Jump to content

Recommended Posts

4 minutes ago, Isrhael Jhunyor dos Santos disse:

Vocês acham que existe um momento "certo" para comprar um imóvel? Sempre tive dúvidas em relação a isso.

Boa tarde!

O objetivo do imóvel seria qual?

Para morar? Para alugar e gerar renda? Para vender posteriormente depois de valorizar?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Isrhael Jhunyor dos Santos disse:

Vocês acham que existe um momento "certo" para comprar um imóvel? Sempre tive dúvidas em relação a isso.

geralmente é hoje, já que não podemos voltar ao passado, hahah.

Vejo gente até hoje esperando os preços cairem. Ou esperando os juros cair. 

Um ponto interessante é que geralmente quando cai o juros os preços sobem. Se for financiar e está achando as taxas altas demais, lembre que há a opção de fazer uma portabilidade no futuro para uma taxa menor. Porém o preço dos imóveis dificilmente voltaram atrás. (considerando localizações boas).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Isrhael Jhunyor dos Santos disse:

Vocês acham que existe um momento "certo" para comprar um imóvel? Sempre tive dúvidas em relação a isso.

Eu acho que o momento de vida influencia bastante nessa descisão. Por exemplo, se vc profissionalmente esta em começo de carreira, com perspectivas de mudança, não vale a pena comprar um imovel em um local que talvez vc nem venha a fixar residencia.

Em oposição, caso vc esteja constituindo uma familia, com filhos, trabalho estabilizado, pode ser uma boa ideia pensar no assunto. A calculadora financiar x alugar consegue tbem te dar um direcionamento relacionado a parte financeira.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-alugar-x-financiar/

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pra morar o seu momento de vida que na maior parte das vezes vai determinar a necessidade de compra, pois uma coisa é vc nos 20 anos solteiro, outra é depois casado, ou com filhos, etc... as necessidades vão mudando. 

Entre final de 2014 a metade de 2015, por ex, eu havia vendido um apto de 1 quarto para comprar um de 3 quartos. Eu tinha em mente que o ciclo de alta imobiliária nequele momento estava terminando, mas havia conseguido um preço interessante com um apto pronto direto com a construtora e vi um bom negócio (não ótimo, mas razoável). Agora, naquele momento haviam aptos prontos no mesmo condomínio sendo vendidos por até 45% mais, o que eu acho que não valia naquele momento (hoje em 2023 esse pessoal esta conseguindo novamento preços melhores que lá em 2015).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Isrhael Jhunyor dos Santos disse:

Vocês acham que existe um momento "certo" para comprar um imóvel? Sempre tive dúvidas em relação a isso.

Eu mesmo só irei comprar um imóvel quando já estiver com a família montada, hoje moro num apto de 2 quartos, esse apartamento me atende hoje porque não tenho filhos, se tiver dois filhos, vou precisar de uma casa/apto de no mínimo 3 quartos. E hoje um apto de 3 quartos talvez seja muito grande, irei pagar mais caro atoa. Acho que só faz sentido criar raiz depois que você já saiba o que você quer, o que você precisa, o que te atende. Eu devo estar comprando/construindo/financiando um casa só daqui uns 10/15 anos. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Isrhael, eu também penso bastante sobre isso e com base em algumas pesquisas que fiz, vale a pena analisar cada situação e estágio da vida.

Como já foi dito, se você é uma pessoa que talvez poça ter que mudar de lugar em pouco tempo ( a depender do trabalho ou algo assim), pode ser melhor alugar, caso contrário, vale a pena entender se ter uma casa é realmente um desejo (o que é de extrema importância) ou se você quer apenas saber o que é mais vantajoso financeiramente falando.

Financeiramente falando, vai depender de seu patrimônio  e renda, se tiver disponível um patrimônio acima de 500k, muitas vezes valerá mais a pena investir, com base nas aulas aqui da AUVP, usando parte da renda para o aluguel. Caso contrário, pode valer a pena a compra de um imóvel, pois o valor do aluguel acaba sendo maior que o que é pago no financiamento para casas abaixo de 400K (esse é o meu caso por exemplo - se for o seu, pesquise sobre amortização, esse é um meio de reduzir e muito o juros que é colocado sobre o financiamento). 

Agora, se é um desejo, independente dos dois casos acima, vale a pena fazer investimentos especíificos pensando nesse objetivo, além da pesquisa - de lugar, imobiliárias, financiamentos, se for o caso etc. Colocando o caso de meus pais como exemplo, posso garantir que uma boa pesquisa pode mudar e muito o valor final que será pago. 

Editado por Micael Neves Gabriel
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Agradeço pelas respostas, pessoal. Vou avaliar tudo com calma e de forma racional.

Aos que perguntaram: não tenho filhos, não há previsão de mudança de residência em razão do trabalho, e o local seria para morar.

Tenho estado em dúvida entre: comprar um imóvel (entrada + financiamento) ou aportar um valor alto. A aula 02 do Módulo 01 tem me ajudado a pensar sobre esse dilema, pois, em tese, em um caso comprarei passivo e no outro ativo. Ainda estou terminando o primeiro módulo. Todos os dias estudo um pouco e faço os exercícios. Não estou com pressa para terminar o curso. Quero, de fato, aprender sobre esse mercado e realizar as melhores escolhas.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...