Jump to content

Módulo 4 - Renda variável


Recommended Posts

35 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Esse módulo 4 é bastante denso viu?? estou indo com bem calma pq é tudo muito novo pra mim e eu estou disposto a aprender essa zorra. Muita informação e o miserável do @Raul Sena fala rápido demais, já tentei até mudar a velocidade de reprodução para 0,75x, mas não adianta, o pensamento continua acelerado, o jeito é pausar, voltar, já assisti aula duas vezes, mas vai dar certo.

Acelerado? Eu aumento pelo menos 30% senão passo nervoso kkkk

Mas confesso que deixei na velocidade normal em algumas partes desse módulo.

Vai tranquilo que ele é mais fácil do que parece, porém é um módulo que vc deve assistir várias vezes, principalmente durante a análise das primeiras empresas que escolher.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Esse módulo 4 é bastante denso viu?? estou indo com bem calma pq é tudo muito novo pra mim e eu estou disposto a aprender essa zorra. Muita informação e o miserável do @Raul Sena fala rápido demais, já tentei até mudar a velocidade de reprodução para 0,75x, mas não adianta, o pensamento continua acelerado, o jeito é pausar, voltar, já assisti aula duas vezes, mas vai dar certo.

Realmente é muita informação, ainda mais para quem não tem muita familiaridade. 

Eu paro o vídeo, anoto, volto, vejo de novo. Acho que vou terminar todo o curso com uma resma de chamex escrita. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Verdade @Rai Nunes, o de IPO eu assisti de novo, pq é um conceito totalmente diferente do que eu imaginava. inclusive tenho uma dúvida se o dinheiro que chega pra a empresa é "apenas" o da captação e dos Follow on, que pelo que entendi tem limites, o que a empresa ganha (fora isso tudo que citei) em continuar na bolsa muitos anos?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Verdade @Rai Nunes, o de IPO eu assisti de novo, pq é um conceito totalmente diferente do que eu imaginava. inclusive tenho uma dúvida se o dinheiro que chega pra a empresa é "apenas" o da captação e dos Follow on, que pelo que entendi tem limites, o que a empresa ganha (fora isso tudo que citei) em continuar na bolsa muitos anos?

Tanto IPO quanto follow on são captações, o dinheiro vai pra empresa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, Carlos Bastos disse:

o que a empresa ganha (fora isso tudo que citei) em continuar na bolsa muitos anos

A vantagem é que tecnicamente ela não precisa recomprar a parte da sociedade que ela vendeu.

Eu vejo que é como se ela tivesse uma dívida que ela paga conforme a estratégia dela. Se for pra investir, ela só investe. Se for pra dar lucro, aí ela "paga os juros da dívida" (dividendos).

Mas no fundo vc é um sócio (que não produz, mas pois dinheiro). Pra vc deixar de ser sócio, tem que vender pra outra pessoa que queira ou a empresa tem que recomprar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sei, entendi isso, mas e depois? teve uma aula ou video que vi que ele falou sobre uma empresa com mais de cem anos na bolsa. 100 anos é muito tempo, quantos follow on essa empresa deve ter feito? 

Pode fazer quantos follow on ela quiser? deve ter um critério não é? deve ter que aumentar o tamanho da empresa, pq se não venderia toda a empresa.

Eu confesso que ainda tô bem confuso

Editado por Carlos Bastos
palavra repetida
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Eu sei, entendi isso, mas e depois? teve uma aula ou video que vi que ele falou sobre uma empresa com mais de cem anos na bolsa. 100 anos é muito tempo, quantos follow on essa empresa deve ter feito? 

Pode fazer quantos follow on ela quiser? deve ter um critério não é? deve ter que aumentar o tamanho da empresa, pq se não venderia toda a empresa.

Eu confesso que ainda tô bem confuso

Acho que não é 100 anos de bolsa e sim 100 anos de empresa.

A empresa pode fazer um IPO e nunca fazer follow on. Followon tem que ser bem justificado e dar resultado, ou as pessoas perdem confiança na empresa.

Vou te dar um exemplo... Supondo que uma empresa quer fazer follow-on para montar uma nova fábrica, onde esse dinheiro vai ser aplicado e acredita que em 10 anos isso vai dar um lucro que fará compensar ter feito isso. Se a empresa não der um retorno plausível com o investimento do follow-on, as pessoas deixam de acreditar. Ela se desvaloriza e provavelmente em futuros follow-ons ela não terá tanta força, se é que vai conseguir fazer.

Fazer mutios follow-ons também faz com que as pessoas se frustrem com a empresa por se sentirem perdendo posição.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também estou preso no meio do módulo 4, são muitos vídeos e o assunto é bem complexo.

 

A vantagem da empresa ficar aberta em bolsa, se não me engano, envolve os custos para captar dinheiro via capital próprio ou de terceiros.

Acho que existem momentos na vida de uma empresa em que é muito mais fácil você pegar o dinheiro de instituições financeiras com juros e tem momentos em que fica mais barato ou que faz mais sentido você fazer isso trazendo novos sócios.

Exemplo:

Se você precisa de dinheiro para capital de giro, normalmente, vai ser um valor pontual e que é mais barato você pegar um empréstimo do banco com a certeza que vai pagar daqui a 30 dias.

Porém, tem vezes que você precisa de dinheiro para investir em novas tecnologias que podem ou não darem certo. Como nesse caso o risco e o montante são muito maiores você pode preferir chamar alguém para compartilhar desse risco ao invés de se amarrar com um banco.

Depois do IPO o custo para você fazer um follow on deve ser menor por não precisar de um prospecto tão complexo quanto na primeira oferta de ações. Afinal, agora você vai estar vendendo um projeto de melhoria e continuidade para uma empresa já conhecida, ao invés de vender algo totalmente novo para o mercado.

Follow on, acho que você pode fazer quantos quiser, mas ao fazer isso você acaba pulverizando muito o peso da ação e isso pode não ser tão bem visto pelos sócios.

Exemplo:

Se você faz o IPO vendendo 100 ações, cada ação tem muito poder para decidir alguma coisa, se depois de alguns follow ons a empresa tiver 1.000.000 de ações você precisaria adquirir muito mais para ter o mesmo poder acionário.

Acho que no final das contas tudo vai depender do pra que a empresa está precisando de dinheiro e qual o custo dela para conseguir esse dinheiro que vai justificar ou não a abertura de capital.



 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

40 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Verdade @Rai Nunes, o de IPO eu assisti de novo, pq é um conceito totalmente diferente do que eu imaginava. inclusive tenho uma dúvida se o dinheiro que chega pra a empresa é "apenas" o da captação e dos Follow on, que pelo que entendi tem limites, o que a empresa ganha (fora isso tudo que citei) em continuar na bolsa muitos anos?

@Carlos Bastos a empresa ganha acionistas quando faz o IPO e abre capital em bolsa. Junto com os acionistas está a captação com a venda das ações que disponibiliza na abertura de capital. Em contrapartida para que ela tenha essa captação para investimento/crescimento ela se vende em parte (ações). No final ela ganha, "em tese" com seu crescimento, aumentando "em tese", seu lucro operacional, ROE e etc.

Abraço!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Carlos Bastos não sei se notou mas sempre na aula 1 do módulo tem uma apostila do módulo, que pode te ajudar conforme avança nos temas e pode usar para revisar , frisar o conhecimento … este módulo 4 realmente é o puro suco do prazer , e o Raul fala de empresas de uma forma que da vontade de sair tacando dinheiro em ações antes de terminar o módulo !

acho q foi o módulo que mais assisti (ao menos 4x ) e sempre que consigo revisito alguma aula … tem os bônus com ele falando os fundamentos que também é um ótimo material complementar para os estudos !

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Carlos Bastos não sei se notou mas sempre na aula 1 do módulo tem uma apostila do módulo, que pode te ajudar conforme avança nos temas e pode usar para revisar , frisar o conhecimento … este módulo 4 realmente é o puro suco do prazer , e o Raul fala de empresas de uma forma que da vontade de sair tacando dinheiro em ações antes de terminar o módulo !

acho q foi o módulo que mais assisti (ao menos 4x ) e sempre que consigo revisito alguma aula … tem os bônus com ele falando os fundamentos que também é um ótimo material complementar para os estudos !

Gostei do: "puro suco do prazer"... rsrsrs Mas é bem isso mesmo!

 

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Carlos Bastos não sei se notou mas sempre na aula 1 do módulo tem uma apostila do módulo, que pode te ajudar conforme avança nos temas e pode usar para revisar , frisar o conhecimento … este módulo 4 realmente é o puro suco do prazer , e o Raul fala de empresas de uma forma que da vontade de sair tacando dinheiro em ações antes de terminar o módulo !

acho q foi o módulo que mais assisti (ao menos 4x ) e sempre que consigo revisito alguma aula … tem os bônus com ele falando os fundamentos que também é um ótimo material complementar para os estudos !

Oi sim, tô ligado no ebook, sempre acompanho por ele.

Link para compartilhar
Share on other sites

Tem um vídeo do Bruno Perrine que ele fala de IPO e OPA, opa é oferta pública de aquisição, movimento contrário do IPO, um fechamento do capital. Aí reviveu minha dúvida de nestante, se é indiferente pra a empresa o momento pós IPO (a não ser follow on's) qual seria a necessidade de reverter o processo?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Bastos disse:

Tem um vídeo do Bruno Perrine que ele fala de IPO e OPA, opa é oferta pública de aquisição, movimento contrário do IPO, um fechamento do capital. Aí reviveu minha dúvida de nestante, se é indiferente pra a empresa o momento pós IPO (a não ser follow on's) qual seria a necessidade de reverter o processo?

Apos o IPO o motivo que a empresa continua na bolsa é pq ela passa a ter inumeros socios e caso ela tenha que sair teria que devolver o dinheiro captado para todos eles 😅

Como a decisão de abrir o capital parte da premissa que o dinheiro captado aumentaria o crescimento e consequentemente os lucros da empresa, permanecer com o capital aberto seria o fluxo natural do processo.

Então quando uma empresa decide fechar o capital? Existem alguns motivos "obrigatorios" :

- quando a empresa por algum motivo tem o cancelamento do registro de companhia aberta
- quando os ativos perdem a liquidez devido ao aumento de participação do controlador
- quando ha alienação do controle acionario no caso de um novo controlador

E existem os motivos voluntarios que basicamente refletem uma estrategia da empresa. Neste caso a OPA pode ser parcial (visando por exemplo dar maior controle aos socios majoritarios como aconteceu com a Alpargatas recentemente) ou total como no caso do Inter que passou a ser negociada na Nasdaq. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Apos o IPO o motivo que a empresa continua na bolsa é pq ela passa a ter inumeros socios e caso ela tenha que sair teria que devolver o dinheiro captado para todos eles

Na verdade ela teria que ofertar um valor para sair né... Não seria bem devolver o dinheiro captado, porque se o IPO foi de R$ 10 e a ação valorizar para R$ 20, ela teria que oferecer pelo menos R$ 20.

Normalmente a empresa desce após o IPO, então não sei se nesse caso tem alguma regra pra empresa não entrar, captar, e sair devolvendo menos rs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...