Jump to content
  • 0

Apartamento x Investimento


Danilo Pereira Lima Gomes

Pergunta

Olá, população de mundão de investimento. Seguinte, possuo um apartamento que através de pesquisa de mercado está custando R$ 245 k já com taxas de corretor imobiliário, dando então, R$ 230 k. O apartamento é financiado, o valor restante é R$ 123.857,92 ao juros de 5,64 % a.a. , com um prazo restante de 275 parcelas a R$ 820,00. Certo, eu não moro no apartamento e não pago aluguel, no atual momento o apartamento está vago, porem já tem gente louca pra alugar o apartamento, a localização é muito boa e o valor de aluguel é 900 reais + todas as outras taxa ( iptu, condominio, seguro aluguel e etc...). Recebi uma proposta para comprarem o meu apartamento pelo preço de R$ 230 k realmente, não tenho um apego pelo ap, a duvida é que, pelas contas que fiz, é mais rentável vender o apartamento investigar mitigando os risco e aportar mais R$ 820 reais por mês ( que é um dinheiro que separo para as parcelas por mais que esteja alugado) ou alugar e usar esses R$ 820 reais mês pra amortizar e ter um apartamento ??   

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Danilo Pereira Lima Gomes disse:

Olá, população de mundão de investimento. Seguinte, possuo um apartamento que através de pesquisa de mercado está custando R$ 245 k já com taxas de corretor imobiliário, dando então, R$ 230 k. O apartamento é financiado, o valor restante é R$ 123.857,92 ao juros de 5,64 % a.a. , com um prazo restante de 275 parcelas a R$ 820,00. Certo, eu não moro no apartamento e não pago aluguel, no atual momento o apartamento está vago, porem já tem gente louca pra alugar o apartamento, a localização é muito boa e o valor de aluguel é 900 reais + todas as outras taxa ( iptu, condominio, seguro aluguel e etc...). Recebi uma proposta para comprarem o meu apartamento pelo preço de R$ 230 k realmente, não tenho um apego pelo ap, a duvida é que, pelas contas que fiz, é mais rentável vender o apartamento investigar mitigando os risco e aportar mais R$ 820 reais por mês ( que é um dinheiro que separo para as parcelas por mais que esteja alugado) ou alugar e usar esses R$ 820 reais mês pra amortizar e ter um apartamento ??   

Danilo, se você vender pelos 230k quanto vem na sua mão ?

Pois vai ter que quitar os 123k ... para quitar fica quanto ? Normalmente tem o desconto da antecipação...

Mas mesmo numa conta bizarra, onde precise pagar os 123k para quitar, ainda assim empata

230-123 = R$ 107.000

107k numa carteira de Fiis diversificada e equilibrada, vai te render mensalmente R$ 900,00 (livre de dores de cabeça)

Isso na hipótese bizarra de ter que pagar 123k para quitar, com certeza vai ser menos que isso, e com isso esses 900,00 vão aumentar bastante

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite. Se vc pegar estes 100.000,00 que restara da venda e aplicar em uma renda fixa que te de liquido IPCA +5% com aportes mensais dos 820,00 (parcela do financiamento) em 8 anos vc consegue comprar o mesmo apartamento corrigido pela inflação

Se vc não esta pagando aluguel acho que seria uma boa alternativa

Editado por Adriano Luiz Odahara Umemura
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Se vc pegar estes 100.000,00 que restara da venda e aplicar em uma renda fixa que te de liquido IPCA +5% com aportes mensais dos 820,00 (parcela do financiamento) em 8 anos vc consegue comprar o mesmo apartamento corrigido pela inflação

Se vc não esta pagando aluguel acho que seria uma boa alternativa

Adriano, é uma ideia... mas uma carteira de Fiis, tem a proteção da inflação, é isenta de IR (proventos), e rende 10% a.a

ou seja, seria uma "renda fixa"  IPCA+10% sem IR rsrs olha que coisa linda !

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Marcelo Ribeiro disse:

Adriano, é uma ideia... mas uma carteira de Fiis, tem a proteção da inflação, é isenta de IR (proventos), e rende 10% a.a

ou seja, seria uma "renda fixa"  IPCA+10% sem IR rsrs olha que coisa linda !

 

Sim, para investimento seria a melhor alternativa.

Não sei se entendi errado, mas parece que ele teria como objetivo ter um imovel proprio

Se estou enganado pode desconsiderar

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então, quando coloco pra amortizar pelo aplicativo, pagando os 123 não tem nenhum tipo de desconto não, então sobraria esses 107 k realmente. Minha duvida era exatamente essa, aparentemente se fizer as contas, mesmo rendendo seus 700 reais mês, o acumulo de capital seria maior com a venda do apartamento realmente. Muito obrigado por pela resposta.  

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Danilo Pereira Lima Gomes disse:

Então, quando coloco pra amortizar pelo aplicativo, pagando os 123 não tem nenhum tipo de desconto não, então sobraria esses 107 k realmente. Minha duvida era exatamente essa, aparentemente se fizer as contas, mesmo rendendo seus 700 reais mês, o acumulo de capital seria maior com a venda do apartamento realmente. Muito obrigado por pela resposta.  

Isso mesmo...

Mas 107k rende 900,00 não 700,00

0,85% ao mês...

Considerando uma carteira equilibrada com maioria de fundos de tijolos e um pouco de papel para dar um tempero kkkk

Mas em geral os de tijolos ficam entre 0,7% e 0,9% e os de papel (mais voláteis) 1,0% e 1,3%

Tenho uma carteira com 16 FIIS, ela rende 0,85% 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Se vc pegar estes 100.000,00 que restara da venda e aplicar em uma renda fixa que te de liquido IPCA +5% com aportes mensais dos 820,00 (parcela do financiamento) em 8 anos vc consegue comprar o mesmo apartamento corrigido pela inflação

Se vc não esta pagando aluguel acho que seria uma boa alternativa

 

1 minute ago, Marcelo Ribeiro disse:

Isso mesmo...

Mas 107k rende 900,00 não 700,00

0,85% ao mês...

Considerando uma carteira equilibrada com maioria de fundos de tijolos e um pouco de papel para dar um tempero kkkk

Mas em geral os de tijolos ficam entre 0,7% e 0,9% e os de papel (mais voláteis) 1,0% e 1,3%

Tenho uma carteira com 16 FIIS, ela rende 0,85% 

 

 

Respostas excelentes.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...