Jump to content
  • 0

Taxação de dividendos e JCP!


Marcio B

Pergunta

Fala Sardinhas!

Hoje li uma matéria referente a mais uma mordida que o governo que dar, que alias era um beneficio das empresas que é a taxação dos dividendos e eliminar o JCP.
A minha dúvida é com relação a empresas que pagam JCP, no caso estou estudando o banco ABC, e sua distribuição é sempre de juros sobre o capital.

Será que vale a pena continuar a estudar essa ação que pode ser diretamente impactada, além de outras varias empresas?

 

  • Triste demais irmão 1
  • Você é pobre premium 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Fala Sardinhas!

Hoje li uma matéria referente a mais uma mordida que o governo que dar, que alias era um beneficio das empresas que é a taxação dos dividendos e eliminar o JCP.
A minha dúvida é com relação a empresas que pagam JCP, no caso estou estudando o banco ABC, e sua distribuição é sempre de juros sobre o capital.

Será que vale a pena continuar a estudar essa ação que pode ser diretamente impactada, além de outras varias empresas?

 

Boa noite. JCP ja são tributados em 15%. Eu não ligaria de taxarem os dividendos se eliminassem o imposto na receita da empresa. Não ha problema em sonhar 😅

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. JCP ja são tributados em 15%. Eu não ligaria de taxarem os dividendos se eliminassem o imposto na receita da empresa. Não ha problema em sonhar 😅

Isso seria uma utopia eliminar algum imposto! na teoria era para ser isso! mas sabe como é o Brasil!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Fala Sardinhas!

Hoje li uma matéria referente a mais uma mordida que o governo que dar, que alias era um beneficio das empresas que é a taxação dos dividendos e eliminar o JCP.
A minha dúvida é com relação a empresas que pagam JCP, no caso estou estudando o banco ABC, e sua distribuição é sempre de juros sobre o capital.

Será que vale a pena continuar a estudar essa ação que pode ser diretamente impactada, além de outras varias empresas?

 

Sempre surgem especulações e boatos, muitas vezes o pessoal esta sentindo a temperatura da opinião publica !

Importante aguardar virar realidade, não faz muito sentido tomar ações nos boatos

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

JCP é algo que só existe no Brasil, é uma maneira das empresas pagarem "dividendos" para seus acionista e ainda diminuirem seu lucros, assim pagando menos imposto. Faz tempo que falam que vão acabar, eu particularmente não invisto ou deixo de investir por culpa disso. Taxação é algo que já existiu, existe em outros mercados, claro que eu prefiro não pagar, mas se tiver que pagar, a estratégia vai continuar vencedora, única diferença que no curto prazo os ativos pagadores vão cair para corrigir essa taxação, ou até as empresas deixem de pagar e comecei a remunerar os acionista de outra maneira, como por exemplo, com recompra de ações.

Existem caminhos para fazer isso de outra forma, só que nesse caso como o Banco ABC vinha remunerando com o JCP, estou na duvida se a ação não vai sofrer no curto prazo e acontecer corrigir o preço. pois estou estudndo ela e seus números são bons.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/07/2023 at 18:51, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Fala Sardinhas!

Hoje li uma matéria referente a mais uma mordida que o governo que dar, que alias era um beneficio das empresas que é a taxação dos dividendos e eliminar o JCP.
A minha dúvida é com relação a empresas que pagam JCP, no caso estou estudando o banco ABC, e sua distribuição é sempre de juros sobre o capital.

Será que vale a pena continuar a estudar essa ação que pode ser diretamente impactada, além de outras varias empresas?

 

Pode continuar a estudar a empresa, quanto mais estuda,.melhor você vai ficar nisso, a prática leva a perfeição.

Dividendos não é um critério de exclusão, muitas empresas boas não pagam e/ou nunca pagaram dividendos.

As grandes e boas empresas vao acajr um jeito de lucrar mais e pagar menos imposto,.se ela estiver crescendo, não importa se o governo taxar em 30% os dividendos.

Uma hora essa taxacao  vai acontecer, essa e muitas outras, os impostos só foram aumentando com os anos, desapega, o leão vai morder o q puder, e cada vez mais, mas a brincadeira continua 

image.gif.dc1e7f54b9155036c7b2e2ed6abff925.gif

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/07/2023 at 18:51, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Fala Sardinhas!

Hoje li uma matéria referente a mais uma mordida que o governo que dar, que alias era um beneficio das empresas que é a taxação dos dividendos e eliminar o JCP.
A minha dúvida é com relação a empresas que pagam JCP, no caso estou estudando o banco ABC, e sua distribuição é sempre de juros sobre o capital.

Será que vale a pena continuar a estudar essa ação que pode ser diretamente impactada, além de outras varias empresas?

 

Acredito que a preocupação com a taxação de impostos, não deve ser um critério a ser avaliado na empresa. Tudo que for tachado nela, vai ser em qualquer outra também! Caso esse fato crie algum desconforto, vai ser apenas mais um ponto na hora de lançar no diagrama. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • -1
13 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. JCP ja são tributados em 15%. Eu não ligaria de taxarem os dividendos se eliminassem o imposto na receita da empresa. Não ha problema em sonhar 😅

Um dos pontos mais esperados pelo mercado na segunda fase da reforma tributária, que deve tratar do imposto sobre a renda, recai sobre o tratamento dispensado aos juros sobre capital próprio (JCP), instrumento utilizado por empresas de capital aberto para remunerar seus acionistas, com 15% de Imposto de Renda retido na fonte.

Apesar de serem muitos usados, os JCP estão com os dias contados.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad já chegou a apontar seu descontentamento com essa forma de remuneração, por conta de algumas companhias que “fazem uso abusivo do instrumento para fugir de responsabilidades tributárias”, como o pagamento do Imposto de Renda.

Haddad falou em abril que existem empresas rentáveis que não declaram lucro, porque o transformam artificialmente em JCP.

Companhias defendem a preferência pelo pagamento de juros sobre capital próprio porque, ao contrário dos dividendos, com eles é possível deduzir o valor distribuído da base de cálculo do IRPJ, tributação incidente sobre as pessoas jurídicas, com alíquota de 25%. Também podem obter desconto na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), com alíquotas de 9% a 15%.

“Há uma vantagem para a empresa de ao menos 19% ao fazer os pagamentos via JCP [a diferença entre a alíquota de 34% e os 15% retidos na fonte]”, aponta Natanael Martins, sócio do MFT Advogados.

 

Um levantamento exclusivo feito pelo TradeMap para o InfoMoney, revela que nos últimos cinco anos oito empresas da Bolsa só pagaram proventos na forma de JCP.

Um exemplo é o Banco ABC (ABCB4) que desde 2008 só paga juros sobre capital próprio aos acionistas. Além do banco, outras sete companhias distribuíram apenas JCPs nos últimos cinco anos. É o caso de Hypera  (HYPE3), BTG (BPAC11), Sabesp (SBSP3), Multiplan (MULT3), Dimed (PNVL3), M. Dias Branco (MDIA3) e Dasa (DASA3).

De acordo com o levantamento, há pelo menos 43 empresas na Bolsa em que os juros sobre capital próprio representaram 50% ou mais da remuneração total oferecida aos acionistas, na média dos últimos cinco anos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • -1
On 12/07/2023 at 17:51, Marcio Andre Blomker Boes disse:

Fala Sardinhas!

Hoje li uma matéria referente a mais uma mordida que o governo que dar, que alias era um beneficio das empresas que é a taxação dos dividendos e eliminar o JCP.
A minha dúvida é com relação a empresas que pagam JCP, no caso estou estudando o banco ABC, e sua distribuição é sempre de juros sobre o capital.

Será que vale a pena continuar a estudar essa ação que pode ser diretamente impactada, além de outras varias empresas?

 

JCP é algo que só existe no Brasil, é uma maneira das empresas pagarem "dividendos" para seus acionista e ainda diminuirem seu lucros, assim pagando menos imposto. Faz tempo que falam que vão acabar, eu particularmente não invisto ou deixo de investir por culpa disso. Taxação é algo que já existiu, existe em outros mercados, claro que eu prefiro não pagar, mas se tiver que pagar, a estratégia vai continuar vencedora, única diferença que no curto prazo os ativos pagadores vão cair para corrigir essa taxação, ou até as empresas deixem de pagar e comecei a remunerar os acionista de outra maneira, como por exemplo, com recompra de ações.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...