Jump to content
  • 0

É ruim ter mais de uma empresa do mesmo setor na minha carteira?


Luis Ferrarezi

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
29 minutes ago, Luis Ferrarezi disse:

Olá pessoal tenho essa dúvida já tem um tempo e decidi perguntar aqui.

Tenho criado minha carteira de ações e sei que é necessário diversificar para não ser pego de calças arriadas.

Mas é muito ruim por exemplo eu ter na minha carteira 3 empresas de um mesmo setor? Por exemplo ter CPFL, TAESA e CEMIG? Claro que terei empresas de outros setores na carteira, mas a minha dúvida é se é muito ruim fazer o que questionei.

Qual a melhor estratégia a se tomar? Ter uma empresa que faça aportes maiores e as demais menores? Seguir com a avaliação de risco conforme o que defini para considerar a compra da ação mesmo que seja do mesmo setor?

É uma dúvida mesmo que tenho, se tiver alguma alma caridosa que possa me ajudar irei orar pra Deus de abençoar eternamente.

 

Calma sua ansiedade, não mexe muito na usa carteira antes de terminar as aulas, sua visão financeira vai mudar muito.

Pode analisar as empresas, mas ainda falta colocar o peso de cada uma no diagrama do cerrado que vai te falar em qual aportar mais e em qual menos.

Adiantando, pode, desde que tenha a menor correlação possível, ter as três de distribuição, não é legal, ter as três na mesma área geográfica, não é legal e por ai vai, olha o gráfico dos últimos 10 anos, quando uma sobe a outra sobre, se se comportam igual, muito igual (alta correlação), faz sentido ter a terceira do ranking? (acha que ela vai crescer mais que a primeira?)

 

Clique - como controlar a ansiedade do investidor iniciante

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Luis Ferrarezi disse:

Olá pessoal tenho essa dúvida já tem um tempo e decidi perguntar aqui.

Tenho criado minha carteira de ações e sei que é necessário diversificar para não ser pego de calças arriadas.

Mas é muito ruim por exemplo eu ter na minha carteira 3 empresas de um mesmo setor? Por exemplo ter CPFL, TAESA e CEMIG? Claro que terei empresas de outros setores na carteira, mas a minha dúvida é se é muito ruim fazer o que questionei.

Qual a melhor estratégia a se tomar? Ter uma empresa que faça aportes maiores e as demais menores? Seguir com a avaliação de risco conforme o que defini para considerar a compra da ação mesmo que seja do mesmo setor?

É uma dúvida mesmo que tenho, se tiver alguma alma caridosa que possa me ajudar irei orar pra Deus de abençoar eternamente.

Boa noite, @Luis Ferrarezi!

Com as aulas assistidas ficará mais claro. Não é ruim ter mais de uma empresa do mesmo setor, mas sim necessário, desde que sejam boas empresas. O percentual dos aportes será definido baseado na nota que cada empresa recebeu no diagrama do cerrado, de acordo com sua análise fundamentalista.

Editado por Leonardo Gomes Borges
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não vejo problema em ter mais de uma empresa do mesmo setor na carteira, desde que elas façam sentido no seu Diagrama do Cerrado, conforme a análises que você previamente já deve ter feito. Pessoalmente, eu vejo problema se o % dessas empresas do mesmo setor dentro da sua carteira de ações for muito expressivo, pois, estaria demasiadamente exposto a um risco setorial. É algo que eu particularmente prefiro evitar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Luis Ferrarezi disse:

Olá pessoal tenho essa dúvida já tem um tempo e decidi perguntar aqui.

Tenho criado minha carteira de ações e sei que é necessário diversificar para não ser pego de calças arriadas.

Mas é muito ruim por exemplo eu ter na minha carteira 3 empresas de um mesmo setor? Por exemplo ter CPFL, TAESA e CEMIG? Claro que terei empresas de outros setores na carteira, mas a minha dúvida é se é muito ruim fazer o que questionei.

Qual a melhor estratégia a se tomar? Ter uma empresa que faça aportes maiores e as demais menores? Seguir com a avaliação de risco conforme o que defini para considerar a compra da ação mesmo que seja do mesmo setor?

É uma dúvida mesmo que tenho, se tiver alguma alma caridosa que possa me ajudar irei orar pra Deus de abençoar eternamente.

Boa noite, Luis!

 

Assim como os colegas disseram, também não acho ruim desde que sejam boas empresas.

As vezes pode ser um setor que você tenha afinidade, sente-se seguro e entende como ele ocorre. Consequentemente pode se ter mais de um mesmo setor na carteira.

É de fato algo pessoal.

Eu mesmo acho os bancos mais seguros, muito lucrativos e trazem certa estabilidade na carteira. Logo, tenho mais que um banco.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Outro ponto é que , chegando ao módulo de renda variável e demais módulos complementares , ao incluir suas ações no diagrama e avaliar a resistência delas com as perguntas , talvez sejam necessárias perguntas específicas para você equilibrar a pontuação destas empresas !

exemplo se você tiver 3 empresas boas do mesmo segmentos e estas ficarem com notas iguais ou pesos bem próximos (ai sim sua exposição neste setor pode acabar extrapolando um pouco )

mas fique tranquilo, que com o passar as aulas e utilizando o diagrama , estes pontos vão fazendo sentido e você vai seguir na sua estratégia com mais propriedade !

 

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 2
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/07/2023 at 18:29, Luis Ferrarezi disse:

Olá pessoal tenho essa dúvida já tem um tempo e decidi perguntar aqui.

Tenho criado minha carteira de ações e sei que é necessário diversificar para não ser pego de calças arriadas.

Mas é muito ruim por exemplo eu ter na minha carteira 3 empresas de um mesmo setor? Por exemplo ter CPFL, TAESA e CEMIG? Claro que terei empresas de outros setores na carteira, mas a minha dúvida é se é muito ruim fazer o que questionei.

Qual a melhor estratégia a se tomar? Ter uma empresa que faça aportes maiores e as demais menores? Seguir com a avaliação de risco conforme o que defini para considerar a compra da ação mesmo que seja do mesmo setor?

É uma dúvida mesmo que tenho, se tiver alguma alma caridosa que possa me ajudar irei orar pra Deus de abençoar eternamente.

Boa noite, cada investidor tem sua estratégia, não vejo problema algum ter na carteira empresas do mesmo setor, eu por exemplo tenho várias do setor elétrico e bancário...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...