Jump to content
  • 0

IPCA+ Com Juros Semestrais


Tatiana Nagoshi

Pergunta

Bom dia!

É a minha primeira postagem na comunidade e gostaria da opinião de vcs.

Acabei de ver as aulas sobre os títulos do tesouro do módulo 3, e me surgiu uma dúvida.
Por indicação de um assessor da Xp, antes de me inscrever na AUVP, comprei títulos de NTN-B 2045 (IPCA+ 5,33%).
Parece que comprei no mercado secundário, porque não mostra nos sites do tesouro e da b3. E vi depois também que eu peguei a modalidade com juros semestrais.
Pelas aulas, entendi que hoje não me é interessante ter esse título.

Como estou iniciando agora, não sei se a minha linha da raciocínio está correta. Mas a minha dúvida é:
Compensa aceitar que foi um péssimo negócio (vendendo hoje, receberia menos do que investi), fazer o resgate e partir pra outra, ou espero o preço do título subir, pra tentar ganhar alguma coisa na marcação a mercado?
Ou... eu entendi errado e não é uma coisa nem outra...😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Tatiana Mayumi Nagoshi. Titulos com pagamento de juros semestrais possuem a desvantagem de não gerar a bola de neve atraves dos juros compostos automaticamente, a não ser que voce reinvista os juros obtidos, podendo ser no mesmo investimento ou não. Outro fator negativo é que voce tera uma rentabilidade menor, ja que nos primeiros pagamentos vc tera aliquotas maiores de IR.

A partir do inicio deste ano, passou a ser obrigatorio as corretoras apresentarem os valores diarios de marcação a mercado relacionado aos titulos publicos adquiridos no mercado secundario. Sendo assim, na minha opinião, com a expectativa da queda da taxa de juros, talvez fosse mais vantajoso voce aguardar para uma possivel valorização do seu titulo. Como o vencimento é para 2045 ele teria uma margem de tempo interessante para realizar os ajustes derivados da variação da selic.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Tatiana Mayumi Nagoshi disse:

Bom dia!

É a minha primeira postagem na comunidade e gostaria da opinião de vcs.

Acabei de ver as aulas sobre os títulos do tesouro do módulo 3, e me surgiu uma dúvida.
Por indicação de um assessor da Xp, antes de me inscrever na AUVP, comprei títulos de NTN-B 2045 (IPCA+ 5,33%).
Parece que comprei no mercado secundário, porque não mostra nos sites do tesouro e da b3. E vi depois também que eu peguei a modalidade com juros semestrais.
Pelas aulas, entendi que hoje não me é interessante ter esse título.

Como estou iniciando agora, não sei se a minha linha da raciocínio está correta. Mas a minha dúvida é:
Compensa aceitar que foi um péssimo negócio (vendendo hoje, receberia menos do que investi), fazer o resgate e partir pra outra, ou espero o preço do título subir, pra tentar ganhar alguma coisa na marcação a mercado?
Ou... eu entendi errado e não é uma coisa nem outra...😅

@Tatiana Mayumi Nagoshi complementando, o Tesouro IPCA+ 2045 com juros semestrais não é totalmente ruim. A parte prefixada não está ruim e como o título é de longo prazo, haverá muito espaço para uma boa marcação a mercado. 

Quando foi a compra desse título? Em teoria ele deveria aparecer no Portal do Tesouro. Acho que vale um questionamento ao assessor para saber o motivo do título não aparecer no seu cadastro no Portal do Tesouro.

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...