Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA+ é prefixado?


Jonathan Dos Santos

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 11/07/2023 at 17:47, Flavio Prado disse:

Quando compramos um título do Tesouro IPCA vamos travar a parte fixa e se levarmos até o vencimento iremos receber o valor que pagamos no dia do aporte corrigido pelo IPCA do dia da compra até o vencimento mais a parte fixa contratada.

Se comprar um título inteiro, vamos supor que seja 1500, no vencimento eu não vou ter 1000?!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/07/2023 at 17:47, Flavio Prado disse:

Na live de segunda (10/07/2023) o Raul explicou sobre a marcação a mercado usando uma gangorra, onde um lado tem o preço e do outro lado tem a taxa.

Espero ter esclarecido.

Eu vi essa parte, o Selic e o prefixado eu entendi, o que tá pegando ainda é o IPCA, comprar no valor acima de 1000, pra que no vencimento tenha o poder de 1000, mesmo sendo corrigido pela inflação, acredito que seria interessante comprar ele no valor abaixo de 1k pra quando fosse vender, estivesse 1k como o prefixado. Não consigo entender pk o IPCA eu tenho o poder de compra de 1500, compro um título inteiro, e no vencimento vou ter 1000, em tese -500, estou pagando pra ter mais poder de compra no futuro... Tô vendo assim :(

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/07/2023 at 23:22, Jonathan Dos Santos disse:

Se comprar um título inteiro, vamos supor que seja 1500, no vencimento eu não vou ter 1000?!

@Jonathan Dos Santos somente o Tesouro Prefixado valerá exatos R$1mill no vencimento, pois você terá comprado por um valor inferior a R$1mil.

Para o Tesouro Selic e Tesouro IPCA, o valor do título já está sendo corrigido pela Selic e pelo IPCA, por este motivo eles hoje valem mais que R$1mil. Então se você compra hoje 1 título inteiro do IPCA pelo valor de R$1.500 significa que até a data da compra o título já tem a correção do IPCA e você vai contratar o IPCA+ uma taxa prefixada, e se você levar até o vencimento você terá exatamente IPCA+ a taxa do dia da compra, que certamente será um valor superior os R$1.500 pagos no dia do aporte.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/07/2023 at 23:55, Jonathan Dos Santos disse:

fala sardinhas, tranquilo??

É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?

Oi, Jonathan

O tesouro IPCA+ é um título pós-fixado indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial de inflação no Brasil. A rentabilidade é composta por uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA. Assim, o investidor fica protegido da inflação, pois o valor do título aumenta de acordo com a variação do índice.

Isso na teoria, né? Porque sabemos que a inflação real é diferente desse índice que temos, o IPCA. (inclusive se você for ver como é que chegam ao índice, depende de vários fatores como o estilo de consumo, nível econômico e etc).

Então a ideia desse título é tentar proteger o investidor, mas claro, não tem como ser perfeito, mas como não temos uma forma de advinhar o futuro, se quer tentar se proteger da desvalorização é com ele que você vai chegar mais perto sem grandes erros.

Agora, sobre a questão que você mencionou "É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?"

Não, não é pelo valor final. (Não tem como relacionar o valor final a isso, especialmente no título que possui uma taxa a ser aplicada ainda, que não sabemos qual será, o segredo é esse). 

1. Tesouro Selic: É um título pós-fixado cuja rentabilidade está atrelada à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. O investidor que possui LFT recebe uma remuneração que acompanha a variação diária da Selic. Isso significa que a rentabilidade é próxima à taxa básica de juros, o que faz esse título ser considerado de baixo risco.

2.Tesouro Prefixado: Trata-se de um título pré-fixado, ou seja, a taxa de juros é definida no momento da compra. O investidor sabe exatamente quanto receberá ao final do prazo de vencimento. A LTN é indicada para quem acredita que as taxas de juros futuras serão menores do que a taxa definida no título no momento da compra. A sua rentabilidade não depende da variação da taxa Selic ou de outros índices econômicos.

3. Tesouro Prefixado com Juros Semestrais: Funciona como o título acima, mas com a diferença de que, além do pagamento dos juros no vencimento, há também pagamentos periódicos de juros a cada seis meses durante a vigência do título.

4. Tesouro IPCA+:É um título pós-fixado indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial de inflação no Brasil. A rentabilidade é composta por uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA. Assim, o investidor fica protegido da inflação, pois o valor do título aumenta de acordo com a variação do índice.

5. Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: Funciona como o Tesouro IPCA+, mas também realiza pagamentos periódicos de juros a cada seis meses durante o prazo do título.

Cada tipo de título possui suas características específicas, e a escolha entre eles depende dos objetivos e perfil do investidor, bem como das expectativas em relação às taxas de juros e à inflação. (aqui mora o segredo, mas quem tem bola de cristal? Tudo pode acontecer...).

 

Se ficou com alguma dúvida ainda depois de todas as respostas dos colegas, do suporte, manda de novo aqui, ok?

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/07/2023 at 21:45, Evelyn Santos disse:

4. Tesouro IPCA+:É um título pós-fixado indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial de inflação no Brasil. A rentabilidade é composta por uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA. Assim, o investidor fica protegido da inflação, pois o valor do título aumenta de acordo com a variação do índice.

Eu entendi que o IPCA é o indicador da inflação e que se eu não me engano a média histórica foi 8% e hoje tá 3,16%, mas uma coisa que eu não entendi foi;

1. O que o valor do título inteiro tem a ver com o valor do aporte e com o valor do vencimento?!, Vou tentar explicar minha dúvida, mas vamos por partes, independente do valor do título inteiro, no vencimento vai valer 1000 R$ ele inteiro, certo?! Igual o prefixado, sempre vai valer 1k, ou tô errado?!

2. Se o título inteiro tá 1500 e no vencimento vai valer 1k, vou "perder" nominal, mas vou ter "ganhado" 500 real por ter sido corrigido pela inflação, é isso??

 

Daí vou ver se consigo chegar numa conclusão, ou se vai gerar mais dúvidas, pk esse de fato não consegui entender a ponto de conseguir explicar, essa é minha ideologia, entender a ponto de conseguir ensinar por A a Z o tema...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

1. O que o valor do título inteiro tem a ver com o valor do aporte e com o valor do vencimento?!, Vou tentar explicar minha dúvida, mas vamos por partes, independente do valor do título inteiro, no vencimento vai valer 1000 R$ ele inteiro, certo?! Igual o prefixado, sempre vai valer 1k, ou tô errado?!

Bom dia @Jonathan Dos Santos. Esta errado. Ele vai valer R$1000,00 corrigido pela inflação. Suponhamos que este titulo foi lançado em 2000 e no fim do ano a inflação anual tenha dado 10%. O valor do vencimento sera reajustado para R$1100,00. E cada ano o processo de reajuste se repete.

5 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

2. Se o título inteiro tá 1500 e no vencimento vai valer 1k, vou "perder" nominal, mas vou ter "ganhado" 500 real por ter sido corrigido pela inflação, é isso??

Nenhum titulo do tesouro que voce leve ate o vencimento, voce tera um valor menor do que o aportado. Se voce comprar um titulo valendo R$1500,00 oferecendo taxa de IPCA+5% com vencimento em 1 ano e a inflação neste ano deu 5%, voce recebera o valor de R$1500,00 + R$150,00 = R$1650,00 sem o desconto do IR

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...