Jump to content
  • 0

Aplicação da Fórmula de Graham

André Mesquita Albuquerque

Pergunta

Amigos, estou fazendo o estudo da minha carteira e defini a fórmula de Graham para pontuar no meu Diagrama. Mas, ao usar os dados do  FUNDAMENTUS para a CSAN3, deparei com LPA = -0,13... deu bug... pois ao multiplicar por 22,5 e pelo VPA dá um número negativo... e não há raiz de número negativo, logo, não tem como definir o 'preço justo'. O que faço a partir disso???

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde @ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE. Um dos criterios adotados por graham na escolha das empresas e na utilização da sua formula esta relacionado com o lucro. Ele aplicava a sua analise em empresas com lucros consistentes e se possivel crescentes.

A CSNA3 teve prejuizo no ultimo trimestre de R$904 milhoes e nos ultimos 12 meses de R$238 milhoes, por isso o valor do LPA deu negativo e não se aplica a formula de graham.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde @ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE. Um dos criterios adotados por graham na escolha das empresas e na utilização da sua formula esta relacionado com o lucro. Ele aplicava a sua analise em empresas com lucros consistentes e se possivel crescentes.

A CSNA3 teve prejuizo no ultimo trimestre de R$904 milhoes e nos ultimos 12 meses de R$238 milhoes, por isso o valor do LPA deu negativo e não se aplica a formula de graham.

Mas ela teve lucro operacional, ou não?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
47 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Amigos, estou fazendo o estudo da minha carteira e defini a fórmula de Graham para pontuar no meu Diagrama. Mas, ao usar os dados do  FUNDAMENTUS para a CSAN3, deparei com LPA = -0,13... deu bug... pois ao multiplicar por 22,5 e pelo VPA dá um número negativo... e não há raiz de número negativo, logo, não tem como definir o 'preço justo'. O que faço a partir disso???

Boa tarde, André!

Complementando as respostas do Adriano, em muitas empresas sequer faz sentido tentar achar um "preço justo", o melhor é olhar o valor dela e segurar para o longo prazo - lucros recorrentes, vantagens competitivas, dívida controlada e por aí vai.

Algumas empresas simplesmente operam com quase nenhum patrimônio, outras normalmente negociam em um P/L mais elevado por conta do alto crescimento ou a ciclidade distorce o indicador. A CSNA3 entra no segundo caso, é uma empresa muito cíclica e difícil de avaliar pelo P/L, sendo o EV/EBITDA uma alternativa mais viável. 

Se o Investidor10 acusa lucro líquido positivo falta atualizar a empresa no site, mas o RI da CSN não tem erro, realmente foi reportado prejuízo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

Convidado
This topic is now closed to further replies.
  • Criar novo...