Jump to content

  • 0

CTEEP - CIA TRANSMISSÃO ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA


José Carlos Souza Júnior

Pergunta

Galera!!
Estou muito afim de ser acionista da TRPL4. Mais infelizmente ela tem 0% de tag along tanto nas ações ordinárias quanto nas preferenciais. Uma das minhas estratégias para colocar uma ação na carteira e ter pelo menos 80% de tag along pensando em manter a empresa pro longuíssimo prazo. rsrs 

Para vocês essa questão do tag along tem tanta importância assim?? Abririam exceções?? 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, José Carlos Souza Júnior disse:

Galera!!
Estou muito afim de ser acionista da TRPL4. Mais infelizmente ela tem 0% de tag along tanto nas ações ordinárias quanto nas preferenciais. Uma das minhas estratégias para colocar uma ação na carteira e ter pelo menos 80% de tag along pensando em manter a empresa pro longuíssimo prazo. rsrs 

Para vocês essa questão do tag along tem tanta importância assim?? Abririam exceções?? 

Tenho TRPL4 ... confesso que quando comprei não verifiquei...

Agora se não me engano a TRPL3 tem 80% de TA

Mas não sei se a politica de distribuição de dividendos é igual para PN e ON

Mas confesso que apesar de aprendermos que temos que olhar pra isso, não sei se a chance de acontecer algo é grande...

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Entendo que você não deve deixar de investir em uma empresa apenas por causa do Tag Along. Esse indicador deve ser analisando juntamente com vários outros, a exemplo de P/L, Free Float, DY, bem como análise do setor em que a companhia está inserida. 

Nesse caso, se o Tag Along de TRPL4 é zero, mas os outros indicadores fazem sentido para você, creio que vale a pena investir. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, José Carlos Souza Júnior disse:

Galera!!
Estou muito afim de ser acionista da TRPL4. Mais infelizmente ela tem 0% de tag along tanto nas ações ordinárias quanto nas preferenciais. Uma das minhas estratégias para colocar uma ação na carteira e ter pelo menos 80% de tag along pensando em manter a empresa pro longuíssimo prazo. rsrs 

Para vocês essa questão do tag along tem tanta importância assim?? Abririam exceções?? 

as preferenciais podem não ter tag along (governança corporativa nivel 1), mas as ordinárias tem (TRPL3)

achei um site falando que a trpl4 tinha 80% de tag along, citando como fonte a RI, mas nao achei nada na RI, se quiser tirar a duvida, melhor entrar em contato com a RI diretamente.

Ou pode comprar a TRPL3.

 

 

Vale lembrar que de acordo com a legislação vigente o  Tag Along mínimo é de 80% para as ações Ordinárias (ON). Porém não há obrigação legal deste Tag Along ser extendido as ações Preferenciais (PN).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Também fiquei com essa dúvida em relação à TRPL4 (já tinha na carteira) e resolvi mudar os aportes para a TRPL3. Comparando com a TAEE11 e a ALUP11, achei melhor assim, mesmo as outras duas tendo 100% de tag along.

Minha estratégia pro setor de energia é ter 1 empresa de transmissão + 1 que esteja em todos os subsetores, a dúvida agora é em qual outra empresa aportar. Gostei muito da CPFE3 e da NEOE3...simulei o diagrama do cerrado e a CPFE3 ficou com a nota um pouco melhor. 

O que vocês acham dessas empresas? Podem ajudar com pontos positivos e negativos? Sobre o fato da State Grid Corporation of China controlar a CPFE3 (83,71% do capital social), enxergam algum risco?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

          Eu hoje também analisei TRPL4, mas eu optei por não colocar ela na minha carteira não só pelo Tag along, mas o pelos outros indices e por avaliar que outras empresas teriam prioridade na minha carteira. Eu acredito que você tenha que analisar o que seria bom para você. Você ficaria feliz se o seu sócio recebesse mais que você pelas ações? Eu acredito que você deva se perguntar isso, se isso não for um problema para você e os fundamentos da empresa forem de acordo com os seus e os indicadores forem coerentes, não vejo o porque não aportar. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 16:16, José Carlos Souza Júnior disse:

Galera!!
Estou muito afim de ser acionista da TRPL4. Mais infelizmente ela tem 0% de tag along tanto nas ações ordinárias quanto nas preferenciais. Uma das minhas estratégias para colocar uma ação na carteira e ter pelo menos 80% de tag along pensando em manter a empresa pro longuíssimo prazo. rsrs 

Para vocês essa questão do tag along tem tanta importância assim?? Abririam exceções?? 

Boa noite!

Confesso que me desfiz dessa empresa pois acabei ficando muito encucado com a questão do tag along. Para mim foi um fator decisivo.

Como eu estava com lucros no papel, preferi vender para posteriormente realocar este valor.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 17:33, Marcelo Ribeiro disse:

Tenho TRPL4 ... confesso que quando comprei não verifiquei...

Agora se não me engano a TRPL3 tem 80% de TA

Mas não sei se a politica de distribuição de dividendos é igual para PN e ON

Mas confesso que apesar de aprendermos que temos que olhar pra isso, não sei se a chance de acontecer algo é grande...

Quando adquiri TRPL4 na época também não olhei. Nem sabia direito o que era o tag along (coisa de mais de um ano atrás).

E realmente você tem razão. TRPLE tem seu tag along de 80%

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 16:43, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Não costumo nem olhar o Tag Along na hora de escolher, porque Tag Along é uma proteção se por acaso o controlador desejar vender a posição dele, isso garante que você consiga vender no mesmo preço que ele no caso 100%.

Até a OPA da ENBR3 isso não me preocupava em nada, depois disso você precisa ficar um pouco atento nisso, mas no meu caso eu não vejo problema, tanto que tenho TRPL4 em carteira. 

Eu estou de acordo com o Danilo nessa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 16:43, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Não costumo nem olhar o Tag Along na hora de escolher, porque Tag Along é uma proteção se por acaso o controlador desejar vender a posição dele, isso garante que você consiga vender no mesmo preço que ele no caso 100%.

Até a OPA da ENBR3 isso não me preocupava em nada, depois disso você precisa ficar um pouco atento nisso, mas no meu caso eu não vejo problema, tanto que tenho TRPL4 em carteira. 

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Muito obrigado pela sua opinião amigo!! Tem me ajudado bastante nessa tomada de decisão. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 17:33, Marcelo Ribeiro disse:

Tenho TRPL4 ... confesso que quando comprei não verifiquei...

Agora se não me engano a TRPL3 tem 80% de TA

Mas não sei se a politica de distribuição de dividendos é igual para PN e ON

Mas confesso que apesar de aprendermos que temos que olhar pra isso, não sei se a chance de acontecer algo é grande...

@Marcelo Ribeiro Muito obrigado pela opinião meu caro.... A TRPL3 tem 80% de TA mais tem baixíssima liquides. rsrs 

51.681 de volume médio de negociação da ação nos últimos 2 meses de acordo com o site do fundamentos.... Uma

liquidez dessa não da kkk 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 18:02, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Entendo que você não deve deixar de investir em uma empresa apenas por causa do Tag Along. Esse indicador deve ser analisando juntamente com vários outros, a exemplo de P/L, Free Float, DY, bem como análise do setor em que a companhia está inserida. 

Nesse caso, se o Tag Along de TRPL4 é zero, mas os outros indicadores fazem sentido para você, creio que vale a pena investir. 

@Agnaldo Araujo De Sousa Muito obrigado pela opinião amigo.... Minha ideia e ter 2 Empresas de Energia Elétrica em carteira sendo que já tenho TAESA.... Gostei muito das margens e outros indicadores da TRPL4, inclusive liquidez. Mais o TA me assustou depois de aprender no curso do RAUL. Só que to vendo que é um fator sim a se observar mais que não deve ser fator exclusivo de decisão na tomada de decisão kk 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 18:56, Ricardo Ochoa Pachas disse:

as preferenciais podem não ter tag along (governança corporativa nivel 1), mas as ordinárias tem (TRPL3)

achei um site falando que a trpl4 tinha 80% de tag along, citando como fonte a RI, mas nao achei nada na RI, se quiser tirar a duvida, melhor entrar em contato com a RI diretamente.

Ou pode comprar a TRPL3.

 

 

Vale lembrar que de acordo com a legislação vigente o  Tag Along mínimo é de 80% para as ações Ordinárias (ON). Porém não há obrigação legal deste Tag Along ser extendido as ações Preferenciais (PN).

@Ricardo Ochoa Pachas O único problema e que a TRPL3 tem baixíssima liquides. rsrs 

51.681 de volume médio de negociação da ação nos últimos 2 meses de acordo com o site do fundamentus.... Uma

liquidez dessa não da kkk 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Leandro Prates Ferreira de Almeida disse:

Também fiquei com essa dúvida em relação à TRPL4 (já tinha na carteira) e resolvi mudar os aportes para a TRPL3. Comparando com a TAEE11 e a ALUP11, achei melhor assim, mesmo as outras duas tendo 100% de tag along.

Minha estratégia pro setor de energia é ter 1 empresa de transmissão + 1 que esteja em todos os subsetores, a dúvida agora é em qual outra empresa aportar. Gostei muito da CPFE3 e da NEOE3...simulei o diagrama do cerrado e a CPFE3 ficou com a nota um pouco melhor. 

O que vocês acham dessas empresas? Podem ajudar com pontos positivos e negativos? Sobre o fato da State Grid Corporation of China controlar a CPFE3 (83,71% do capital social), enxergam algum risco?

@Leandro Prates Ferreira de Almeida Muito boa analise irmão.... Mais migrou pra TRPL3 mesmo com tão pouca liquidez? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Daniela N Lima disse:

          Eu hoje também analisei TRPL4, mas eu optei por não colocar ela na minha carteira não só pelo Tag along, mas o pelos outros indices e por avaliar que outras empresas teriam prioridade na minha carteira. Eu acredito que você tenha que analisar o que seria bom para você. Você ficaria feliz se o seu sócio recebesse mais que você pelas ações? Eu acredito que você deva se perguntar isso, se isso não for um problema para você e os fundamentos da empresa forem de acordo com os seus e os indicadores forem coerentes, não vejo o porque não aportar. 

@Daniela N Lima Muito Obrigado pela opinião Daniela. Minha ideia e ter 2 empresas no setor de Energia Elétrica pelo menos, pois gostei bastante. Já estou com TAESA em carteira e pelas margens e liquidez eu gostei demais da TRPL4 e gostaria sim de ser acionista da empresa. Mais o TA (Tag Along em 0%) me assustou. Olhei pro TRPL3 que tem 80% de Ta mais não possui liquidez nenhuma. Mais vou continuar a analise e se o fator mais relevante contra continuar sendo o Tag Along eu entro com posições controladas na empresa. MUITO OBRIGADO! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite!

Confesso que me desfiz dessa empresa pois acabei ficando muito encucado com a questão do tag along. Para mim foi um fator decisivo.

Como eu estava com lucros no papel, preferi vender para posteriormente realocar este valor.

@Edison Luis Paulini Valeu pela opinião amigo. E eu também estou assim, por isso vim tirar essa dúvida com a comunidade.... kkkkk 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Quando adquiri TRPL4 na época também não olhei. Nem sabia direito o que era o tag along (coisa de mais de um ano atrás).

E realmente você tem razão. TRPLE tem seu tag along de 80%

@Edison Luis Paulini TRPL3 Tem 80% de TA mais liquidez nenhuma.... Ai pega 80% de TA mais perde em liquidez kk 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/05/2023 at 16:57, José Carlos Souza Júnior disse:

@Ricardo Ochoa Pachas O único problema e que a TRPL3 tem baixíssima liquides. rsrs 

51.681 de volume médio de negociação da ação nos últimos 2 meses de acordo com o site do fundamentus.... Uma

liquidez dessa não da kkk 

A liquidez só seria um ponto importante caso você quisesse vender, aí a gente não compra pela baixa liquidez, o que contribui com... a baixa liquidez

se for apenas para um lucro temporário (ja estaria errado) de aumento da cotação, compra o TRPL4, que tem mais liquidez, nesse caso o tag along é irrelevante.

 

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, José Carlos Souza Júnior disse:

@Agnaldo Araujo De Sousa Muito obrigado pela opinião amigo.... Minha ideia e ter 2 Empresas de Energia Elétrica em carteira sendo que já tenho TAESA.... Gostei muito das margens e outros indicadores da TRPL4, inclusive liquidez. Mais o TA me assustou depois de aprender no curso do RAUL. Só que to vendo que é um fator sim a se observar mais que não deve ser fator exclusivo de decisão na tomada de decisão kk 

Isso. Também tenho Taesa e penso em comprar outra no ramo elétrico. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...