Jump to content
  • 0

Como avaliar um bom investimento


Simone Leite Correia

Pergunta

Pessoal, tudo bem ?

Pode ser que seja uma dúvida bobinha, mas enfim...

Estou finalizando o módulo de renda fixa, na verdade já assistindo pela segunda vez pra entender melhor. E pensando nos investimentos de renda fixa pra mim não fica claro como posso julgar um investimento como vantajoso com base nas informações de juros atrelados a eles.

Por exemplo, tenho um título IPCA + 4,6%, Um rendendo 110% do CDI, um Selic+0,03%

Não saberia definir qual seria a melhor escolha, entendem ?

Alguém tem alguma dica para que eu possa entender melhor essa análise ou até uma explicação ou truque que me ajude nisso, por favor?

Editado por Simone Leite Correia
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 26/07/2023 at 20:41, Simone Leite Correia disse:

Pessoal, tudo bem ?

Pode ser que seja uma dúvida bobinha, mas enfim...

Estou finalizando o módulo de renda fixa, na verdade já assistindo pela segunda vez pra entender melhor. E pensando nos investimentos de renda fixa pra mim não fica claro como posso julgar um investimento como vantajoso com base nas informações de juros atrelados a eles.

Por exemplo, tenho um título IPCA + 4,6%, Um rendendo 110% do CDI, um Selic+0,03%

Não saberia definir qual seria a melhor escolha, entendem ?

Alguém tem alguma dica para que eu possa entender melhor essa análise ou até uma explicação ou truque que me ajude nisso, por favor?

@Simone Leite Correia complementando  @Adriano Luiz Odahara Umemura, a análise leva em conta não somente a informação da rentabilidade dos títulos. Precisamos também levar em consideração quando foram comprados, quando vencem e qual o objetivo dos aportes. Por exemplo, o Tesouro Selic+0,03% se for reserva de emergência ou reserva de oportunidade, está OK, e como não consideramos como sendo investimentos, nem iremos comparar com os demais títulos de renda fixa. PS: Estou considerando que você tem estes investimentos.

Agora se você está analisando um aporte a ser feito, você vai considerar o vencimento, o objetivo do aporte e a sua análise com relação a expectativa do IPCA futuro e da Selic futura. Se for este o caso de um novo aporte, os juros estão com expectativa de queda e já estamos vendo reflexo nos títulos oferecidos. Poucas semanas atrás um título IPCA estava pagando a parte fixa acima de 5,00% e um pouco mais para trás estava acima de 6,00%. Porém no dia de amanhã pode acontecer algo e voltar a subir. Não temos como saber, então a análise sempre vai ser no momento e com a diversificação ao longo do tempo, teremos títulos pagando mais, outros pagando menos. Não tem como ter uma carteira ao longo do tempo que estará sempre rendendo a melhor opção. É o contrafluxo ajudando na análise.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...