Jump to content
  • 0

renda fixa


André Candeia

Pergunta

gente me ajuda ai, sei investir em renda variável, mas fixa não sei nada ainda. Tenho 170 mil como faço pra fazer uma boa diversificação dessa grama, títulos públicos, CDBs, LCI'S, LCA'S o que vcs me recomendam pra aproveitar a taxa alta.

me ajudem ai galera !!!!!

Editado por André Candeia
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala André! Deduzo que vc fez as aulas e está em dúvida apenas dentre as opções, certo?

Eu estive com essa dúvida e resolvi aportar na renda variável mesmo, pois acredito no tal foguetinho nos próximos meses, com a provável queda da SELIC.

Ps.: vou deixar o pessoal mais experiente falar da renda fixa, pois tenho pouca experiência nos títulos disponíveis.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, André Candeia disse:

gente me ajuda ai, sei investir em renda variável, mas fixa não sei nada ainda. Tenho 170 mil como faço pra fazer uma boa diversificação dessa grama, títulos públicos, CDBs, LCI'S, LCA'S o que vcs me recomendam pra aproveitar a taxa alta.

me ajudem ai galera !!!!!

Ai fica a duvida, o que você pretende fazer com esse investimento? É uma reserva de oportunidade? É uma parte da carteira que quer deixar em renda fixa? Vai usar para comprar algo no curto/medio prazo? 

No meu caso, acho que deixaria 100k selic ou CDB 100% do CDI com resgate automático; 35k num pre fixado numa taxa que acha interessante, poderia fazer aportes mensais, uns 5k por mês; 35k num IPCA+ utilizando a mesma estratégia do pre fixado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Ai fica a duvida, o que você pretende fazer com esse investimento? É uma reserva de oportunidade? É uma parte da carteira que quer deixar em renda fixa? Vai usar para comprar algo no curto/medio prazo? 

No meu caso, acho que deixaria 100k selic ou CDB 100% do CDI com resgate automático; 35k num pre fixado numa taxa que acha interessante, poderia fazer aportes mensais, uns 5k por mês; 35k num IPCA+ utilizando a mesma estratégia do pre fixado.

Ficou subentendido que é um dinheiro pra longo prazo, aproveitando a alta da SELIC.

Mas concordo com vc, pois pode ter outras finalidades.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pergunta interessante, eu sou muito enviesado por renda variável, por isso tenho uma dúvida(sei q a resposta será diversificar entre as classes): o que será mais rentável com provável queda da SELIC no segundo trimestre? entrar agora na RF e aproveitar as taxas altas ou aportar na valorização da RV?(sem respostas mornas quero respostas emotivas kkkkk) 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Guilherme Xavier Young Fei disse:

Pergunta interessante, eu sou muito enviesado por renda variável, por isso tenho uma dúvida(sei q a resposta será diversificar entre as classes): o que será mais rentável com provável queda da SELIC no segundo trimestre? entrar agora na RF e aproveitar as taxas altas ou aportar na valorização da RV?(sem respostas mornas quero respostas emotivas kkkkk) 

 

14 minutes ago, Rai Nunes disse:

Exatamente o que eu quis pontuar. Bom, respondendo, só consigo acreditar na RV.

Minha carteira hoje é praticamente 100% renda variável, o que não acredito que seja o certo, até tinha um valor legal em renda fixa, mas o casamento comeu esse dinheiro todo, agora estou voltando a montar ela.

Concordo com vocês que Renda variável talvez seja a melhor estratégia, mas a melhor estratégia que existe é a estratégia da cabeça no travesseiro, do que adianta ele ter um carteira focada com renda variável e não dormir tranquilo? O melhor sempre vai ser um carteira diversificada que você fica tranquilo nas quedas do mercado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

 

Minha carteira hoje é praticamente 100% renda variável, o que não acredito que seja o certo, até tinha um valor legal em renda fixa, mas o casamento comeu esse dinheiro todo, agora estou voltando a montar ela.

Concordo com vocês que Renda variável talvez seja a melhor estratégia, mas a melhor estratégia que existe é a estratégia da cabeça no travesseiro, do que adianta ele ter um carteira focada com renda variável e não dormir tranquilo? O melhor sempre vai ser um carteira diversificada que você fica tranquilo nas quedas do mercado.

Eu durmo q nem um bebê kkkkkk

Mas entendo, isso vai de pessoa para pessoa e de fase para fase, quem já tem uma vida familiar, tem q ter uma mentalidade diferente quanto a oscilações. Eu sou solteiro, metade da renda vai para investimentos, a outra metade para o traficante e mulheres. Ainda q eu entrei na bolsa no pós início da guerra da ucrania, então estou, de certa forma, resiliente a quedas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, André Candeia disse:

gente me ajuda ai, sei investir em renda variável, mas fixa não sei nada ainda. Tenho 170 mil como faço pra fazer uma boa diversificação dessa grama, títulos públicos, CDBs, LCI'S, LCA'S o que vcs me recomendam pra aproveitar a taxa alta.

me ajudem ai galera !!!!!

 

Saiu agorinha, aproveite!

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Nesse caso depende do objetivo, é para uma reserva, é para um curto prazo (viagem, etc.) é para longo prazo. Mas de toda forma o ideal é diversificar entre as categorias, levando em conta o valor. Como mostrado nas aulas você precisa analisar cada uma das oportunidades olhando em várias corretoras buscando o melhor prêmio de acordo com o risco que se sente confortável em correr.

Naturalmente aqueles mais populares seria no Tesouro Selic e CDBs (menor risco). Mas claro pode ser interessante olhar os LCIs e LCAs, assim como Debêntures Incentivadas devido a isenção do IR. Da mesma maneira não podemos deixar os CRIs e CRAs fora de análise, só que aí é outro risco..

Se está com dificuldade de escolher, precisa analisar seu perfil de risco. Dê uma olhada novamente na aula 15 do módulo II que o Raul monta uma carteira na prática, ele mostra o racional de como você deve analisar.

Não digo que é o seu caso, mas pode ser interessante assistir as aulas novamente do módulo II para te ajudar a ter mais clareza da escolha que irá fazer...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, André Candeia disse:

gente me ajuda ai, sei investir em renda variável, mas fixa não sei nada ainda. Tenho 170 mil como faço pra fazer uma boa diversificação dessa grama, títulos públicos, CDBs, LCI'S, LCA'S o que vcs me recomendam pra aproveitar a taxa alta.

me ajudem ai galera !!!!!

Bom dia. Acredito q em todas as categorias vc encontrará alternativas com boas taxas. O critério de escolha ficará mais baseado no risco que vc estará disposto a correr.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, André Candeia disse:

gente me ajuda ai, sei investir em renda variável, mas fixa não sei nada ainda. Tenho 170 mil como faço pra fazer uma boa diversificação dessa grama, títulos públicos, CDBs, LCI'S, LCA'S o que vcs me recomendam pra aproveitar a taxa alta.

me ajudem ai galera !!!!!

Eu aportaria uma parte em Pré-fixado, pensando em aproveitar que agora a SELIC vai iniciar o ciclo de queda e garantir uma rentabilidade maior. Achei uns pré-fixados pagando 15,5 na corretora. Outro produto que peguei por orientação do assessor antes de fazer o curso aqui com vocês foi título do tesouro atrelado a inflação pensando em fazer marcação ao mercado. Tenho hoje 40% da minha carteira em renda fixa. Comprei alguns pós-fixados em 2021 pagando 150% do CDI que deram um up legal na carteira com os fundos derretendo. Eu não aportei nada em debentures, CRI´s e CRA´s por ter pouco conhecimento e medo por não ter cobertura do FGC, mas eles normalmente pagam mais que os CDB´s. Como ainda não tenho muita grana, não quis arriscar. LCI e LCA vale a pena se vc vai resgatar em 1 ou 2 anos, pois não paga imposto de renda. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, André Candeia disse:

gente me ajuda ai, sei investir em renda variável, mas fixa não sei nada ainda. Tenho 170 mil como faço pra fazer uma boa diversificação dessa grama, títulos públicos, CDBs, LCI'S, LCA'S o que vcs me recomendam pra aproveitar a taxa alta.

me ajudem ai galera !!!!!

@André Candeia os posts são bem variados, porém uma questão é certa, vai depender rsrsrsrs

Vai depender se você terminou todos os Módulos, se criou a sua estratégia, se tem objetivos de curto, médio e longo prazo, se tem Família, se é novo ou meia-idade ou melhor-idade, se os R$170mil você demora 2 anos para "juntar" novamente ou se tem esse valor em 2-3 meses, qual o seu perfil de investidor, enfim, depende de muitas premissas para podermos responder mais diretamente.

De qualquer maneira, estamos na AUVP para aprender a analisar todos os pontos acima entre outros, então minha sugestão é: se terminou os Módulos e está deixando a Renda Fixa de lado, sugiro assistir novamente os Módulos com a mente "mais aberta" rsrsrsrs. Se ainda não terminou todos os Módulos, coloca os R$170mil no Tesouro Selic e finalize primeiro as aulas.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...