Jump to content

Motivos para vender uma Ação ❗


Recommended Posts

Bom dia!

Eu sigo muito o que o Adriano reforçou acima: fico baseado nos fundamentos que poderão fazer eu vender uma empresa mas claro, seguindo um processo como citado.

Lembrando que mesmo assim ainda existe a possibilidade de manter a empresa lá no limbo e ir fazendo a manutenção da carteira.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Fábio Franco Vaz disse:

Bom dia senhores imagino que a maioria não concorda em vender uma ação pois a nossa filosofia nos investimentos é comprar e esperar ,mais na opinião de vcs qual e a hora de vender

Descobrir que uma ação da sua carteira tem zero de tag along é um motivo válido.  Troca ela para a ON que costuma ter no mínimo 80% de tag along.  Eu fiz isso ontem, troquei UNIP6 e USIM5 (eu já tinha antes de fazer AUVP) por UNIP3 e USIM3, respectivamente, mantendo a mesma quantidade grana em cada uma.  Realizei um prejuizo fiscal e mantive a minha posição no ativo, ganhando mais segurança.  Foi uma venda - SIM e NÃO ao mesmo tempo, apenas uma troca de posição dentro do mesmo ativo.

Teve ainda um ativo que eu tinha, a FESA4 que não tem opção de comprar a ON pois a liquidez é baixíssima, então troquei por outra empresa do mesmo ramo.

Acho que foi um motivo válido!

Outro motivo que considero válido é quando a empresa perde os fundamentos, como bem comentou o @Adriano Luiz Odahara Umemura.  O Raul acha que nunca se deve vender e acho que concordaria 100% com ele se eu tivesse um patrimônio enorme em ações, onde a posição de um ativo que passa a ficar de castigo, sem aportes, vai reduzindo a sua relevância na carteira ao longo do tempo, mas para uma sardinha miuda, como eu, não dá para fazer isso em 100% dos casos.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito haver sim condições para que se venda uma ação:
- quando a empresa apresenta algum caso de corrupção (obvio que após a compra da ação);
- quando a empresa faz alguma cagada colossal (tipo Vale ou Braskem);
- ou quando a empresa resolve fechar capital (como é o caso da EDP [se os diretores não me querem como sócios, eu não quero eles como sócios]).

Acredito serem estas as condições para a venda de uma empresa.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Fábio Franco Vaz disse:

Bom dia senhores imagino que a maioria não concorda em vender uma ação pois a nossa filosofia nos investimentos é comprar e esperar ,mais na opinião de vcs qual e a hora de vender

Olá, tudo bem?

Motivos para vender uma ação na minha opinião:

1) comprou antes de estudar, são ações ruins e tá com a carteira toda bagunçada (teoria da janela quebrada). Vende aos poucos ou coloca em outra corretora pra não contaminar seus pensamentos na "vida nova" após os estudos. O que os olhos não veem coração não sente.

2) a empresa era boas mas perdeu os fundamentos, vc colocou em quarentena e está sem aportar nela a 1 ano (são 4 RI sem fundamentos). Vende aos poucos ou deixa na quarentena por tempo indeterminado.

3) sua situação de vida mudou, você realmente se aposentou e quer viver de renda e a empresa não é do tipo com bons Yields, vende aos poucos e vai transformando a carteira em previdenciária.

4) sua situação de vida mudou, você está fudido a bastante tempo, já usou sua reserva de emergência toda, baixou o padrão ao mínimo possível e mesmo assim tá desempregado e fazendo bicos e as contas não fecham, vende pq precisa (pior cenário de todos, vc estará sujeito ao mercado da pior forma possível e com o emocional abalado).

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Raul Sena disse:

A pergunta é: Por que comprar?

Depois que comprou, aí é ficar caçando problema.

Porque até o fato novo (escândalo de corrupção ou cagada colossal) elas eram empresas que você poderia pensar em colocar na carteira. 
Só imaginar que pode sair alguma coisa sobre Klabin ou outra empresa. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...