Jump to content

Buy and Hold serve para tudo?


Recommended Posts

Oi S@rdinhas, 

Que a estratégia de Buy and Hold serve bem para empresas (ações), eu não tenho a menor dúvida.  Depois de pouco mais de 2 anos de vida de investidor, eu já me convenci disso.  Ter escolhido bem as minhas empresas foi uma tarefa árdua e a cada 6 meses eu reavalio se os fundamentos permanecem bons e eventualmente alguma empresa fica "de castigo" sem receber aportes por um tempo, mas não me desfaço de nenhuma.

Dito isso, será que essa estratégia é válida também para fundos imobiliários?  Antes que vocês me batam... rsss...  deixa eu me explicar melhor.  Minha carteira de FIIs é composta basicamente por FIIs high grade, mas eu coloco um pouco de tempero na carteira, adicionando uns 10% de fundos High Yield e, consequentemente, mais arriscados.  No momento, eu estou na fase de reavaliação dos meus FIIs e noto que alguns dos FIIs que eu adquiri há aproximadamente 1 ano não são mais tão high yield como eram antes.  No geral, continuo recebendo de proventos mais de 1% ao mes, resultado que considero bom, mas dos ativos "tempero" (tem uns 3 papeis nessa categoria), o yield não é mais o mesmo que há um ano atrás.  Embora continuem a puxar a média dos proventos para cima, não o fazem mais com a mesma força que quando eu os coloquei na carteira.

Eu já tenho 23 FIIs na minha carteira e não quero aumentar esse número.  Na minha estratégia de alocação, 40% do total está em FIIs e fica aqui pensando se vale à pena eu substituir uns 2 ou 3 desses FIIs, por outros de qualidade similar, mas que estejam pagando mais.  

No meu atual momento de investidor, estou aportando dinheiro novo na gringa, através de ETFs e ainda em algumas ações brasileiras que estão ainda baratas e essa classe pede aportes no momento.

Então, a pergunta que não quer calar?  Troco os 2 ou 3 já não tão High Yield por outros mais High Yield ou deixo a coisa como está e aguardo mais um pouco?  O que vocês acham?

 

Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/07/2023 at 16:47, William Redig disse:

Oi S@rdinhas, 

Que a estratégia de Buy and Hold serve bem para empresas (ações), eu não tenho a menor dúvida.  Depois de pouco mais de 2 anos de vida de investidor, eu já me convenci disso.  Ter escolhido bem as minhas empresas foi uma tarefa árdua e a cada 6 meses eu reavalio se os fundamentos permanecem bons e eventualmente alguma empresa fica "de castigo" sem receber aportes por um tempo, mas não me desfaço de nenhuma.

Dito isso, será que essa estratégia é válida também para fundos imobiliários?  Antes que vocês me batam... rsss...  deixa eu me explicar melhor.  Minha carteira de FIIs é composta basicamente por FIIs high grade, mas eu coloco um pouco de tempero na carteira, adicionando uns 10% de fundos High Yield e, consequentemente, mais arriscados.  No momento, eu estou na fase de reavaliação dos meus FIIs e noto que alguns dos FIIs que eu adquiri há aproximadamente 1 ano não são mais tão high yield como eram antes.  No geral, continuo recebendo de proventos mais de 1% ao mes, resultado que considero bom, mas dos ativos "tempero" (tem uns 3 papeis nessa categoria), o yield não é mais o mesmo que há um ano atrás.  Embora continuem a puxar a média dos proventos para cima, não o fazem mais com a mesma força que quando eu os coloquei na carteira.

Eu já tenho 23 FIIs na minha carteira e não quero aumentar esse número.  Na minha estratégia de alocação, 40% do total está em FIIs e fica aqui pensando se vale à pena eu substituir uns 2 ou 3 desses FIIs, por outros de qualidade similar, mas que estejam pagando mais.  

No meu atual momento de investidor, estou aportando dinheiro novo na gringa, através de ETFs e ainda em algumas ações brasileiras que estão ainda baratas e essa classe pede aportes no momento.

Então, a pergunta que não quer calar?  Troco os 2 ou 3 já não tão High Yield por outros mais High Yield ou deixo a coisa como está e aguardo mais um pouco?  O que vocês acham?

 

Obrigado!

As notas deles no diagrama vão fazer a escolha por você.

 

Se as notas mudaram, tipo, perderam o high por mudança de rumo (teria q reavaliar as notas no diagrama, 

Ou foi alguma coisa pontual, ou temporária, como mencionado pelo  @Adriano Luiz Odahara Umemura

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, se não me engano, em algum vídeo, o Raul uma vez falou que ele não vende mais nenhum ativo. Ele disse que já vendeu no passado e depois voltou a comprar e agora deixa lá de castigo eterno (com nota mínima no diagrama pra nunca receber o aporte, mas pra ficar de "lembrança".

Eu acho que isso é pessoal. Eu não vejo como deturpação do buy n hold você se desfazer (aos poucos) se a empresa não está mais fazendo sentido para você => você não quer mais ser sócio dela. Porém, o que eu faço é só deixar de castigo, eu não vendo.

Os únicos ativos que eu resgatei até hoje foram uns fundos pq, dps que eu entrei na AUVP eu vi que eram furados kkkk

Abraços

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutes ago, Arthur Baquit Reis disse:

Cara, se não me engano, em algum vídeo, o Raul uma vez falou que ele não vende mais nenhum ativo. Ele disse que já vendeu no passado e depois voltou a comprar e agora deixa lá de castigo eterno (com nota mínima no diagrama pra nunca receber o aporte, mas pra ficar de "lembrança".

Eu acho que isso é pessoal. Eu não vejo como deturpação do buy n hold você se desfazer (aos poucos) se a empresa não está mais fazendo sentido para você => você não quer mais ser sócio dela. Porém, o que eu faço é só deixar de castigo, eu não vendo.

Os únicos ativos que eu resgatei até hoje foram uns fundos pq, dps que eu entrei na AUVP eu vi que eram furados kkkk

Abraços

Isso aí

Eu acho q o que trouxemos com a gente, antes da AUVP, tal vez não teríamos como manter (hold) porque não passou pelo filtro, pela análise, pelo estudo completo, então esses trastes do nosso passado, "pecados antea da conversão à luz" precisamos nos arrepender e tirar das nossas vidas (e ter mais para aportar en boas empresas). Quem já tem um patrimônio alto e tem como aportar tranquilamente pode ser dar ao luxo de manter os trastes como lembrança para não pecar mais, aí ele pode vender ou não.

 

Agora depois da AUVP, se vc fez tudo direitinho, não tem porque vender por algum revés temporário só senhor mercado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que a questão é justamente o que já foi comentado na questão dos FIIs. O negócio é diversificar bastante. Os FIIs devem flutuar mesmo de acordo com o cenário econômico, sendo assim, aqueles FIIs que eram High Yeld, dependendo de algum cenário econômico tem uma queda no desempenho.

Na minha opinião o que vai acontecer se você acabar optando por comprar outros FIIs HY que estão melhores no momento é aumentar muito os ativos da sua carteira de FIIs, imagine uma repetição dessa estratégia no longo prazo? Você vai acabar tendo muitos ativos pra ficar fazendo a reavaliação constante.

Acredito que o melhor nesse caso é avaliar bem os fundos incluídos na carteira, e diversificar bem entre os tipos de FIIs. Se foi feito essas duas coisas, eu só direcionaria os aportes pros FIIs que estivessem com uma melhor oportunidade de compra no momento econômico atual.

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/07/2023 at 09:48, Rai Nunes disse:

Cara, pra mim isso é meu prático. Se os não tão High Yield não perderam os fundamentos, deixa como está.

Como vc está considerando esta troca porque quer ter mais High Yield, pare de aportar neles e passe a aportar nos novos.

Eu faria desta forma.

Oi @Rai Nunes,

Eu penso assim também e não estou aportando neles.  O que me faz pensar em vender é estar com muitos FIIs na carteira e esses que deveriam estar puxando o média da rentabilidade para cima, não estão mais fazendo isso com tanta força.  Se eu ficar só incluindo novos em vez de substituir, daqui a pouco vou estar com tanto FII que vai ficar impossível fazer análise periódica da qualidade da minha carteira.  Ó dúvida cruel....

On 28/07/2023 at 10:06, Rodrigo Nunes Endres disse:

Vou ser direto. Funciona para FII, porém...
1) Tem que diversificar;
2) Entender que:
Se a Selic ↑, Fundos de Papel ↑, Compra-se Fundos de Tijolo que está em baixa;
Se a Selic ↓, Fundos de Tijolo ↑, Compra-se Fundos de Papel que está em baixa;
3) Os 3 principais fatores para seleção de um FII de Tijolo: Localização, Localização e Localização; Só depois que vêm Vacância, Vacância Financeira, P/VP e por último DY;
4) High Yield = Maior Risco;
5) Comparar histórico do fundo com a inflação, SEMPRE deve vencer.
 

Oi @Rodrigo Nunes Endres,

Obrigado.  Concordo com tudo que você mencionou.  A minha dúvida é quando um High Yield não está tão high yield assim, ou seja, tem outros mais high yield.  Pensando isso não numa análise de um mês isolado, mas num periodo de 12 meses e ainda se vale ficar adicionando outros e a quantidade de FIIs diferentes ficar crescendo eternamente....

On 28/07/2023 at 10:12, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @William Redig. Voce chegou a avaliar quais foram os motivos para a queda do DY? 

Qual o percentual dos CRIs indexados ao CDI e ao IPCA? Sera que não esta tendo uma migração para os indexados ao IPCA baseado na expectativa da queda da taxa de juros?

 

8 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

As notas deles no diagrama vão fazer a escolha por você.

 

Se as notas mudaram, tipo, perderam o high por mudança de rumo (teria q reavaliar as notas no diagrama, 

Ou foi alguma coisa pontual, ou temporária, como mencionado pelo  @Adriano Luiz Odahara Umemura

Valeu pelo insight @Adriano Luiz Odahara Umemura,  Não considerei isso na minha análise.  Fiz uma comparação meio burra entre os HY que eu tenho e os top HY atualmente.  Note que não estou pensando em mudar a carteira como um todo e sim se os que tenho como um "tempero de rentabilidade" na média da carteira ainda estão dando um gostinho.  Realmente vale checar se eles não estão migrando de HY para HG e assim merecem permanecer.  Investir dá trabalho; mas um trabalho que compensa.  Vou estudar isso mais a fundo.  Obrigado também @Ricardo Ochoa

2 horas atrás, Arthur Baquit Reis disse:

Os únicos ativos que eu resgatei até hoje foram uns fundos pq, dps que eu entrei na AUVP eu vi que eram furados kkkk

 

 

12 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

Acho que a questão é justamente o que já foi comentado na questão dos FIIs. O negócio é diversificar bastante. Os FIIs devem flutuar mesmo de acordo com o cenário econômico, sendo assim, aqueles FIIs que eram High Yeld, dependendo de algum cenário econômico tem uma queda no desempenho.

Na minha opinião o que vai acontecer se você acabar optando por comprar outros FIIs HY que estão melhores no momento é aumentar muito os ativos da sua carteira de FIIs, imagine uma repetição dessa estratégia no longo prazo? Você vai acabar tendo muitos ativos pra ficar fazendo a reavaliação constante.

Acredito que o melhor nesse caso é avaliar bem os fundos incluídos na carteira, e diversificar bem entre os tipos de FIIs. Se foi feito essas duas coisas, eu só direcionaria os aportes pros FIIs que estivessem com uma melhor oportunidade de compra no momento econômico atual.

Oi @Arthur Baquit Reis e @Leonardo Salles Binato,

Eu tenho 3 fundos m&rd@as que comprei nos meus primeiros aportes, quando tinha zero conhecimento.  Ainda bem que foi pouca grana em cada um e os mantenho em carteira para mostrar para mim e me lembrar de não fazer mais besteira.

Minha dúvida é realmente se vale deixar os ex-HY com nota zero para não aportar ou trocá-los por melhores como parte da estratégia de reavaliação do portfolio.  Hoje eu tenho 23 FIIs e acho que já é muito.  Desses, apenas uns 3 estão na mira do "shoud I stay or should I go".....  Estou de olho em 2 novos e na próxima rodada de aportes em FII eles devem entrar, já aumenta o total para 25.  Desde que conclui AUVP eu não inclui nenhum novo, apenas aportei nos que já tinha.  A rentabilidade global não está ruim; em todos os meses eu bati o 100% do CDI (sem considerar o imposto que o CDI cobra), mas que poderia estar melhor.

Muito obrigado a todos que contribuiram para abrir mais a mente e mostrar pontos a considerar.  Essa comunidade aqui é o máximo!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...