Jump to content
  • 0

Avaliação de FIIs de Papel


Edison Luis Paulini

Pergunta

Boa tarde, sardinhada!  🐟

Espero que estejam bem!

 

Estive pensando e estudando um pouco mais sobre a avaliação de FIIs de Papel.

Havia pensado em levar em consideração observar em quais outros FIIs um fundo investe e aplica.

Porém isso me levou meio que a um loop eterno: um FII X investe em 5 outros FIIs de papel. Estes 5 FIIs investem cada um em mais outros 4 ou 5 e assim vai.

Acabei por concluir que talvez não faça sentido olhar isso e achar que acabei inventando moda que não me levar a lugar nenhum.

 

Por isso gostaria de opiniões e sugestões sobre se puderem!

 

Valeu turma!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, sardinhada!  🐟

Espero que estejam bem!

 

Estive pensando e estudando um pouco mais sobre a avaliação de FIIs de Papel.

Havia pensado em levar em consideração observar em quais outros FIIs um fundo investe e aplica.

Porém isso me levou meio que a um loop eterno: um FII X investe em 5 outros FIIs de papel. Estes 5 FIIs investem cada um em mais outros 4 ou 5 e assim vai.

Acabei por concluir que talvez não faça sentido olhar isso e achar que acabei inventando moda que não me levar a lugar nenhum.

 

Por isso gostaria de opiniões e sugestões sobre se puderem!

 

Valeu turma!

Boa tarde. Tenho somente 2 fiis de papel na minha carteira. O primeiro tem 16% do patrimonio em fiis e o segundo 14%. Eu geralmente avalio mais as movimentações citadas nos relatorios de compra e venda destes fiis, mas não analisei individualmente cada 1. Acho que por este motivo tbem decidi não investir em fofs.

 

papel 2.png

papel1.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, sardinhada!  🐟

Espero que estejam bem!

 

Estive pensando e estudando um pouco mais sobre a avaliação de FIIs de Papel.

Havia pensado em levar em consideração observar em quais outros FIIs um fundo investe e aplica.

Porém isso me levou meio que a um loop eterno: um FII X investe em 5 outros FIIs de papel. Estes 5 FIIs investem cada um em mais outros 4 ou 5 e assim vai.

Acabei por concluir que talvez não faça sentido olhar isso e achar que acabei inventando moda que não me levar a lugar nenhum.

 

Por isso gostaria de opiniões e sugestões sobre se puderem!

 

Valeu turma!

Da uma verificada se não é um Fii Multiestrategia ou Hedge fund.
Classes de ativos que pode investir em uma série de ativos, como CRIs, cotas de outros fundos, FIDCs, debêntures, permutas financeiras e participação em sociedades.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, sardinhada!  🐟

Espero que estejam bem!

 

Estive pensando e estudando um pouco mais sobre a avaliação de FIIs de Papel.

Havia pensado em levar em consideração observar em quais outros FIIs um fundo investe e aplica.

Porém isso me levou meio que a um loop eterno: um FII X investe em 5 outros FIIs de papel. Estes 5 FIIs investem cada um em mais outros 4 ou 5 e assim vai.

Acabei por concluir que talvez não faça sentido olhar isso e achar que acabei inventando moda que não me levar a lugar nenhum.

 

Por isso gostaria de opiniões e sugestões sobre se puderem!

 

Valeu turma!

Nao recomendo investir em Fundos de Fundos (FOFs) por causa dos custos de administração de cada fundo dentro do fundo... se ficou confuso na explicação, imagina ao fazer as contas do custo.

Acho que se uma FII de papel tem uma pequena parte em FOFs, tudo bem, mas não acima de 10% (pode estabelecer seu próprio limite), porque você poderia simplesmente escolher os melhores FIIs desse fundo e aplicar diretamente neles, porque levar o pacote completo sabendo que tem FIIs não tao bons.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Tenho somente 2 fiis de papel na minha carteira. O primeiro tem 16% do patrimonio em fiis e o segundo 14%. Eu geralmente avalio mais as movimentações citadas nos relatorios de compra e venda destes fiis, mas não analisei individualmente cada 1. Acho que por este motivo tbem decidi não investir em fofs.

 

papel 2.png

papel1.png

Ao ver pelo gráfico este é um dos FIIs que também tenho. E era justamente observar este percentual de 16% quais são os FIIs que entra no que comentei anteriormente.

Agora parando para pensar, observar 16% da composição (neste caso) parece não ser tão relevante.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Da uma verificada se não é um Fii Multiestrategia ou Hedge fund.
Classes de ativos que pode investir em uma série de ativos, como CRIs, cotas de outros fundos, FIDCs, debêntures, permutas financeiras e participação em sociedades.

No caso seria observar essa breve composição de FIIs que o fundo investe vide o exemplo que o Adriano deu aqui.

São fundos que tem uma pequena exposição em investir em cotas de outros fundos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Nao recomendo investir em Fundos de Fundos (FOFs) por causa dos custos de administração de cada fundo dentro do fundo... se ficou confuso na explicação, imagina ao fazer as contas do custo.

Acho que se uma FII de papel tem uma pequena parte em FOFs, tudo bem, mas não acima de 10% (pode estabelecer seu próprio limite), porque você poderia simplesmente escolher os melhores FIIs desse fundo e aplicar diretamente neles, porque levar o pacote completo sabendo que tem FIIs não tao bons.

Sim sim, FOFs eu também não gosto tanto. Até tenho um na carteira mas é coisa das antigas e vai ficar no limbo.

Mas obrigado pela observação da exposição em FOF de um FII de papel. Muito relevante para avaliação!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Tenho somente 2 fiis de papel na minha carteira. O primeiro tem 16% do patrimonio em fiis e o segundo 14%. Eu geralmente avalio mais as movimentações citadas nos relatorios de compra e venda destes fiis, mas não analisei individualmente cada 1. Acho que por este motivo tbem decidi não investir em fofs.

 

papel 2.png

papel1.png

Adriano, em qual plataforma você está puxando estes dados?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Nao recomendo investir em Fundos de Fundos (FOFs) por causa dos custos de administração de cada fundo dentro do fundo... se ficou confuso na explicação, imagina ao fazer as contas do custo.

Acho que se uma FII de papel tem uma pequena parte em FOFs, tudo bem, mas não acima de 10% (pode estabelecer seu próprio limite), porque você poderia simplesmente escolher os melhores FIIs desse fundo e aplicar diretamente neles, porque levar o pacote completo sabendo que tem FIIs não tao bons.

concordo com o ponto dos custos duplicados, mas tenho percebido que geralmente os fofs já são precificados abaixo considerando esse custo, e também tem o desconto duplo do p/vp, tipo voce compra um fof abaixo de 1 que tem outros FIIs abaixo de 1 dentro dele, portanto da praticamente zero a zero. Por isso é bom sempre pagar abaixo de 1 p/vp principalmente nos fofs. Faz sentido?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Marlon De Sena disse:

concordo com o ponto dos custos duplicados, mas tenho percebido que geralmente os fofs já são precificados abaixo considerando esse custo, e também tem o desconto duplo do p/vp, tipo voce compra um fof abaixo de 1 que tem outros FIIs abaixo de 1 dentro dele, portanto da praticamente zero a zero. Por isso é bom sempre pagar abaixo de 1 p/vp principalmente nos fofs. Faz sentido?

Até faz, mas porque não comprar diretamente os FIIs dentro desse FOF, pega só os melhores, pega carne e deixa o osso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Até faz, mas porque não comprar diretamente os FIIs dentro desse FOF, pega só os melhores, pega carne e deixa o osso.

Entendo.

Eu tenho dois FOFs com pouquissima alocação pois tinha a visao de  diversificação pois tenho poucos ativos devido ao tamanho do patrimonio e não querer ficar acompanhando muitos ativos.

 Veja abaixo. *O KISU11 é base 10 eu uso ele pra botar o que sobra na conta.

Você acha que seria mais vantajoso eu substituir esses dois FOFs por dois FIIs mesmo com o patrimonio pequeno ainda em construção? *esse negocio de quantidade de ativos é uma eterna incognita pra mim ahaha. Ao mesmo tempo que quero diversificar nao quero complicar incluindo muitos ativos. (FIIs representam 20 a 25% da minha carteira).

 

10.87% 2.17% KNRI11
15.22% 3.04% HGLG11
15.22% 3.04% VISC11
15.22% 3.04% ALZR11
15.22% 3.04% XPML11
15.22% 3.04% KNSC11
6.52% 1.30% SNFF11
6.52% 1.30% KISU11
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...