Jump to content
  • 0

Taxas cobradas nos FIIs


Renata Romanelli Trondi

Pergunta

Não consegui entender a diferença entre as taxas cobradas no fundos imobiliários, por exemplo.
- alguns fundos cobram uma taxa fixa, por exemplo, 1% A.A. (será cobrado 1% sobre o valor investido?)
- outros fundos cobram uma taxa de 1% A.A. sobre o patrimônio líquido (não interessa o valor que investi, mas sim o valor do patrimônio do fundo?)
- outros cobram 1% A.A. sobre o patrimônio líquido ou valor de mercado do fundo se o fundo fizer parte do IFIX. Como assim "se" o fundo fizer parte do IFIX?

Outra dúvida é se no dividend yield apresentado nos sites as taxas já estão descontadas ou não?

Desde já agradeço

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite. A taxa de administração é um percentual do valor investido pelos cotistas para o pagamento do administrador e do gestor do fundo. Esta taxa varia segundo o fundo e o tipo de gestão realizada. Ela pode vir de uma só vez, abrangendo todos os custos dos fiis ou dividida  em outras taxas como a de gestão, consultoria e custos de escrituração. Geralmente a taxa de administração varia de 0,25% a 2% aa sobre o patrimonio liquido ou valor de mercado do fundo. Alem da taxa de administração os fundos podem ter tbem a taxa de performance que seria um pagamento extra caso o fundo atinja alguma meta. Geralmente é de 20% do que exceder a meta estabelecida.

Estas taxas são descontadas dos rendimentos do fundo antes da distribuição, ou seja, o que vc recebe de dividendos ja é com o valor descontado.

A melhor forma de saber os valores dessas taxas são nos RIs dos fiis, e como elas podem variar de um fundo para outro servem de criterio de seleção entre os fiis que estão sendo avaliados para compor sua carteira.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Renata Romanelli Trondi disse:

Agradeço Adriano e entendo a sua explicação, mas minha dúvida é outra. Talvez eu não tenha conseguido explicar de forma clara, mas não tenho dúvida sobre o que é a taxa de administração, tenho dúvidas sobre as diferentes formas de cobrança desta taxa.

Vc tem como citar os fundos que apresentam os 3 tipos de taxa de administração que vc ficou em dúvida?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Renata Romanelli Trondi disse:

Agradeço Adriano e entendo a sua explicação, mas minha dúvida é outra. Talvez eu não tenha conseguido explicar de forma clara, mas não tenho dúvida sobre o que é a taxa de administração, tenho dúvidas sobre as diferentes formas de cobrança desta taxa.

O dividendo que você recebe todo mês já é liquido de tudo isso, não precisa se preocupar com isso.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Renata Romanelli Trondi disse:

Vários fundos possuem apenas uma taxa ou uma taxa sobre o patrimônio líquido, mas o fundo que citei sobre o IFIX é o GTWR11

Aonde vc viu essa informação? No RI do GTWR11 consta:

Taxa de Administração 0,25% a.a.

Taxa de Performance Não há

Taxa de Consultoria Imobiliária 0,25% a.a.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acho que entendi. Essa observação em "fazer parte do ifix" é somente um adendo caso o fundo perca relevancia

Artigo 10 – Pela prestação de serviços de gestão, administração, custódia, controladoria e escrituração ao Fundo, a Administradora receberá uma taxa de administração equivalente a 0,25% a.a. (vinte e cinco centésimos por cento ao ano), sobre (i) o valor de mercado do Fundo, calculado com base na média diária da cotação de fechamento das Cotas de emissão do Fundo no mês anterior ao do pagamento da remuneração, caso referidas Cotas tenham integrado ou passado a integrar, nesse período, índice de mercado, conforme definido na regulamentação aplicável aos fundos de investimento em índices de mercado, cuja metodologia preveja critérios de inclusão que considerem a liquidez das Cotas e critérios de ponderação que considerem o volume financeiro das Cotas emitidas pelo Fundo (“Índice”); ou (ii) caso as Cotas do Fundo deixem de integrar o Índice, sobre o Patrimônio Líquido do Fundo; em ambas as situações, a taxa de administração terá um mínimo mensal de R$ 62.500,00 (sessenta e dois mil e quinhentos reais) atualizado, anualmente, a contar do dia 31 de outubro de 2019, pela variação positiva do IPCA/IBGE (“Taxa de Administração”). Parágrafo Único – Pela prestação dos serviços de consultoria imobiliária ao Fundo, o Consultor Imobiliário fará jus ao recebimento de uma Taxa de Consultoria Imobiliária equivalente a 0,25% a.a. (vinte e cinco centésimos por cento ao ano), sobre (i) o valor de mercado do Fundo, calculado com base na média diária da cotação de fechamento das Cotas de emissão do Fundo no mês anterior ao do pagamento da remuneração, caso referidas Cotas tenham integrado ou passado a integrar, nesse período, o Índice; ou (ii) caso as Cotas do Fundo deixem de integrar o Índice, sobre o Patrimônio Líquido do Fundo; em ambas as situações, a Taxa de Consultoria Imobiliária terá um mínimo mensal de R$ 62.500,00 (sessenta e dois mil e quinhentos reais) atualizado, anualmente, a contar do dia 31 de outubro de 2019, pela variação positiva do IPCA/IBGE.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/06/2023 at 19:09, Renata Romanelli Trondi disse:

Não consegui entender a diferença entre as taxas cobradas no fundos imobiliários, por exemplo.
- alguns fundos cobram uma taxa fixa, por exemplo, 1% A.A. (será cobrado 1% sobre o valor investido?)
- outros fundos cobram uma taxa de 1% A.A. sobre o patrimônio líquido (não interessa o valor que investi, mas sim o valor do patrimônio do fundo?)
- outros cobram 1% A.A. sobre o patrimônio líquido ou valor de mercado do fundo se o fundo fizer parte do IFIX. Como assim "se" o fundo fizer parte do IFIX?

Outra dúvida é se no dividend yield apresentado nos sites as taxas já estão descontadas ou não?

Desde já agradeço

@Renata Romanelli Trondi não tenho o GTWR11 que você menciona, mas dei uma olhada nele. Ele cobra 0,25%aa de taxa de administração sobre o patrimônio líquido mais 0,25%aa de taxa de consultoria imobiliária sobre o patrimônio líquido. Não achei nada falando de uma taxa fixa de 1%aa.

De qualquer maneira, basicamente os FIIs cobram taxa de administração e/ou taxa de gestão e/ou taxa de performance. Normalmente as das primeiras sã cobradas sobre o patrimônio líquido ou sobre o valor de mercado, e alguns possuem uma meta de superar algum benchmark, por exemplo, se superar IPCA+6% eles ganham 20% do excedente ao IPCA+6%.

Todas as despesas são descontadas da receita do FII e portanto os dividendos distribuídos já são líquidos destas taxas.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...