Jump to content

Pergunta aos casados da comunidade!


Recommended Posts

Seguinte galera, comprei  o curso pois minha esposa via o mercado financeiro como um "bixo de sete cabeças" , então eu tomei iniciativa de estudar por nós dois afim de garantir uma aposentadoria confortável pra ambos, então comecei estudando sozinho, vi que a AUVP era bem alinhada com nossos objetivos e decidi comprar o curso, mas quando eu comprei o curso da AUVP eu insisti que ela assistisse junto comigo e ela até que tá apanhando gosto pelo negocio (a live da família ajudou muito inclusive). Insisti para que ela tenha pelo menos uma noção do que estou fazendo com o dinheiro dela, então hoje eu tenho minha carteira e controlo tbm a carteira dela, tem mais alguém aqui na comunidade que é responsável pela parte de investimentos do casal? 

Como vocês fazem para controlar a carteira do cônjuge/parceiro, somam tudo e jogam no diagrama?
Investem todos em uma conta só do casal?
Como vocês fazem?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá tudo bem? Eu também não sou casado ainda mas a gente conversa sobre o tema, eu e minha namorada, ela mostra interesse, principalmente em guardar dinheiro, ela tem bons exemplos, tem gente na família que guarda dinheiro (método tradicional poupança), e aos poucos ela faz perguntas sobre e eu vou respondendo, a gente assiste o Raul no YouTube, principalmente os vídeos de organização financeira, os vídeos de como usar cartão de crédito e derivados nesse quesito, pois para ela começar ela precisa fazer essas coisas simples. Já sobre carteira, eu tenho uma visão pessoal minha que eu não gerencio carteira conjunta e não quero ter uma carteira conjunta, afinal isso se trata da liberdade financeira de ambos e eu já tive uma separação em minha vida e não quero passar pela dor de cabeça de "perder" anos de esforço (não que eu pense em me separar da minha namorada). Por fim, certa vez ela pediu para eu investir para ela, e eu também optei por não fazer isso, eu disse que posso dar suporte, ideias e opiniões mas toda a decisão final será dela, afinal o dinheiro não é meu, aconteceu o mesmo com a minha mãe, ela pediu que eu investisse para ela e o que eu fiz foi ensinar o básico, perguntei qual era a ideia que ela tinha sobre investir e o qual o objetivo dela é dentro disso conduzi ela para alguns ativos que ela mesmo investe. Não há nada de errado o casal investir junto, inclusive isso é muito positivo e aproxima o casal, pois vocês conversam sobre dinheiro e o melhor de tudo é que estão alinhados (coisa que as vezes é bem difícil quando não se tem educação financeira desde muito cedo) então acredito que vocês terão muito sucesso e prosperidade. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre mostrei minha carteira minha carteira para minha esposa, na época noiva, ela até gosta, mas prefere que eu faça tudo. Hoje praticamente só eu que tenho um salário legal, ela ainda esta na residência, mas considero uma carteira só, já que depois que casamos somos um só. Além de ficar mais pratico, é mais rápido "juntar" dinheiro dois trabalhando do que apenas um.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Então, eu tô preferindo manter 2 carteiras separadas, até por questões fiscais tbm, afinal tem que declarar tudo pra receita, ela tbm tem perfil de investimento beem mais conservadora que eu, logo eu já não me importo de correr alguns riscos (muito pouco por sinal). Hoje ela já tem boa noção por conta do curso.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Jefferson Cunha 

aqui em casa deixamos separado mas por um motivo pessoal e simples, ela fez um outros curso antes de eu entrar na AUVP e hoje ela acompanha o que aprendi na AUVP !  Mas entendemos que as duas carteiras representam nosso patrimônio como um todo!

o fato é que no meu caso eu já tinha passado a marca dos 100 mil e dos 500 mil e ela estava na época montando os primeiros 10mil e seguindo para atingir os primeiros100 mil (logo achei importante ela sentir está conquista individual enquanto aprende e prática também)

cada casal terá uma forma de lidar com isso mas a aula da família favorece ambos os caminhos … o mais importante é estarem alinhados 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Buenas, aqui em casa eu que sou o interessado e o arriscado, minha esposa muito pé no chão. Mas ja consegui mudar a visão dela, mostrei exemplos, como na calculadora do Raul.
A conta é na corretora é minha, porém aqui não tem "meu" dinheiro, é nosso ! 
Ambos trabalhamos, inicio do mês, se junta os salários, pagam-se as contas, investimos, tudo junto.

Com o curso da AUVP, pretendo assistir com ela, pra que saiba um pouco mais sobre o que estou fazendo com nosso dinheiro.

Editado por Cristian Dos Santos Araujo
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/07/2023 at 10:32, Jefferson Cunha disse:

Seguinte galera, comprei  o curso pois minha esposa via o mercado financeiro como um "bixo de sete cabeças" , então eu tomei iniciativa de estudar por nós dois afim de garantir uma aposentadoria confortável pra ambos, então comecei estudando sozinho, vi que a AUVP era bem alinhada com nossos objetivos e decidi comprar o curso, mas quando eu comprei o curso da AUVP eu insisti que ela assistisse junto comigo e ela até que tá apanhando gosto pelo negocio (a live da família ajudou muito inclusive). Insisti para que ela tenha pelo menos uma noção do que estou fazendo com o dinheiro dela, então hoje eu tenho minha carteira e controlo tbm a carteira dela, tem mais alguém aqui na comunidade que é responsável pela parte de investimentos do casal? 

Como vocês fazem para controlar a carteira do cônjuge/parceiro, somam tudo e jogam no diagrama?
Investem todos em uma conta só do casal?
Como vocês fazem?

Positivo, se tratando de casal, não existe meu e seu, e sim nosso (minha opinião) e isso contribui muito para o crescimento do patrimônio da familia como um todo

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Cristian Dos Santos Araujo disse:

Buenas, aqui em casa eu que sou o interessado e o arriscado, minha esposa muito pé no chão. Mas ja consegui mudar a visão dela, mostrei exemplos, como na calculadora do Raul.
A conta é na corretora é minha, porém aqui não tem "meu" dinheiro, é nosso ! 
Ambos trabalhamos, inicio do mês, se junta os salários, pagam-se as contas, investimos, tudo junto.

Com o curso da AUVP, pretendo assistir com ela, pra que saiba um pouco mais sobre o que estou fazendo com nosso dinheiro.

Como a gente é casado não existe mesmo esse negocio de "Meu dinheiro", mas opto por manter por enquanto em contas separadas, até mesmo por questão de perfil de risco eu "gerencio" a carteira dela conforme o perfil dela sabe e tbm por questões fiscais eu preferi deixar separado, mas o dinheiro é um só, a diferença é que o meu tá no "risco maior" o dela com bem pouco risco, mas a gente sempre tá fazendo tudo junto. Até entrei no suporte pq eu queria assinar um Diagrama do Cerrado pra ela, O @Raul Sena tá precisando lançar um AUVP pra casais hahahaha, mas ela teria que comprar o curso tbm pra ter acesso, enfim. A gente investe basicamente nas mesmas empresas e fundos, a diferença é que eu tenho umas "pimentinhas" na minha carteira, na dela não.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu ainda não sou casado, mas minha parceira assiste a AUVP cmg pra ter uma noção, mas pediu pra eu tomar as decisões. O que eu faço é +/- espelhar minha carteira. Então tipo, se vou aportar 1000 reais no meu e no dela, eu jogo no diagrama os meus 1000, vejo qnto é em renda fixa e em renda variável, pego as % (em cada empresa) e vou fazendo no dela mais manual. Por enquanto tá filet pq as empresas que botei na carteira dela tem todas +/- a mesma nota no diagrama, mas qndo começar a colocar as "pimentinhas", aí eu não sei direito como vou fazer kkk 

Infelizmente foi como eu fiz pq ela não pode só assinar a AUVP pra sempre pra ter acesso as ferramentas...

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Arthur Baquit Reis disse:

Eu ainda não sou casado, mas minha parceira assiste a AUVP cmg pra ter uma noção, mas pediu pra eu tomar as decisões. O que eu faço é +/- espelhar minha carteira. Então tipo, se vou aportar 1000 reais no meu e no dela, eu jogo no diagrama os meus 1000, vejo qnto é em renda fixa e em renda variável, pego as % (em cada empresa) e vou fazendo no dela mais manual. Por enquanto tá filet pq as empresas que botei na carteira dela tem todas +/- a mesma nota no diagrama, mas qndo começar a colocar as "pimentinhas", aí eu não sei direito como vou fazer kkk 

Infelizmente foi como eu fiz pq ela não pode só assinar a AUVP pra sempre pra ter acesso as ferramentas...

 

Pois é, eu tbm tentei assinar as ferramentas pra ela tbm, precisamos de um plano pra casados hahahahahha

Link para compartilhar
Share on other sites

Sou casado e no começo minha esposa não queria saber sobre investimentos mas com o tempo ela foi se interessando mais, começou a seguir o Raul, assiste algumas lives de segunda comigo, mas em relação ao investimento em si eu sou o responsável e fazemos em 1 só carteira e em breve vou abrir 2 subcontas para os meus filhos

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...