Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado no contrafluxo - Pós-fixado X Pré-fixado X IPCA


Alan da Silveira

Pergunta

Boa noite pessoal,

 

Postando a dúvida como Tesouro Direto, mas acredito que a lógica se aplique também para os demais títulos. Como vocês distribuem as notas entre Pós-fixado X Pré-fixado X IPCA? Sei que precisamos considerar o risco atrelado ao título para definir uma nota, então vou usar o Tesouro Direto para simplificar.

 

No caso agora como estamos com a Selic em alta, o contrafluxo seriam os títulos pré-fixados, certo? Digamos que hoje eu defina uma nota 10 para os títulos pré-fixados. Quando o contrafluxo não for mais eles, os novos aportes em pré-fixado passarão a ter um rendimento menor (devido às taxas menores e também por conta da marcação a mercado quando as taxas dele voltarem a subir).

 

Como os títulos pré-fixados estarão dando um retorno menor, o diagrama acabará indicando a compra destes para balancear os percentuais. Neste caso eu deveria reajustar as notas, mantendo a nota mais alta do título que no momento estiver em contrafluxo? Faria sentido eu seguir aportando em pré-fixado, ou neste momento eu pausaria os aportes nele visto que as taxas nele estariam subindo?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Alan da Silveira. Eu decidi colocar notas apenas ao tipo de renda fixa e não aos indexadores ou se são pós ou prefixados. Sendo assim:

Tesouro direto - 10

CDBs, LCIs e LCAs - 8

CRIs, CRAs e debentures - 6

O indexador ou se é pré ou posfixado eu escolho baseado no contrafluxo e não na gestão de risco do diagrama.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite @Alan da Silveira. Eu decidi colocar notas apenas ao tipo de renda fixa e não aos indexadores ou se são pós ou prefixados. Sendo assim:

Tesouro direto - 10

CDBs, LCIs e LCAs - 8

CRIs, CRAs e debentures - 6

O indexador ou se é pré ou posfixado eu escolho baseado no contrafluxo e não na gestão de risco do diagrama.

isso ai, o diagrama que mostra onde investir para ter uma carteira resiliente, mesmo diante condições hostis, consegue resistir e se manter em crescimento.

A Renda Fixa deve ser utilizada como uma forma de estabilizar a carteira e ter previsibilidade do destino final.

você coloca as notas de acordo com seu critério, podendo diferenciar por exemplo debentures incentivadas com 6 e não incentivadas com 4 (seguindo a sequencia do exemplo do @Adriano Luiz Odahara Umemura)

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite @Alan da Silveira. Eu decidi colocar notas apenas ao tipo de renda fixa e não aos indexadores ou se são pós ou prefixados. Sendo assim:

Tesouro direto - 10

CDBs, LCIs e LCAs - 8

CRIs, CRAs e debentures - 6

O indexador ou se é pré ou posfixado eu escolho baseado no contrafluxo e não na gestão de risco do diagrama.

Mano, eu fiz a mesmíssima pontuação. Fiquei meio na duvida se tinha coerência mas como não to sozinho então já me sinto mais seguro. 

E realmente, a escolha do ativo precisa vir antes da pontuação, o Diagrama só serve pra mostrar quanto vc deveria aportar naquele ativo que vc já escolheu anteriormente.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...