Jump to content
  • 0

FIIs com ativos em CDI


Leticia Mendonça Pires

Pergunta

Bom dia!!

Tenho um FII na minha carteira (KNCR11) que possui um rendimento bem interessante, da ordem de 1,23% a.m. atualmente. O valor atual da cota está 4% acima do que paguei por ela. A questão é: 92% dos ativos desse fundo estão alocados em investimentos CDI+, com prazo médio de vencimento em dez/2029.
Então, aqui vão as perguntas:
1. Como a expectativa do mercado é que a Selic esteja na casa dos 9% ao final de 2025, e talvez mais baixa nos anos seguintes, devo vender minhas cotas agora já que tenho esses 4% de valorização e invisto em outro FII? Ou devo aguardar mais um ou dois anos para ver como fica, correndo o risco do valor da cota reduzir para um patamar abaixo do que paguei por conta da queda da Selic? Imagino que o valor da cota vá reduzir no momento que a Selic começar a cair. Ou estou enganado e há outra forma de ver o futuro desse FII?

E no caso do Fiagro que tenho na carteira (KNCA11) que também possui um rendimento da ordem de 1,23% a.m. atualmente? O valor atual da cota está apenas 1,67% acima do que paguei por ela. Mas nesse caso, 63% dos ativos desse fundo são CDI+, com prazo médio de vencimento em out/2027.

Vale a pena me livrar desses dois agora para investir no KNSC11, que possui 60% investido em IPCA+ com média de vencimento para fev/2033, porém com DY de "apenas" 0,89% no último mês e 11,47% em 12 meses?

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Leticia Mendonça Pires. Seguindo a estrategia da AUVP, caso um ativo perca os seus fundamentos, voce poderia mante-lo "congelado" sem realizar mais aportes, ou ate mesmo vende-lo.

Contudo, não vejo esse cenario baseado somente nas informações que voce citou. Com a queda da selic, os dividendos poderiam diminuir e talvez o valor das cotas diminuam tambem. Contudo podem acontecer diversas variaveis, o fundo pode começar uma migração para ativos indexados ao IPCA, a queda da taxa de juros pode não ocorrer da forma que imaginamos.

Eu recomendaria voce manter atualizado a pontuação do ativo no diagrama do cerrado para seus aportes estarem alinhados com a gestão de risco do mesmo. Eu tenho uma pergunta para fiis de papel, a qual eu pontuo positivamente caso os indexadores dos CRIs se beneficiam com o contrafluxo. Mas tenho tanto FIIs diversificados entre IPCA e CDI, como outros com somente CDI.

Outra opção seria adicionar outros ativos com CRIs indexados ao IPCA, para voce ter uma diversificação maior neste criterio na sua carteira.

Como diz o Raul, investimentos são igual sabonete, quanto mais se mexe, mais ele diminui 😅

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pela resposta Adriano! Dei uma boa risada com seu comentário final! Kkkkkk

 

Voce tem razão quanto ao fundo mudar sua estratégia. Mas no caso do KNCR11, que 90% é aplicado em CDI, você realmente acha que é uma boa estratégia mantê-lo? Pelo que você conhece do mercado, você vê uma possibilidade real disso acontecer, deles mudarem para IPCA? Me parece que esse FII é muito focado em ativos CDI, a alocação é muito alta,  e isso gera uma boa preocupação.

 

Obrigado mais uma vez!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Leticia Mendonça Pires disse:

Obrigado pela resposta Adriano! Dei uma boa risada com seu comentário final! Kkkkkk

 

Voce tem razão quanto ao fundo mudar sua estratégia. Mas no caso do KNCR11, que 90% é aplicado em CDI, você realmente acha que é uma boa estratégia mantê-lo? Pelo que você conhece do mercado, você vê uma possibilidade real disso acontecer, deles mudarem para IPCA? Me parece que esse FII é muito focado em ativos CDI, a alocação é muito alta,  e isso gera uma boa preocupação.

 

Obrigado mais uma vez!

Eu considero a Kinea uma boa gestora. Ela adotou uma estrategia de potencializar os ganhos neste periodo de selic alta e caso mantenha um bom trabalho tera que ir se adaptando as mudanças do mercado. O ideal é ir acompanhando os relatorios mensais e avaliar os rumos das decisões tomadas. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fundos de Papel eu gosto de ter 3, um indexado ao IPCA (KNIP), um ao CDI (KNCR) e um que seja um misto, como o MXRF que tem 54% em IPCA e 45% em CDI, para uma carteira de quem vai viver de renda, acredito que ter esses 3 tipos acaba por compensar pois quando a SELIC está alta, o KNCR se beneficia e paga mais, enquanto a SELIC baixa e o IPCA tende a subir, o KNIP começa a pagar melhor e enquanto isso temos um misto que vai pagando uma media enquanto os outros 2 variam mais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Leticia Mendonça Pires disse:

Bom dia!!

Tenho um FII na minha carteira (KNCR11) que possui um rendimento bem interessante, da ordem de 1,23% a.m. atualmente. O valor atual da cota está 4% acima do que paguei por ela. A questão é: 92% dos ativos desse fundo estão alocados em investimentos CDI+, com prazo médio de vencimento em dez/2029.
Então, aqui vão as perguntas:
1. Como a expectativa do mercado é que a Selic esteja na casa dos 9% ao final de 2025, e talvez mais baixa nos anos seguintes, devo vender minhas cotas agora já que tenho esses 4% de valorização e invisto em outro FII? Ou devo aguardar mais um ou dois anos para ver como fica, correndo o risco do valor da cota reduzir para um patamar abaixo do que paguei por conta da queda da Selic? Imagino que o valor da cota vá reduzir no momento que a Selic começar a cair. Ou estou enganado e há outra forma de ver o futuro desse FII?

E no caso do Fiagro que tenho na carteira (KNCA11) que também possui um rendimento da ordem de 1,23% a.m. atualmente? O valor atual da cota está apenas 1,67% acima do que paguei por ela. Mas nesse caso, 63% dos ativos desse fundo são CDI+, com prazo médio de vencimento em out/2027.

Vale a pena me livrar desses dois agora para investir no KNSC11, que possui 60% investido em IPCA+ com média de vencimento para fev/2033, porém com DY de "apenas" 0,89% no último mês e 11,47% em 12 meses?

Bom dia, Letícia!

 

Eu apenas reforçaria um ponto que o @Adriano Luiz Odahara Umemura bem colocou e que devemos sempre nos atentar: nunca tomar decisões com base em expectativas. A expectativa de a Selic estar por volta de 9% em 2025 na minha opinião mal tem 1% de chance de acontecer. A economia é muito dinâmica e quase sempre somos surpreendidos.

 

Por isso, no seus caso, uma avaliação a cada tempinho nos seus ativos e ver como eles estariam se comportando seria o ideal.

As vezes as quedas que os ativos teriam podem ser um oportunidade de compra e rebalanceamento da sua carteira. Como citaram, os fundos podem fazer negociação e mudar suas exposições de CDI para IPCA e afins.

Não podemos acreditar que o fundo ficará estagnado por conta de o CDI não estar sendo mais tão favorável. Acredito que bons fundos com boas gestões irão procurar seus meios. Se não o fizerem, pode ser um bom indício de um fundo que não possuo uma boa gestão.

Eu pensaria dessa forma!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...