Jump to content
  • 0

[Duvida 🐟] Criação de carteira de FII


Alison De Amorim

Pergunta

Eu estou começando a estudar a parte de FII da minha carteira.  E me surgiu diversas duvidas :P

1 - Gostaria de diversificar em 3 tipos atualmente (Lajes  corporativas, Galpão logísticas e Papel (ou hibrido)), porem não sei por onde começar a analise... Quando avaliamos empresas temos um norte. Ex: "A empresa é líder do setor ?", com isso da pra se guiar e conhecer os concorrentes e etc. No FII eu consigo fazer isso ?  

 

2- Diversificar, como eu diversifico isso ? tipo eu coloco 3 - Fii de Lajes, 3 de galpão, 3 de papel e etc. Isso seria uma diversificação mesmo sendo do mesmo tipo?

 

3 - FIAGROS vale apena ver , considerar em estudar mesmo ele sendo um FII de Papel ? 

  

4- Fii tem taxa de adm ? Se sim isso não seria uma pergunta valida para estar no diagrama ? ou isso já seria resolvido no Dividendo (descontado na distribuição )

 

Confesso q irei rever todas as aulas sobre FII... E atualmente deixei 15% das minhas metas em FII e acho q vou reduzir isso... Vou assistir novamente para refletir sobre.  

Agradeço conselhos e dicas ;) 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

1 - Gostaria de diversificar em 3 tipos atualmente (Lajes  corporativas, Galpão logísticas e Papel (ou hibrido)), porem não sei por onde começar a analise... Quando avaliamos empresas temos um norte. Ex: "A empresa é líder do setor ?", com isso da pra se guiar e conhecer os concorrentes e etc. No FII eu consigo fazer isso ?  

Depois de separar o tipo de fii eu fui no investidor10 e comecei a avaliar fundo por fundo de cada setor, levando em consideração alguns criterios de exclusão como por exemplo se é monoativo, se é monoinquilino, taxa de vacancia alta.... apos excluir os que não quero fui avaliando os indicadores daqueles que quero para ver se no setor algum se destacava em relação aos outros

 

2- Diversificar, como eu diversifico isso ? tipo eu coloco 3 - Fii de Lajes, 3 de galpão, 3 de papel e etc. Isso seria uma diversificação mesmo sendo do mesmo tipo?

Se vc colocou como meta 15% em FII, se vc diversificar dessa forma mais ou menos 5% do patrimonio estara por setor e 1,6% por ativo. Eu acho uma exposição bem confortavel. Contudo, vc pode no diagrama pontuar o setor baseado no risco tbem e alterar essa exposição. Acho que mais interessante do que vc determinar qtos fiis por setor vc quer ter, é vc avaliar e ir separando aqueles que mais se destacam em cada setor e se vale a pena colocar os 3 melhores.

 

3 - FIAGROS vale apena ver , considerar em estudar mesmo ele sendo um FII de Papel ? 

Eu decidi por enqto não investir em fiagro

  

4- Fii tem taxa de adm ? Se sim isso não seria uma pergunta valida para estar no diagrama ? ou isso já seria resolvido no Dividendo (descontado na distribuição )

Sim, possui tx de administração e as vezes outras txs como de performance. Eu considero importante para comparar entre os ativos que vc esta avaliando.

 

Em relação aos fiis de papel vc pode tbem usar o contrafluxo para escolher aqueles que ja estão fazendo a migração do indexador dos CRIs.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Você pode começar filtrando por alguns indicadores mais simples que sabe que nem vai querer olhar se estiver fora... por exemplo...

Monoativo ? (nao quero)

P/VP maior que 0,90 ? (nao quero)

Baixa liquidez ? (negocia abaixo de 1M/dia nao quero)

Oscila demais os proventos ? (olhar nos últimos 12 meses nao quero)

É um fundo novo sem histórico ? (tem mais de 12 meses de idade nao quero)

DY abaixo de 8% ? (nao quero) 

É fundo de desenvolvimento ? (nao quero)

 

Com esses dados você já vai filtrar um monte, ai pode começar a olhar melhor o que restou...

São sugestões, você pode definir seus filtros

  • HAHAHAHA 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/05/2023 at 18:32, Alison De Amorim disse:

Eu estou começando a estudar a parte de FII da minha carteira.  E me surgiu diversas duvidas :P

1 - Gostaria de diversificar em 3 tipos atualmente (Lajes  corporativas, Galpão logísticas e Papel (ou hibrido)), porem não sei por onde começar a analise... Quando avaliamos empresas temos um norte. Ex: "A empresa é líder do setor ?", com isso da pra se guiar e conhecer os concorrentes e etc. No FII eu consigo fazer isso ?  

 

2- Diversificar, como eu diversifico isso ? tipo eu coloco 3 - Fii de Lajes, 3 de galpão, 3 de papel e etc. Isso seria uma diversificação mesmo sendo do mesmo tipo?

 

3 - FIAGROS vale apena ver , considerar em estudar mesmo ele sendo um FII de Papel ? 

  

4- Fii tem taxa de adm ? Se sim isso não seria uma pergunta valida para estar no diagrama ? ou isso já seria resolvido no Dividendo (descontado na distribuição )

 

Confesso q irei rever todas as aulas sobre FII... E atualmente deixei 15% das minhas metas em FII e acho q vou reduzir isso... Vou assistir novamente para refletir sobre.  

Agradeço conselhos e dicas ;) 

@Alison De Amorim complementando os colegas, nos links abaixo você consegue fazer filtros e olhar melhor os FIIs.

https://investidor10.com.br/fiis/

https://investidor10.com.br/fiis/rankings/

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...