Jump to content
  • 0

Análise FIQE3 - Unifique


Marlon De Sena

Pergunta

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Marlon De Sena disse:

Bom dia Sardinhas.

Compartilho abaixo minha análise da Unifique, uma empresa com IPO recente (jul 2021) porém em um setor interessante que podemos considerar essencial que é o de internet fibra ótica, que tem potencial de ser uma boa pagadora de dividendos no futuro.

A FIQE3 é uma small-cap jovem porém com números bastante interessantes.

É uma empresa fundada em 1997 em Timbó SC, naquela época atuando ainda com internet discada.

A melhor operadora de banda larga fixa do sul do Brasil segundo a pesquisa de satisfação e qualidade percebida da ANATEL de 2022.

Em 2021 venceram um leilão do 5G então vão entrar na parte de telefonia móvel também.

 

1.Qualidade do Serviço e atendimento

Já fui cliente Unifique enquanto morava no Brasil, o serviço é muito bom e o atendimento do suporte também. Acho importante analisar essa parte da qualidade pois esse setor de internet é de qualidade horrível no Brasil em muitas regiões, e é o que faz as pessoas cancelarem seus planos. Acredito que por ser uma empresa mais jóvem também sua infra é mais atualizada e nova pois se expandiu para outras cidades recentemente.

 

2.Comparativo com as concorrentes

Na região onde atua a principal concorrente é a Vivo. Não sei se é viavel comparar os indicadores entre elas pois a Unifique não tem telefonia móvel, deem suas opiniões. Fazendo o comparativo direto os indicadores da Unifique se mostram bastante interessantes pra uma small-cap. Com a margem líquida e ROE superior, P/L menor, P/VP ainda interessante e indicadores de dívida negativos.

3.Nota no Diagrama

No diagrama do serrado, considerei as perguntas abaixo e suas respectivas respostas, ficaria com peso coerente ao risco de uma empresa recente. (considerei tempo de mercado Não devido ao IPO recente e também se expandiu para outras cidades recentemente porém ela foi fundada em 1997).

Deem suas opiniões e digam se deixei de notar algo. Entendo que como é um IPO recente a "Noiva" ainda está bem ajeitada 😆

image.png.da7fac9654449c9c7ff6e40f1586be83.png

image.png.10a5ffa3fae4f53d9861ace83ed75e44.png

Relatório 1T23 fb3c8b83-9a29-1e34-5782-7f32ad5b4842 (mziq.com)

image.png.3bed8bf4311a501bcf7ace7c6b80f02e.png

image.png.aa2ff6fc7c02dd124ca9ff8e3abf9c60.png

image.png

Bom dia!

Muito bacana sua análise e obrigado por compartilhar ela conosco!

 

Realmente ela possui alguns números interessantes principalmente em comparação com outras empresas do setor.

O que me deixa receoso é o fato de ser muito nova no mercado. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia!

Muito bacana sua análise e obrigado por compartilhar ela conosco!

 

Realmente ela possui alguns números interessantes principalmente em comparação com outras empresas do setor.

O que me deixa receoso é o fato de ser muito nova no mercado. 

ah isso sim, o tempo de mercado é um fator de altissimo risco. Com essa nota ela fica 1.09% da minha carteira. Ela é a unica com IPO recente que considerei estudar por conhecer os serviços deles.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Marlon De Sena disse:

ah isso sim, o tempo de mercado é um fator de altissimo risco. Com essa nota ela fica 1.09% da minha carteira. Ela é a unica com IPO recente que considerei estudar por conhecer os serviços deles.

Pode-se considerar a dose de pimenta na carteira, um pouco de risco.

Mas legal!

Já tem outras ações do mesmo setor na carteira? Ou apenas essa?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Pode-se considerar a dose de pimenta na carteira, um pouco de risco.

Mas legal!

Já tem outras ações do mesmo setor na carteira? Ou apenas essa?

apenas essa. Evito investir em empresas que tive experiencia muito ruim com os serviços hahaha (Vivo e Tim).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Boa análise,.mas.como disse em outro tópico, está mais para um exercício acadêmico, pois por ter menos de 10 anos é altíssimo risco.

 

E como o @Edison Luis Paulini. já aprendeu, seria a pimentinha da carteira, caso você teime em aportar nela.

Voces consideram nesses 10 anos o IPO ou a fundação da empresa?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Marlon De Sena disse:

Voces consideram nesses 10 anos o IPO ou a fundação da empresa?

 

IPO, que é quando podemos ter as informações da empresa, antes disso a contabilidade,.números e estatísticas são fechadas, não auditadas, não comprovadas, até poderia ser verdade mas não tem como ter certeza, virar sócio seria um altíssimo risco.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Ricardo Ochoa disse:

IPO, que é quando podemos ter as informações da empresa, antes disso a contabilidade,.números e estatísticas são fechadas, não auditadas, não comprovadas, até poderia ser verdade mas não tem como ter certeza, virar sócio seria um altíssimo risco.

Perfeito.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia! Eu também estou estudando a possibilidade de investir nesta empresa, mas ainda tenho muitas dúvidas se o setor de telecomunicações seria realmente positivo na minha carteira. Eu observei outras empresas do setor e ainda não me sinto seguro. Vou seguir estudando mais sobre isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como disse o Ricardo, é o tempo em que temos dados concretos e abertos.

Tem uma fala do Barsi que gosto bastante que ele comenta que sempre enfeitam a noiva para o IPO.

Quando a empresa entra na bolsa, as propostas, os números, os gráficos são todos lindos para atrair os investidores. Mas só o tempo vai testar esses números de fato.

Por isso o tempo de uns bons anos trazem mais segurança pois é um espaço maior para vermos como a empresa se comportou: entregou projetos? Cumpriu promessas? Teve lucros? Bons números? Investimentos? Sem necessidade de follow on excessivo? Gestão foi competente?

Vários pontos que só o tempo vai trazer!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/06/2023 at 11:16, Edison Luis Paulini disse:

Como disse o Ricardo, é o tempo em que temos dados concretos e abertos.

Tem uma fala do Barsi que gosto bastante que ele comenta que sempre enfeitam a noiva para o IPO.

Quando a empresa entra na bolsa, as propostas, os números, os gráficos são todos lindos para atrair os investidores. Mas só o tempo vai testar esses números de fato.

Por isso o tempo de uns bons anos trazem mais segurança pois é um espaço maior para vermos como a empresa se comportou: entregou projetos? Cumpriu promessas? Teve lucros? Bons números? Investimentos? Sem necessidade de follow on excessivo? Gestão foi competente?

Vários pontos que só o tempo vai trazer!

image.jpeg.279721bb758b15cb7933c4591e51ca0d.jpeg

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/06/2023 at 10:00, Márcio Von Hoonholtz Pinto disse:

Bom dia! Eu também estou estudando a possibilidade de investir nesta empresa, mas ainda tenho muitas dúvidas se o setor de telecomunicações seria realmente positivo na minha carteira. Eu observei outras empresas do setor e ainda não me sinto seguro. Vou seguir estudando mais sobre isso.

se a empresa tem menos de 10 anos na bolsa (de IPO) é altíssimo risco, não deve ser considerada para compor a sua carteira, por melhores que sejam os numero dela.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...