Jump to content
  • 0

Crise existencial !


Marcílio Fuzetto Junior

Pergunta

Boa !
Amigos pf me ajudem.    Estudando um pouco estou chegando ao entendimento que os ganhos são maiores na renda fixa do que na variável (tendo em vista o buy and hold e viver só dos dividendos).  As ações BESST por ex rendem 4 a 6, até 8% dividendos. a selic bate gostoso nelas por um grande período. 
Levando em consideração que não sou mais "novinho" kkk(45y) , não deveria focar grande parte na renda fixa e esquecer de ações?   Se estou equivocado, me deem uma luz.   muito obrigado  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Se não me engano, no módulo 8 o Raul fala um pouco sobre as proporções de carteira. Por causa da sua idade, você pode focar mais em renda fixa e em fundos imobiliários, que dá dividendo mensal, por exemplo. Mas a renda variável é importante para se blindar das oscilações da SELIC. 

Normalmente o que a gente vê é uma valorização da renda variável quando a SELIC está em baixa. Ou seja, você conseguiria manter seus rendimentos médios "estáveis" mesmo quando a selic da massa tivesse passando por momentos de baixa.

Mas sim, historicamente, a SELIC está acima do IBOV. Nesse sentido, como o Raul sempre fala, se for pra ser um investidor médio, talvez valha a pena ficar só na SELC, mas se você está na AUVP e vai estudar, você consegue ter uma carteira que ultrapassa a SELIC!

Abraços

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @Marcílio Fuzetto Junior. Se via de regra a renda fixa fosse mais vantajosa do que a renda variavel (ações), voce concorda que não compensaria empreender abrindo uma empresa? Seria muito mais seguro voce colocar todo o seu capital na renda fixa do que empreender.

As ações de boas empresas no longo prazo irão valorizar e rentabilizar mais do que a media da selic. Hoje temos um cenario que realmente a renda fixa esta muito atrativa. Mas a 3 anos atras ela estava em 2%.

Em relação aos dividendos temos que avaliar algumas definições:

DY =  O dividend yield é a porcentagem do valor do dividendo pago por uma empresa em relação ao preço de sua ação atualmente negociada no mercado

YOC = O yield on cost pode ser traduzido como rendimento no custo. Em síntese, o yield on cost é um índice financeiro que indica o rendimento de dividendos tendo como base o investimento inicial em uma ação. Ou seja, o YOC aponta a receita de dividendos que um investimento original tem no presente

Vamos supor que você comprou 50 ações da empresa XYZ por R$ 10,00 em 2015. No mes seguinte, você decide comprar mais 50 ações da companhia XYZ e estão custando R$ 8,00. Neste caso, o custo médio de aquisição das 100 ações seria de R$ 9,00.

Se considerarmos que o dividendo anual foi de R$ 0,40 por ações, então o cálculo seria 0,4/9×100. Logo, o yield on cost é 4,44%. Enfim, o yield on cost aponta o quanto o investidor recebeu em relação ao preço pago por ação. Dessa forma, ele é importante também para que o investidor verifique os efeitos dos dividendos no capital investido.

Uma empresa que apresenta DY de 5% podera ter YOC de 20, 30, 50%.

Por ultimo, quando atingimos a liberdade financeira, uma ideia equivocada é de que teriamos que colher os frutos mensalmente dos dividendos. Contudo, existe um sistema de provisionamento, para exatamente não termos a necessidade do valor mensal mas sim do anual. Vou postar abaixo um post a qual discorremos sobre o assunto

 

otimo tópico, valeu muito
vou destrinchar ele mais tarde no estudo

TMJ

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
14 horas atrás, Marcílio Fuzetto Junior disse:

Boa !
Amigos pf me ajudem.    Estudando um pouco estou chegando ao entendimento que os ganhos são maiores na renda fixa do que na variável (tendo em vista o buy and hold e viver só dos dividendos).  As ações BESST por ex rendem 4 a 6, até 8% dividendos. a selic bate gostoso nelas por um grande período. 
Levando em consideração que não sou mais "novinho" kkk(45y) , não deveria focar grande parte na renda fixa e esquecer de ações?   Se estou equivocado, me deem uma luz.   muito obrigado  

Tudo já foi falado

Está no meio do caminho da iluminação, não tem volta, a cada passo uma nova reviravolta na cabeça.

Os módulos vão se completando,.mas as lives, mas a comunidade vão ficar os conhecimentos.

O que são mais algumas semanas para quem já viveu mais de 2000 semanas, 1409 delas como adulto.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...