Jump to content
  • 0

Criando uma Carteira


Paulo Augusto Silva Macedo

Pergunta

Bom dia pessoal. Sou da turma 20, e estou com uma dúvida no momento de montar a carteira envolvendo a renda fixa de modo geral.

Sei que não existe quantidade definida de ativos que possamos alocar em nossa carteira, mas considerando que minha rotina hoje é bastante corrida, colocar em um número grande de DIFERENTES tipos, causaria um certo problema no momento de controlar esses recursos.

Minha dúvida é: Seria certo escolher e manter certos ativos e continuar a investir neles sem fazer muitas diversificações, mas que analise sempre por período, até que tenha tempo necessário para investir em mais tipos variados.

Ex.: Investir em um 5 modelos de CDB; 3 modelos de LC's; 3 modelos de CR's; 3 modelos de Tesouro.

O meu objetivo é apenas para controlar os tipos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eai meu amigo, tudo certo?

Então vamo lá. Primeiro tu estas usando o Diagrama do Cerrado? Sempre que eu começo uma resposta eu pergunto isso afinal o diagrama te reduz o tempo de decisão e aporte para um ato de 2 a 5 minutos que é o tempo de lançar quanto tu quer aportar e depois ir na corretora aportar. Sobre o controle de ativos, tu mencionou apenas renda fica nessa caso não vou entrar na esfera da renda variável (presumindo que tu já tens tuas posições em RV) sobre a renda fixa tudo bem em tu aportar nesses ativos que tu mencionou, como tu disse que tu tens uma rotina corrida e pouco tempo para análise eu te aconselho a usar o número de ativos que tu te sentes confortável, o meu exemplo é eu uso 12 ativos de Renda Variável e 6 ativos de renda fixa mas observa que esses números são totalmente aleatórios e são decisões minhas e te aconselho a fazer o mesmo, Observa os seguintes critérios: Rentabilidade (comparando inclusive entre os tipos CBD, CRI, LCI, LCA...) então compara entre eles mesmos (mesmo sendo ativos diferentes) a rentabilidade de cada um, o prazo de cas ativo e o teu objetivo com o dinheiro que lá está, seja um viagem, seja aumento de patrimônio e enfim esses critérios. Dentro da renda fixa tu não precisa se limitar muito afinal eles não exigem uma observação tão ativa quanto a renda variável mas é sim importante conhecer no que tu estas investindo. Mas não fica muito atrelado a números (3 CBD, 2 CRI, 4 Tesouros) não te limita a esse ponto, observa as melhores oportunidades que surgem quando tu for aportar e seja feliz, por aqui diariamente o @Matheus Malheiros Pinto coloca as oportunidades da Renda Fixa na ISAex, da uma olhada lá e vai firme.

Obs: Eu sei que cada um tem seus afazeres mas não torna a decisão dos teus investimentos uma atividade rápida em detrimento da qualidade, tira um dia para dar uma olhada em quais ativos tu quer escolher e depois de escolher se quiser ir mantendo aportes apenas neles ai tudo bem, mas evita comprar novos ativos "na pressa", isso é só uma dica para tu não acabar perdendo oportunidades boas.

Abraço!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Paulo Augusto Silva Macedo disse:

Bom dia pessoal. Sou da turma 20, e estou com uma dúvida no momento de montar a carteira envolvendo a renda fixa de modo geral.

Sei que não existe quantidade definida de ativos que possamos alocar em nossa carteira, mas considerando que minha rotina hoje é bastante corrida, colocar em um número grande de DIFERENTES tipos, causaria um certo problema no momento de controlar esses recursos.

Minha dúvida é: Seria certo escolher e manter certos ativos e continuar a investir neles sem fazer muitas diversificações, mas que analise sempre por período, até que tenha tempo necessário para investir em mais tipos variados.

Ex.: Investir em um 5 modelos de CDB; 3 modelos de LC's; 3 modelos de CR's; 3 modelos de Tesouro.

O meu objetivo é apenas para controlar os tipos.

Bom dia. Em relação a renda fixa, na minha opinião a escolha dos ativos vai mais ser baseado no contrafluxo e no que vc aceita de risco. Feito isso, não são ativos que vão merecer uma atenção de acompanhamento constante. Mesmo para marcação a mercado vc pode observar como seus titulos estão se comportando em intervalos grandes de tempo. Pq na pior das hipoteses vc recebera a rentabilidade contratada levando os investimentos ate o vencimento.

Eu coloco no diagrama  a % destinada a renda fixa, dou as notas baseado no risco e no dia do aporte vejo qual o valor a ser alocado pelo diagrama. Como vc estara mensalmente aportando é normal vc ter varios titulos diferentes na sua carteira

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, Paulo Augusto Silva Macedo disse:

Bom dia pessoal. Sou da turma 20, e estou com uma dúvida no momento de montar a carteira envolvendo a renda fixa de modo geral.

Sei que não existe quantidade definida de ativos que possamos alocar em nossa carteira, mas considerando que minha rotina hoje é bastante corrida, colocar em um número grande de DIFERENTES tipos, causaria um certo problema no momento de controlar esses recursos.

Minha dúvida é: Seria certo escolher e manter certos ativos e continuar a investir neles sem fazer muitas diversificações, mas que analise sempre por período, até que tenha tempo necessário para investir em mais tipos variados.

Ex.: Investir em um 5 modelos de CDB; 3 modelos de LC's; 3 modelos de CR's; 3 modelos de Tesouro.

O meu objetivo é apenas para controlar os tipos.

Acho que não tem porque ficar sofrendo para diversificar em renda fixa. Só vejo sentido quando você vai ter mais de 250k no final da aplicação, que ai você esta fora da cobertura do FGC. Tenho 1/2 já é mais que suficiente, acho que faz mais sentido diversificar entre Pos, pré e IPCA se você achar que faz sentido na sua estratégia. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Paulo Augusto Silva Macedo disse:

Bom dia pessoal. Sou da turma 20, e estou com uma dúvida no momento de montar a carteira envolvendo a renda fixa de modo geral.

Sei que não existe quantidade definida de ativos que possamos alocar em nossa carteira, mas considerando que minha rotina hoje é bastante corrida, colocar em um número grande de DIFERENTES tipos, causaria um certo problema no momento de controlar esses recursos.

Minha dúvida é: Seria certo escolher e manter certos ativos e continuar a investir neles sem fazer muitas diversificações, mas que analise sempre por período, até que tenha tempo necessário para investir em mais tipos variados.

Ex.: Investir em um 5 modelos de CDB; 3 modelos de LC's; 3 modelos de CR's; 3 modelos de Tesouro.

O meu objetivo é apenas para controlar os tipos.

  • Renda fixa, é empréstimo, você é um agiota legalizado e autorizado, vai querer emprestar um pouco para muita gente ou muito para pouca gente?
  • Se você não quer dor de cabeça, coloca tudo no tesouro e espera o vencimento.
  • Se quiser um pouco, tem que estudar os CDs e ver se estao oferecendo alguma vantagem, algum rendimento a mais, tem que pagar pelo risco.
  • Isso em quanto estiver abaixo do limite do FGC
  • Se já tive mais dinheiro do que o FGC cobre, aí tem que estudar e ralar para entender e acompanhar as instituições que voe esta emprestando dinheiro.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/07/2023 at 10:37, Matheus Paulo Presa disse:

meu exemplo é eu uso 12 ativos de Renda Variável e 6 ativos de renda fixa

Bom dia. 

Respondeu com exatidão o que estava em dúvida, pois só queria uma referência, apesar que também tenho minhas próprias escolhas.

Agora pontuando outras perguntas que colocou:

  1. No diagrama já estipulei quanto devo alocar em cada tipo de ativo, MAS não cheguei a escolher eles com exceção da Renda fixa que já tenho alguns aportes. 
  2. Ainda no diagrama, estou usando meu tempo livre para colocar as informações necessárias acerca das aquisições já feitas, e as informações complementares do diagrama para colocar em prática na renda variável.
  3. Em relação as ofertas postada diariamente na plataforma da IsaEx, vou procurar na plataforma, pois nunca observei.
  4. Já em relação ao período que tenho que dispor para fazer a análise, estou tirando a parte da manha, aproximadamente 90 minutos para fazer essa análise. E nos dias de serviço o período noturno.
  5. Na parte de renda Variável ainda não realizei nenhuma alocação, pois estou a escolher algumas empresas para realizar a análise (de modo paciente) para fazer a aquisição.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/07/2023 at 10:40, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Em relação a renda fixa, na minha opinião a escolha dos ativos vai mais ser baseado no contrafluxo e no que vc aceita de risco. Feito isso, não são ativos que vão merecer uma atenção de acompanhamento constante. Mesmo para marcação a mercado vc pode observar como seus titulos estão se comportando em intervalos grandes de tempo. Pq na pior das hipoteses vc recebera a rentabilidade contratada levando os investimentos ate o vencimento.

Eu coloco no diagrama  a % destinada a renda fixa, dou as notas baseado no risco e no dia do aporte vejo qual o valor a ser alocado pelo diagrama. Como vc estara mensalmente aportando é normal vc ter varios titulos diferentes na sua carteira

Bom dia.

Exato, mas para alocar os recursos no contrafluxo, tenho que ter:

  1. Definido a porcentagem que vou colocar em cada tipo. (Fato já feito)
  2. Ter feito a aquisição de determinados recursos levando em consideração o diagrama do cerrado. (Feito até o momento da Renda Fixa).
  3. Usar as perguntas e acrescentar caso necessário para realizar a análise de outras empresas para colocar em carteira, até que chegue a porcentagem definida no diagrama. (Fato em análise).

Diante disso, estou fazendo por etapas para então ter um controle maior das minhas aquisições, e observar os pontos para aprender conforme vou investindo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Paulo Augusto Silva Macedo disse:

Bom dia. 

Respondeu com exatidão o que estava em dúvida, pois só queria uma referência, apesar que também tenho minhas próprias escolhas.

Agora pontuando outras perguntas que colocou:

  1. No diagrama já estipulei quanto devo alocar em cada tipo de ativo, MAS não cheguei a escolher eles com exceção da Renda fixa que já tenho alguns aportes. 
  2. Ainda no diagrama, estou usando meu tempo livre para colocar as informações necessárias acerca das aquisições já feitas, e as informações complementares do diagrama para colocar em prática na renda variável.
  3. Em relação as ofertas postada diariamente na plataforma da IsaEx, vou procurar na plataforma, pois nunca observei.
  4. Já em relação ao período que tenho que dispor para fazer a análise, estou tirando a parte da manha, aproximadamente 90 minutos para fazer essa análise. E nos dias de serviço o período noturno.
  5. Na parte de renda Variável ainda não realizei nenhuma alocação, pois estou a escolher algumas empresas para realizar a análise (de modo paciente) para fazer a aquisição.

Muito bom! Essa é a ideia! Mantenha a calma e dentro da tua possibilidade vai alocando conforme aumentar a tua segurança e qualidade de ativos tudo vai funcionar certinho. Abraço!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Paulo Augusto Silva Macedo disse:

Bom dia.

Exato, mas para alocar os recursos no contrafluxo, tenho que ter:

  1. Definido a porcentagem que vou colocar em cada tipo. (Fato já feito)
  2. Ter feito a aquisição de determinados recursos levando em consideração o diagrama do cerrado. (Feito até o momento da Renda Fixa).
  3. Usar as perguntas e acrescentar caso necessário para realizar a análise de outras empresas para colocar em carteira, até que chegue a porcentagem definida no diagrama. (Fato em análise).

Diante disso, estou fazendo por etapas para então ter um controle maior das minhas aquisições, e observar os pontos para aprender conforme vou investindo.

O contrafluxo pode ser feito dentro da categoria de renda fixa. Consistira em vc durante a escolha dos ativos dar preferencia para aqueles que favorecem a tendencia futura. Devido a isso e ao fato dos titulos de renda fixa terem prazos que se extendem por anos, é normal vc ir adquirindo varios tipos de ativos durante a evolução da sua carteira. Na minha opinião vc não deve se prender muito ao numero de ativos nessa categoria.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Acho que não tem porque ficar sofrendo para diversificar em renda fixa. Só vejo sentido quando você vai ter mais de 250k no final da aplicação, que ai você esta fora da cobertura do FGC. Tenho 1/2 já é mais que suficiente, acho que faz mais sentido diversificar entre Pos, pré e IPCA se você achar que faz sentido na sua estratégia. 

Bom dia.

Só estava com dúvida com a quantidade que tenho que adquirir, pois, caso toda compra (depois da análise) eu vou adquirindo tipos diferentes, ainda terei que adicionar no diagrama, fato que poderia me confundir.

Estou optando (agora no começo) em fazer uma carteira com a diversificação correta dos ativos, mas que cada aquisição (Títulos, CDB, CLs, CRs, Fundos Imobiliários, Ações, etc.) não tenha tantos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

O contrafluxo pode ser feito dentro da categoria de renda fixa. Consistira em vc durante a escolha dos ativos dar preferencia para aqueles que favorecem a tendencia futura. Devido a isso e ao fato dos titulos de renda fixa terem prazos que se extendem por anos, é normal vc ir adquirindo varios tipos de ativos durante a evolução da sua carteira. Na minha opinião vc não deve se prender muito ao numero de ativos nessa categoria.

Beleza. Muito obrigado pela informação. Vou utilizar essa tática. 😎

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Paulo Augusto Silva Macedo disse:

 

  1. Em relação as ofertas postada diariamente na plataforma da IsaEx, vou procurar na plataforma, pois nunca observei.

As ofertas são postadas aqui mesmo na comunidade, procure por "opções de renda fixa" na lupinha de busca ou acessa o perfil do @Matheus Malheiros Pinto

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...