Jump to content
  • 0

PCLD

Adriano Umemura

Pergunta

Boa tarde. Entendo como PCLD - Provisão para Credito de LIquidação Duvidosa, como um indicador contabil que informa o valor que uma empresa pode perder com cliente inadimplentes. Se tbem entendi corretamente, estas perdas podem ser deduzidas como despesas.

Se uma empresa do setor financeiro, teve uma queda no trimestre em relação ao lucro liquido e justifica como motivos:

(I) redução na linha de outras receitas operacionais (ORO),

(II) queda na despesa de PCLD ampliada e

(III) redução sazonal em margem financeira bruta e receitas de prestação de serviços.

Não entendi a justificativa II. Um queda na despesa de PCLD não levaria a um aumento do lucro liquido?

Ou entendi tudo errado? 😅

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 14/06/2023 at 16:19, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Entendo como PCLD - Provisão para Credito de LIquidação Duvidosa, como um indicador contabil que informa o valor que uma empresa pode perder com cliente inadimplentes. Se tbem entendi corretamente, estas perdas podem ser deduzidas como despesas.

Se uma empresa do setor financeiro, teve uma queda no trimestre em relação ao lucro liquido e justifica como motivos:

(III) redução sazonal em margem financeira bruta e receitas de prestação de serviços.

Não entendi a justificativa II. Um queda na despesa de PCLD não levaria a um aumento do lucro liquido?

Estamos falando de PCLD do setor financeiro, com suas particularidades.

O registro da PCLD é obrigatório para as instituições financeiras, conforme Resolução do Conselho Monetário Nacional. Consequentemente, trata-se de despesa essencial e que se enquadra no conceito de insumo passível de dedução da base de cálculo das contribuições, como reconhecido recentemente pelo Conselho Administrativo de Recvrsos Fiscais.

Os estudos sobre gerenciamento de resultados com foco na indústria bancária têm se
concentrado especialmente na análise do processo de constituição das provisões para créditos
de liquidação duvidosa (PCLD), desempenhando papel fundamental nas decisões dos gestores sobre eventuais manipulações contábeis. Uma razão para essa concentração é a crença generalizada no mercado de que os administradores dos bancos usam extensivamente a PCLD para manipular os resultados divulgados, o que tem sido foco de preocupação dos reguladores.

Você colocou o PCLD como um indicador, mas ele também é dinheiro, vamos tentar com um exemplo:

• O Banco Odahara emprestou 100.000 reais a receber em junho
  • Ele sabe que 10% dos devedores tem alta chance de nao pagar, PCLD, ou seja separou 10.000 reais como PCLD (pagou, por isso é uma despesa, "saiu" do caixa)
  • Se os caras pagarem a divida esse dinheiro deve retornar

Agora, se eu tenho meu PCLD alto, meu lucro diminui, com isso pago menos impostos

Se meu PCLD diminui (o risco de calote diminuiu ou alguns pagaram as contas) meu lucro bruto aumenta, mas meu imposto aumenta também, como o dinheiro que "recebi" do PCLD não é um dinheiro novo, não vendi mais, apenas estou pagando mais impostos, com isso o lucro liquido que diminui

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Tive que estudar um tanto para poder te responder. Gente inteligente da trabalho 🤣

• São provisões para cobrir possíveis inadimplências (imagino que tipo o Bradesco fez com Americanas).
  • Quando a despesa de PCLD cai, é considerado lucro líquido, já que a empresa não estava contando com isso.

Quanto as suas perguntas...

Uma possibilidade é que a empresa esteja recuperando menos do que o esperado em termos de créditos que foram provisionados como duvidosos no passado (isto é, os créditos inadimplentes que foram registrados como perda na PCLD e agora estão sendo recuperados em menor medida do que o esperado). Essa recuperação de crédito seria registrada como receita, então, se a recuperação é menor do que o esperado, isso pode levar a uma redução nas receitas e, portanto, no lucro líquido.

Ou, a empresa pode estar se referindo a um ajuste em sua provisão de PCLD, o que também poderia impactar suas receitas.

Mas confesso que não entendi o que quis dizer exatamente a empresa dizendo isso. Talvez seja o caso de mandar um questionamento no IR.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Obrigado pelas considerações @Rai Nunes
Então.. mas olha no DRE. O PCLD é abatido da margem financeira bruta para dar o valor da margem financeira líquida. Então, no meu entendimento, qto menor o PCLD maior a margem líquida.

Vamos ver se o @Matheus Malheiros Pinto não dá uma ajuda 😅

Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Se meu PCLD diminui (o risco de calote diminuiu ou alguns pagaram as contas) meu lucro bruto aumenta, mas meu imposto aumenta também, como o dinheiro que "recebi" do PCLD não é um dinheiro novo, não vendi mais, apenas estou pagando mais impostos, com isso o lucro liquido que diminui

Muito bom 👍👍👍👍

obrigado @Ricardo Ochoa

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

PDD, PCLD ou PECLD

Só para complementar:

Profissionais da área contábil e órgãos reguladores demonstram atenção quanto ao estabelecimento de procedimentos que visem atingir o maior grau de objetividade na apuração dos resultados das empresas. Nesta linha de pensamento, identifica-se as provisões, como “uma estimativa de uma provável despesa ou perda” explica ainda que a característica básica das provisões é se pautar em fatos já incorridos, possuindo valores estimados e correspondendo a prováveis perdas de valor quando redutoras do ativo.

Dentro deste contexto, identifica-se as Provisões para Devedores Duvidosos (PDD) ou Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD), sendo que, mais recentemente tal conceito adotou nova nomenclatura: Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD). Tais perdas são regulamentadas através da resolução nº 2.682 de 1999 do Banco Central do Brasil, e, ainda definidas como uma ferramenta de gerenciamento de resultados visando a apuração mais fidedigna possível daquilo que está previsto para concretização na empresa frente ao recebimento de suas vendas a prazo.

Como dito anteriormente, mais do que apenas um indicador contabil, é uma ferramenta usada para gerenciar resultados, ou como os reguladores dizem, manipular os relatórios. E achei em alguns textos com o nome de PECLD, e PDD.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...