Jump to content
  • 0

Opinião sobre meu diagrama do cerrado


Vítor Silva

Pergunta

Opa, bão?

Então, montei o meu diagrama do cerrado recentemente e me deparei com o seguinte situação: inseri a WEGE3 e ela obteve nota 10. Depois inseri a WIZC3 e ela teve uma nota maior, que foi 12. Fiquei me perguntando se meu diagrama está ineficiente, porque, teoricamente, a Weg é uma empresa muito mais robusta. Então vim aqui pra saber se estou errando demais nas perguntas ou se tô no caminho certo. No caso, os únicos NÃOs que a Weg obteve foram para as perguntas 5 e 12, já que ela encontra-se atualmente ""cara"". E, pra Wiz, foi unicamente pra pergunta 10, já que ela é uma small/mid CAP.

Minhas perguntas
1. ROE historicamente maior que 5%?
2. A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 5 anos?
3. A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?    
4. A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação?    
5. A empresa está negociada com um P/VP menor do que 5?    
6. A empresa teve lucro operacional nos últimos 5 anos?    
7. Tem mais de 30 anos de mercado?    
8. É líder nacional ou mundial no setor em que atua?    
9. O setor em que a empresa atua é perene?    
10. A empresa é uma BLUE CHIP?    
11. A empresa tem uma boa gestão?    
12. O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?    
13. Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?    
14. A empresa teve aumento de receita líquida nos últimos 5 anos?

Sou investidor iniciante e toda ajuda é bem vinda.

Desde já, obrigado 😄

Editado por Vítor Silva
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Vítor Silva disse:

Opa, bão?

Então, montei o meu diagrama do cerrado recentemente e me deparei com o seguinte situação: inseri a WEGE3 e ela obteve nota 10. Depois inseri a WIZC3 e ela teve uma nota maior, que foi 12. Fiquei me perguntando se meu diagrama está ineficiente, porque, teoricamente, a Weg é uma empresa muito mais robusta. Então vim aqui pra saber se estou errando demais nas perguntas ou se tô no caminho certo. No caso, os únicos NÃOs que a Weg obteve foram para as perguntas 5 e 12, já que ela encontra-se atualmente ""cara"". E, pra Wiz, foi unicamente pra pergunta 10, já que ela é uma small/mid CAP.

Minhas perguntas
1. ROE historicamente maior que 5%?
2. A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 5 anos?
3. A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?    
4. A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação?    
5. A empresa está negociada com um P/VP menor do que 5?    
6. A empresa teve lucro operacional nos últimos 5 anos?    
7. Tem mais de 30 anos de mercado?    
8. É líder nacional ou mundial no setor em que atua?    
9. O setor em que a empresa atua é perene?    
10. A empresa é uma BLUE CHIP?    
11. A empresa tem uma boa gestão?    
12. O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?    
13. Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?    
14. A empresa teve aumento de receita líquida nos últimos 5 anos?

Sou investidor iniciante e toda ajuda é bem vinda.

Desde já, obrigado 😄

@Vítor Silva complementando a resposta do @Adriano Luiz Odahara Umemura, creio que nas suas perguntas a WIZ não teria somente a pergunta 10 como NÃO. Sem olhar os números dela, somente as suas perguntas, creio que ela não é líder no setor dela. Também tenho a impressão que ela não tem ampla investimento em pesquisa e inovação. 

PS: não olhei os números da empresa, foi apenas com base no pouco conhecimento que tenho dela.

Questão pessoal: me parece puxado um P/L máximo de 30, mas novamente, critério pessoal, não tem regra.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pelas respostas, @Adriano Luiz Odahara Umemura e @Flavio Prado.

Adriano, entendi seu ponto, mas a questão é justamente melhorar o meu diagrama e ver se estou no caminho certo, entende?

E, Flávio, quero opiniões pessoais mesmo! Na sua visão, qual seria um bom P/L e tem alguma sugestão para melhorar outras perguntas ou acrescentá-las?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado de novo, galera. Vcs são fodas!

@Flavio Prado: realmente, 30 anos para recuperar o valor investido é muito tempo. Mais algum conselho/dica? Tipo uma pergunta nova e etc.
 

@Marcelo Ribeiro: excelente dica. O problema é que esse x não iria variar muito de acordo com o setor da empresa ou tem como ser mais categórico e dizer que 5%, por exemplo, é um bom valor pra D.Y? (inclusive acredito que esse era o valor que estava inicialmente)

@Adriano Luiz Odahara Umemura: show de bola, vou dar uma conferida.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, Vítor Silva disse:

Obrigado de novo, galera. Vcs são fodas!

@Flavio Prado: realmente, 30 anos para recuperar o valor investido é muito tempo. Mais algum conselho/dica? Tipo uma pergunta nova e etc.
 

@Marcelo Ribeiro: excelente dica. O problema é que esse x não iria variar muito de acordo com o setor da empresa ou tem como ser mais categórico e dizer que 5%, por exemplo, é um bom valor pra D.Y? (inclusive acredito que esse era o valor que estava inicialmente)

@Adriano Luiz Odahara Umemura: show de bola, vou dar uma conferida.

Vitor,

Na verdade esse indicador não é para avaliar risco da empresa, ele depende muito mais do seu momento e do que esta buscando do que avaliar o risco ou qualidade da empresa.

Se você esta num momento de viver de renda passiva, ou mesmo esta se aproximando deste momento, este indicador pode ser mais importante do que se estiver no longo prazo ainda para construção de patrimônio.

Eu particularmente acho 5% um pouco baixo, mas estou num momento que em 10 anos quero atingir meus objetivos.  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Vitor,

Na verdade esse indicador não é para avaliar risco da empresa, ele depende muito mais do seu momento e do que esta buscando do que avaliar o risco ou qualidade da empresa.

Se você esta num momento de viver de renda passiva, ou mesmo esta se aproximando deste momento, este indicador pode ser mais importante do que se estiver no longo prazo ainda para construção de patrimônio.

Eu particularmente acho 5% um pouco baixo, mas estou num momento que em 10 anos quero atingir meus objetivos.  

Marcelo, entendo que ele não é usado pra avaliar o risco da empresa, mas acaba que podemos usar como um indicador da saúde da empresa (Raul comentou em alguma das aulas do módulo 4).

Concordo demais que depende do momento de vida da pessoa. Como ainda tô construindo o patrimônio, acho que posso utilizar um DY mais baixo (como os 5%). Pensei nesse valor porque os FIIs, que normalmente são bons pagadores de dividendo, tem em média um DY de 8%.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...