Jump to content

Pergunta

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
  On 30/06/2023 at 08:41, Marlon De Sena disse:

Bom dia Sardinhas.

Compartilho abaixo minha análise da Unifique, uma empresa com IPO recente (jul 2021) porém em um setor interessante que podemos considerar essencial que é o de internet fibra ótica, que tem potencial de ser uma boa pagadora de dividendos no futuro.

A FIQE3 é uma small-cap jovem porém com números bastante interessantes.

É uma empresa fundada em 1997 em Timbó SC, naquela época atuando ainda com internet discada.

A melhor operadora de banda larga fixa do sul do Brasil segundo a pesquisa de satisfação e qualidade percebida da ANATEL de 2022.

Em 2021 venceram um leilão do 5G então vão entrar na parte de telefonia móvel também.

1.Qualidade do Serviço e atendimento

Já fui cliente Unifique enquanto morava no Brasil, o serviço é muito bom e o atendimento do suporte também. Acho importante analisar essa parte da qualidade pois esse setor de internet é de qualidade horrível no Brasil em muitas regiões, e é o que faz as pessoas cancelarem seus planos. Acredito que por ser uma empresa mais jóvem também sua infra é mais atualizada e nova pois se expandiu para outras cidades recentemente.

2.Comparativo com as concorrentes

Na região onde atua a principal concorrente é a Vivo. Não sei se é viavel comparar os indicadores entre elas pois a Unifique não tem telefonia móvel, deem suas opiniões. Fazendo o comparativo direto os indicadores da Unifique se mostram bastante interessantes pra uma small-cap. Com a margem líquida e ROE superior, P/L menor, P/VP ainda interessante e indicadores de dívida negativos.

3.Nota no Diagrama

No diagrama do serrado, considerei as perguntas abaixo e suas respectivas respostas, ficaria com peso coerente ao risco de uma empresa recente. (considerei tempo de mercado Não devido ao IPO recente e também se expandiu para outras cidades recentemente porém ela foi fundada em 1997).

Deem suas opiniões e digam se deixei de notar algo. Entendo que como é um IPO recente a "Noiva" ainda está bem ajeitada 😆

image.png.da7fac9654449c9c7ff6e40f1586be83.png

image.png.10a5ffa3fae4f53d9861ace83ed75e44.png

Relatório 1T23 fb3c8b83-9a29-1e34-5782-7f32ad5b4842 (mziq.com)

image.png.3bed8bf4311a501bcf7ace7c6b80f02e.png

image.png.aa2ff6fc7c02dd124ca9ff8e3abf9c60.png

image.png

Expand  

Bom dia!

Muito bacana sua análise e obrigado por compartilhar ela conosco!

Realmente ela possui alguns números interessantes principalmente em comparação com outras empresas do setor.

O que me deixa receoso é o fato de ser muito nova no mercado. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
  On 30/06/2023 at 10:37, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia!

Muito bacana sua análise e obrigado por compartilhar ela conosco!

Realmente ela possui alguns números interessantes principalmente em comparação com outras empresas do setor.

O que me deixa receoso é o fato de ser muito nova no mercado. 

Expand  

ah isso sim, o tempo de mercado é um fator de altissimo risco. Com essa nota ela fica 1.09% da minha carteira. Ela é a unica com IPO recente que considerei estudar por conhecer os serviços deles.

• Brabo 2
  • 0
Postado
  On 30/06/2023 at 10:57, Marlon De Sena disse:

ah isso sim, o tempo de mercado é um fator de altissimo risco. Com essa nota ela fica 1.09% da minha carteira. Ela é a unica com IPO recente que considerei estudar por conhecer os serviços deles.

Expand  

Pode-se considerar a dose de pimenta na carteira, um pouco de risco.

Mas legal!

Já tem outras ações do mesmo setor na carteira? Ou apenas essa?

• Brabo 2
  • 0
Postado
  On 30/06/2023 at 11:15, Ricardo Ochoa disse:

Boa análise,.mas.como disse em outro tópico, está mais para um exercício acadêmico, pois por ter menos de 10 anos é altíssimo risco.

E como o @Edison Luis Paulini. já aprendeu, seria a pimentinha da carteira, caso você teime em aportar nela.

Expand  

Voces consideram nesses 10 anos o IPO ou a fundação da empresa?

• Brabo 1
  • 0
Postado
  On 30/06/2023 at 11:19, Marlon De Sena disse:

Voces consideram nesses 10 anos o IPO ou a fundação da empresa?

Expand  

IPO, que é quando podemos ter as informações da empresa, antes disso a contabilidade,.números e estatísticas são fechadas, não auditadas, não comprovadas, até poderia ser verdade mas não tem como ter certeza, virar sócio seria um altíssimo risco.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Como disse o Ricardo, é o tempo em que temos dados concretos e abertos.

Tem uma fala do Barsi que gosto bastante que ele comenta que sempre enfeitam a noiva para o IPO.

Quando a empresa entra na bolsa, as propostas, os números, os gráficos são todos lindos para atrair os investidores. Mas só o tempo vai testar esses números de fato.

Por isso o tempo de uns bons anos trazem mais segurança pois é um espaço maior para vermos como a empresa se comportou: entregou projetos? Cumpriu promessas? Teve lucros? Bons números? Investimentos? Sem necessidade de follow on excessivo? Gestão foi competente?

Vários pontos que só o tempo vai trazer!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
  On 30/06/2023 at 14:16, Edison Luis Paulini disse:

Como disse o Ricardo, é o tempo em que temos dados concretos e abertos.

Tem uma fala do Barsi que gosto bastante que ele comenta que sempre enfeitam a noiva para o IPO.

Quando a empresa entra na bolsa, as propostas, os números, os gráficos são todos lindos para atrair os investidores. Mas só o tempo vai testar esses números de fato.

Por isso o tempo de uns bons anos trazem mais segurança pois é um espaço maior para vermos como a empresa se comportou: entregou projetos? Cumpriu promessas? Teve lucros? Bons números? Investimentos? Sem necessidade de follow on excessivo? Gestão foi competente?

Vários pontos que só o tempo vai trazer!

Expand  

image.jpeg.279721bb758b15cb7933c4591e51ca0d.jpeg

• HAHAHAHA 2
  • 0
Postado
  On 30/06/2023 at 13:00, Márcio Von Hoonholtz Pinto disse:

Bom dia! Eu também estou estudando a possibilidade de investir nesta empresa, mas ainda tenho muitas dúvidas se o setor de telecomunicações seria realmente positivo na minha carteira. Eu observei outras empresas do setor e ainda não me sinto seguro. Vou seguir estudando mais sobre isso.

Expand  

se a empresa tem menos de 10 anos na bolsa (de IPO) é altíssimo risco, não deve ser considerada para compor a sua carteira, por melhores que sejam os numero dela.

• Brabo 3
  • Criar novo...