto onde o $ daquele mês em específico não vai dar conta, mas já com o compromisso de quitá-lo totalmente no mês seguinte.

Existem diversas formas de organizar isso, e penso que é muito do gosto de cada um, mas para mim ao menos essa é a forma que funciona melhor e que mantém todas as minhas contas no eixo.

Pois é....

Eu achei a proposta do Rai interessante, porém meus pensamentos financeiros são semelhantes aos seus. Não consigo parcelar as contas (por receio de uma emergência futura) e saber que tenho X mil reais a pagar ainda me tira o sono...😒. Mas concordo com vc...acho que é pessoal!!!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala, Fernando!

Eu já tive um problema parecido com o cartão de crédito... eu costumava sempre fazer todas as minhas compras no crédito, esperar o salário e pagar a fatura. Percebi que o problema prático disso é que você fica o mês inteiro sem dinheiro, consumindo no cartão e esperando que o salário caia para que a dívida seja quitada. Essa prática não é muito boa, porque se ocorrer qualquer imprevisto com sua fonte de renda você vai ter complicações com o cartão que podem resultar em juros altíssimos.

A estratégia que eu usei na época pra reverter essa situação foi utilizar meu décimo terceiro pra quitar a fatura do mês anterior, assim eu consegui sempre ter o dinheiro na minha conta durante o mês inteiro, utilizar parte dele para quitar minha fatura e manter uma quantidade em conta pra qualquer imprevisto. Com certeza durmo mais tranquilo fazendo assim.

Respondendo sua pergunta, hoje eu costumo fazer igual aos colegas, exceto pelo fato das parcelas. Eu não costumo parcelar nenhuma compra cujo valor seja pequeno, porque não vejo necessidade e não gosto de ter dívida por um período muito longo no cartão. E quando parcelo, só faço se houver algum desconto para o pagamento à vista, ou se o valor da compra for muito grande mesmo, mas é uma decisão bem pessoal e pra mim funciona bem. No débito eu pago somente o que não tem como pagar no crédito de forma alguma, como a diarista que prefere receber em dinheiro. O resto, onde dá pra usar crédito eu tô usando, hahah

Acho que como dica eu posso dizer pra você focar em não depender do salário do próximo mês para quitar sua fatura do mês atual, sempre buscando gastar menos do que você tem disponível na conta. Assim você não vai gastar dinheiro que você não possui no momento, vai deixar de contar com o ovo que ainda não foi colocado e vai ter mais segurança no fim do dia.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Seu problema é diferente, não é debito ou credito.

Se você paga no crédito e esta comprometendo o seu próximo salario, voe esta gastando dinheiro que não tem, então melhor esperar o próximo mês para gastar, e a frase que vai ouvir (ou ler) muitas vezes: "antecipar sonhos, custa caro"

Se você pagando no débito esta ficando sem dinheiro para terminar o mês, você esta gastando mais do que deveria, da uma olhada na sua planilha de gastos fixos, tenta economizar por alguns meses para nao ter esse problema.

 

Para poder realmente aproveitar os benefícios do cartão de credito, como o @Rai Nunes Espindola mencionou, você só deve gastar aquilo que você já tem dinheiro para pagar (poderia pagar no débito).

 

Fora que você ainda tem que formar a sua reserva de emergência, em qual módulo você esta?

Boaaa.....

Entendi....

Estou no módulo 1 ainda...👍

Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Como o Rai citou acima, pagando no crédito você tem as vantagens do cash back e milhas, porém no meu caso eu tentei e não consegui me acostumar com o sistema de pagar tudo no crédito, bem como também não gosto de parcelar nada, geralmente o que faço qdo preciso comprar algo é perguntar em quantas vezes parcelam e depois de ter chegado no máximo eu questiono sobre quanto seria a vista e choro pelo desconto, geralmente o desconto vem e ae sempre pago a vista (até mesmo quando ele não vem).

Eu costumo controlar meu orçamento do mês por cada uma das minhas categorias de gastos, e fazer isso no crédito foi algo que não ficou legal, de modo que eu uso o cartão de crédito apenas quando surge algum imprevisto onde o $ daquele mês em específico não vai dar conta, mas já com o compromisso de quitá-lo totalmente no mês seguinte.

Existem diversas formas de organizar isso, e penso que é muito do gosto de cada um, mas para mim ao menos essa é a forma que funciona melhor e que mantém todas as minhas contas no eixo.

Se ta funcionando assim para você continua assim, dessa forma você fica mais tranquilo sabendo que esta no controle e pode dedicar a sua mente produtiva para outros assuntos de maior interesse.

Já vi alguns casos de gente que não conseguia fechar as contas do mês, até cancelarem (ou deixarem de usar completamente) o cartão de credito, a gente se perde nos parcelamentos, e começa o mês já endividado, devendo parcelas de 6 ou mais meses atras, e precisa de um "trabalhinho enjoado para que não gosta de planilhas" controlar o cartão de credito, se for mais de um, os problemas viram uma bola de neve.

 

 

Como que eu faço, tenho algumas contas de banco que são usadas apenas para pagar os próprios cartões, uma conta principal e uma secundaria que são usadas para pagar as despesas recorrentes, taxas, etc. onde entra o dinheiro principalmente.

Simplificando, um exemplo:

  • Banco A: Principal, entra dinheiro
  • Banco B: secundário, paga algumas conta por alguns benefícios ou promoções
  • Banco C: Cartão de credito C
  • Banco D: Cartão de credito D
  • Banco E: Cartão de credito E

Quando faço uma compra no credito, parcelado 12x (no varejo tem sempre essa opção, as vezes o desconto é pequeno), compro com o "cartão de credito D", já pego o dinheiro e transfiro para a conta do "banco D", que pode (ou não) estar em um CDB de rendimento automático. Então para todos os efeitos já paguei, porque o dinheiro já saiu da minha conta principal, e o dinheiro do banco D, é apenas e exclusivamente para pagar o cartão, se estiver no débito automático, menos uma preocupação.

A parti de ali, já pode ter muitas variações, se a conta não tiver CDB automático, teria que colocar num CDB do próprio banco. Se já estiver organizado, pode centralizar todas "as parcelas" no CDB que estiver pagando melhor, e tentar pagar "por fora" (ou seja, já ta pago, e investido, se eu arrumar dinheiro para pagar as parcelas, sem mexer no CDB por 6 meses, melhor ainda, que economiza no IR)

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Lucas Ferreira Dos Santos Duarte disse:

Fala, Fernando!

Eu já tive um problema parecido com o cartão de crédito... eu costumava sempre fazer todas as minhas compras no crédito, esperar o salário e pagar a fatura. Percebi que o problema prático disso é que você fica o mês inteiro sem dinheiro, consumindo no cartão e esperando que o salário caia para que a dívida seja quitada. Essa prática não é muito boa, porque se ocorrer qualquer imprevisto com sua fonte de renda você vai ter complicações com o cartão que podem resultar em juros altíssimos.

A estratégia que eu usei na época pra reverter essa situação foi utilizar meu décimo terceiro pra quitar a fatura do mês anterior, assim eu consegui sempre ter o dinheiro na minha conta durante o mês inteiro, utilizar parte dele para quitar minha fatura e manter uma quantidade em conta pra qualquer imprevisto. Com certeza durmo mais tranquilo fazendo assim.

Respondendo sua pergunta, hoje eu costumo fazer igual aos colegas, exceto pelo fato das parcelas. Eu não costumo parcelar nenhuma compra cujo valor seja pequeno, porque não vejo necessidade e não gosto de ter dívida por um período muito longo no cartão. E quando parcelo, só faço se houver algum desconto para o pagamento à vista, ou se o valor da compra for muito grande mesmo, mas é uma decisão bem pessoal e pra mim funciona bem. No débito eu pago somente o que não tem como pagar no crédito de forma alguma, como a diarista que prefere receber em dinheiro. O resto, onde dá pra usar crédito eu tô usando, hahah

Acho que como dica eu posso dizer pra você focar em não depender do salário do próximo mês para quitar sua fatura do mês atual, sempre buscando gastar menos do que você tem disponível na conta. Assim você não vai gastar dinheiro que você não possui no momento, vai deixar de contar com o ovo que ainda não foi colocado e vai ter mais segurança no fim do dia.

Exatamente isso!!!!

Valeu pela resposta 🙏🙏

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que o metodo mais facil é não gastar o dinheiro que voce não tem. Qualquer gasto feito sem ter ainda o dinheiro é um emprestimo e quanto menos emprestimos voce tiver na sua vida melhor. Passou no credito, ja provisiona o valor para o mes de pagamento da fatura. Se dividiu, pega o valor integral, coloca em um cdb de liquidez e rentabilidade diaria e vai sacando o valor das parcelas no ato do pagamento da fatura.

E por falar em provisionar, ja aproveitando o topico, eu costumo provisionar gastos anuais como por exemplo, seguro de carro, licenciamento, festa de aniversario da filha, viagem de ferias. Pego o valor que gastaria divido por 12 e cada mes vou colocando em um cdb com rentabilidade diaria. Chegou no momento do pagamento, vc tem o valor para ser acertado a vista. Minha vida financeira fiou muito mais saudavel depois de começar a agir dessa forma.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Fernando Constantino disse:

Não consigo parcelar as contas (por receio de uma emergência futura)

 

1 hora atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Vc consegue ver o quanto isso que vc falou é incoerente? 😅

 

Seguinte parceiro... Só é pra comprar parcelado se vc condições de pagar. Entende?

Ou seja, se vc tem uma reserva de emergência, vc pode contar que tem condições de assumir aquelas parcelas. Se vc tiver um problema, a reserva de emergência irá cobrir isso.

Se vc ainda não tiver essa reserva, vc precisa comprar parcelado (quando for uma opção mais inteligente financeiramente) exclusivamente quando vc já tiver o dinheiro pra pagar a vista.

Pois pensa comigo, dessa forma, se vc pagou a vista, vc não tem mais o dinheiro pra caso aconteça alguma emergência. Então, que mal tem em guardá-lo e parcelar? Só não gastar ele na emergência também, afinal vc não o teria mais.

Mas aí que entra outro ponto: na emergência vc pode se sair melhor manobrando esse dinheiro que seria para as parcelas.

De forma resumida, assumi que vc só faria um parcelamento de alguma necessidade nesse momento, até conseguir sua reserva de emergência. A partir do momento que vc tem ela, é só saber quanto vc pode gastar por mês, tanto faz as parcelas.

Pessoal ensina a lançar os gastos na planilha com as parcelas mês a mês. Eu já lanço tudo no mês que comprei, como se fosse a vista. Assim já sei o quanto ganhei e quanto gastei aquele mês (mesmo que ainda vá pagar). Então já sei quanto dinheiro tem que ficar guardado porque já foi gasto e quanto eu posso alocar em outras coisas.

Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Eu acho que o metodo mais facil é não gastar o dinheiro que voce não tem. Qualquer gasto feito sem ter ainda o dinheiro é um emprestimo e quanto menos emprestimos voce tiver na sua vida melhor. Passou no credito, ja provisiona o valor para o mes de pagamento da fatura. Se dividiu, pega o valor integral, coloca em um cdb de liquidez e rentabilidade diaria e vai sacando o valor das parcelas no ato do pagamento da fatura.

E por falar em provisionar, ja aproveitando o topico, eu costumo provisionar gastos anuais como por exemplo, seguro de carro, licenciamento, festa de aniversario da filha, viagem de ferias. Pego o valor que gastaria divido por 12 e cada mes vou colocando em um cdb com rentabilidade diaria. Chegou no momento do pagamento, vc tem o valor para ser acertado a vista. Minha vida financeira fiou muito mais saudavel depois de começar a agir dessa forma.

Boaa !!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Rai Nunes Espindola disse:

Pessoal ensina a lançar os gastos na planilha com as parcelas mês a mês. Eu já lanço tudo no mês que comprei, como se fosse a vista. Assim já sei o quanto ganhei e quanto gastei aquele mês (mesmo que ainda vá pagar). Então já sei quanto dinheiro tem que ficar guardado porque já foi gasto e quanto eu posso alocar em outras coisas.

Tem outra coisa que isso ajuda, que vc parcela R$ 500 em 10x e lança nos próximos 10 meses na sua planilha, não dói tanto. Mas quando vc lança que gastou na verdade os R$ 500 naquele mês, aí vc vai ver.

Também evita de vc se acostumar a ter coisas parceladas, como se fosse custo de vida. Uma hora vira bola de neve hehe

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...