Daniel Souza Bezerra Postado 19 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 (edited) Fala aí, comunidade! Atualmente, tenho aproximadamente 650k num PGBL composto por um fundo multimercado em regime de tributação regressivo, no qual aporto 1.8k/mês e a empresa coloca mais 100% do que eu aporto, limitado a 10% do meu salário. Ou seja, o aporte total mensal é de 3.6k. BRADESCO MULTI V40/15 (CNPJ 005.091.407/0001-95) Rentabilidade: 12M: 14% 24M: 7,98% 36M: 23,62% Vale a pena resgatar estes 650k para aplicar de outra forma? Obrigado! Editado 19 de Junho de 2023 por Daniel Bezerra 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 19 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 15 minutes ago, Daniel Bezerra disse: Fala aí, comunidade! Atualmente, tenho aproximadamente 650k num PGBL composto por um fundo multimercado em regime de tributação regressivo, no qual aporto 1.8k/mês e a empresa coloca 100% d que eu aporto, limitado a 10% do meu salário. Ou seja, o aporte total mensal é de 3.6k. BRADESCO MULTI V40/15 (CNPJ 005.091.407/0001-95) Rentabilidade: 12M: 14% 24M: 7,98% 36M: 23,62% Vale a pena resgatar estes 650k para aplicar de outra forma? Obrigado! Bom dia, Daniel! Se a empresa dobra o seu aporte faz bastante sentido continuar investindo, ainda mais no PGBL que pode abater até 12% da sua renda tributável no cálculo de IR. Se vale a pena sacar depende muito da alíquota que você vai pagar, principalmente pois no PGBL o IR é cobrado sobre o valor total do resgate. Mas de qualquer forma, acredito que faz bastante sentido pedir uma portabilidade de fundo - seu atual perde para o CDI constantemente desde 2004. Uma boa alternativa é procurar um FIRF que investe majoritariamente em Títulos Públicos Federais, possuem taxas menores e pelo menos vão acompanhar o CDI com menos risco. E pode ficar tranquilo em relação ao IR, não é cobrado na portabilidade de fundo. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Souza Bezerra Postado 19 de Junho de 2023 Author Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 (edited) Sim, caso opte por não resgatar, certamente vou portar para um outro fundo que tenha um rendimento melhor. A alíquota média para resgatar é 17%. Fiz algumas conta usando a calculadora de juros compostos, mas não consegui chegar a uma conclusão que me convença da resposta que eu "quero ter", que é resgatar mesmo e aplicar em algo com uma rentabilidade melhor! rsrs Editado 19 de Junho de 2023 por Daniel Bezerra Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 19 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 1 hour ago, Daniel Bezerra disse: Sim, caso opte por não resgatar, certamente vou portar para um outro fundo que tenha um rendimento melhor. A alíquota média para resgatar é 17%. Fiz algumas conta usando a calculadora de juros compostos, mas não consegui chegar a uma conclusão que me convença da resposta que eu desejaria, que é resgatar mesmo e aplicar em algo com uma rentabilidade melhor! rsrs A sua vantagem esta no aporte da empresa, mesmo o fundo não sendo muito bom, seu aporte esta rendendo mais de 100%, acima de qualquer índice que você possa usar como referencia para sus aportes. por exemplo, para simplificar, você aporta 1000 reais na Selic você teria 1130 reais depois de um ano numa carteira muito boa de 20% ao ano, teria 1200 depois de um ano. numa piramide no começo, pagando 60% a ano, teria 1600 depois de um ano na sua previdência, com rendimento ruim (50% CDI (6% ao ano)) você teria R$ 2120 apos um ano. se o dinheiro estivesse na poupança na pior época (2% ao ano) voce teria R$ 2040 apos um ano. Essas são simulações extremas, para saber seu rendimento exato teria que avaliar quando entrou para saber em que parte do gráfico do @Matheus Malheiros Pinto iniciou ou pegar os relatórios do fundo. Conclusão, resgatar para investir, não vai te dar mais retorno., o aporte da empresa é "o maior rendimento" Qual seria a sua previsão de aposentar, faltam quantos anos? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Souza Bezerra Postado 19 de Junho de 2023 Author Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 Entendo, obrigado. Tenho este PGBL há 16 anos e pretendo me aposentar daqui há uns 10-15 anos (estou com 47 de idade). O ponto chave é que, considerando os juros compostos, qto maior o aporte inicial, melhor o resutlado no longo prazo. Fico com a impressão de que o complemento de 100% feito pela empresa acaba sendo não tão relevante assim. Vou fazer mais contas aqui pra ver se surge algum insight. Obrigado! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adriano Umemura Postado 19 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 1 minute ago, Daniel Bezerra disse: Entendo, obrigado. Tenho este PGBL há 16 anos e pretendo me aposentar daqui há uns 10-15 anos (estou com 47 de idade). O ponto chave é que, considerando os juros compostos, qto maior o aporte inicial, melhor o resutlado no longo prazo. Fico com a impressão de que o complemento de 100% feito pela empresa acaba sendo não tão relevante assim. Vou fazer mais contas aqui pra ver se surge algum insight. Obrigado! O complemento da empresa seria o mais relevante. Pq se a empresa contribui com a contraparte do aporte seria como se vc estivesse recebendo 100% de rentabilidade no aporte do mes 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 19 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 2 horas atrás, Daniel Bezerra disse: Entendo, obrigado. Tenho este PGBL há 16 anos e pretendo me aposentar daqui há uns 10-15 anos (estou com 47 de idade). O ponto chave é que, considerando os juros compostos, qto maior o aporte inicial, melhor o resutlado no longo prazo. Fico com a impressão de que o complemento de 100% feito pela empresa acaba sendo não tão relevante assim. Vou fazer mais contas aqui pra ver se surge algum insight. Obrigado! É exatamente o que os colegas falaram, se sua empresa dobra o seu aporte não faz sentido deixar de investir. O melhor a se fazer é manter o PGBL abatendo até 12% da sua renda tributável e solicitar portabilidade para um fundo melhor. 1 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 19 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 19 de Junho de 2023 10 horas atrás, Daniel Bezerra disse: Fala aí, comunidade! Atualmente, tenho aproximadamente 650k num PGBL composto por um fundo multimercado em regime de tributação regressivo, no qual aporto 1.8k/mês e a empresa coloca mais 100% do que eu aporto, limitado a 10% do meu salário. Ou seja, o aporte total mensal é de 3.6k. BRADESCO MULTI V40/15 (CNPJ 005.091.407/0001-95) Rentabilidade: 12M: 14% 24M: 7,98% 36M: 23,62% Vale a pena resgatar estes 650k para aplicar de outra forma? Obrigado! Como disseram os colegas acima, a empresa está te dando de cara 100% de rentabilidade no seu aporte e isso faz com que ela valha a pena. Eu ficaria sim com ela mas sem deixar de aportar por fora também. Além disso, dentre todas as previdências que colocam aqui, essa está com uma rentabilidade "boa". O que precisa ver é se existe alguma forma da sua empresa reaver o valor que ela aportou pra vc. Eu acredito que não, mas vi uma pessoa aqui na comunidade dizendo que a empresa ameaçava a fazer isso. Infelizmente a pessoa não respondeu mais e eu não achei nada que pudesse dizer que isso é legalmente possível. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Souza Bezerra Postado 20 de Junho de 2023 Author Compartilhar Postado 20 de Junho de 2023 (edited) Eu tenho "direito" ao valor total aportado pela empresa qdo passados mais de 10 anos, que é o caso. Resumindo, vale a pena deixar o que tenho lá, fazer a portabilidade e continuar aportando no PGBL. Fora isso, vou buscando outras opções de investimento em paralelo. Obrigado! Editado 20 de Junho de 2023 por Daniel Bezerra 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts