Jump to content
  • 0

Percentual de Fundo de Papel na carteira de Fii's


Marcelo R

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Ola pessoal,

Qual percentual de fundos de papel vocês tem na carteira de Fii's ?

Como veem isso e qual motivo de escolherem o percentual que escolheram ?

No momento a minha esta em 40% o que não estou gostando (montei ela em outro momento)

Minha ideia no longo prazo com os aportes e balanceamentos é deixar em 25-26% mas ainda estou pensando nos pros e contras disso, por isso gostaria de trocar uma ideia com vocês sobre o tema !

#TMJ

 

Nesse exato momento essa é a minha proporção. Por entender que estou na fase de investimento, acho que não tem problema ter 50-60% em papel, mas a tendencia é ir diminuindo essa proporção com o passar dos anos. 

Captura de Tela 2023-08-18 às 19.32.49.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Ola pessoal,

Qual percentual de fundos de papel vocês tem na carteira de Fii's ?

Como veem isso e qual motivo de escolherem o percentual que escolheram ?

No momento a minha esta em 40% o que não estou gostando (montei ela em outro momento)

Minha ideia no longo prazo com os aportes e balanceamentos é deixar em 25-26% mas ainda estou pensando nos pros e contras disso, por isso gostaria de trocar uma ideia com vocês sobre o tema !

#TMJ

 

Boa noite, Marcelo!

Atualmente estou direcionando para ficar em torno de uns 50% no máximo. Minha posição no momento é de 65% em FIIs de papel e o restante em tijolo.

Gosto das rentabilidades deles que me ajudam nos juros compostos na minha fase de construção de patrimônio (ainda estou longe da liberdade financeira). O contraponto é que eles são muito voláteis e entendo que exige um certo acompanhamento mais rigoroso para saber se o FII de papel ainda está com bons fundamentos e operando no mercado de uma boa forma.

De qualquer forma, quero diminuir este meu percentual para trazer uma certa estabilidade na carteira por assim dizer. Conforme os anos forem passando, pretendo ir diminuindo os de papel e focando cada mais nos de tijolo seguindo uma ideia que o @Adriano Luiz Odahara Umemura comentou.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Ola pessoal,

Qual percentual de fundos de papel vocês tem na carteira de Fii's ?

Como veem isso e qual motivo de escolherem o percentual que escolheram ?

No momento a minha esta em 40% o que não estou gostando (montei ela em outro momento)

Minha ideia no longo prazo com os aportes e balanceamentos é deixar em 25-26% mas ainda estou pensando nos pros e contras disso, por isso gostaria de trocar uma ideia com vocês sobre o tema !

#TMJ

 

Zero. Só tenho tijolo.  No maximo algo indireto como fundo de fundos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite @Marcelo Ribeiro. Minha meta é 20%. Na minha opinião, quanto menos tempo faltar para a "liberdade financeira", maior a necessidade de estabilidade dos fiis de tijolos

Entendi, duro que mesmo os de tijolos não garantem muita coisa né ? (Claro quando vacilamos na hora da análise)

Tenho 4 Fiis congelados na carteira, e veja só, são 2 de papel e 2 de tijolos rs

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Ola pessoal,

Qual percentual de fundos de papel vocês tem na carteira de Fii's ?

Como veem isso e qual motivo de escolherem o percentual que escolheram ?

No momento a minha esta em 40% o que não estou gostando (montei ela em outro momento)

Minha ideia no longo prazo com os aportes e balanceamentos é deixar em 25-26% mas ainda estou pensando nos pros e contras disso, por isso gostaria de trocar uma ideia com vocês sobre o tema !

#TMJ

 

13 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

quanto menos tempo faltar para a "liberdade financeira", maior a necessidade de estabilidade dos fiis de tijolos

@Marcelo Ribeiro eu ainda não compro FIIs, me considero jovem para isso ainda. Porém, às vezes eu fico flertando com FIIs de papel High Yield. A realidade é que trato os de papel como uma ação de renda variável normal, onde eu aceito o risco, colocando uma "pimentinha" na minha carteira, com baixa exposição, lógico.

Sei que há FIIs de papel mais seguros. Entretanto, acredito que quando optar por montar uma carteira de FIIs, vou estar um pouco mais velho e devo focar na segurança que eles oferecem, optando pelos de tijolos apenas (se tudo der errado, pelo menos uma parede da pra eu ir buscar).

Estamos falando de 15, 20 anos talvez, pode ser que eu mude minha ideia. Vou acompanhar esse tópico aqui, quem sabe mudo antes até.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Rai Nunes disse:

@Marcelo Ribeiro eu ainda não compro FIIs, me considero jovem para isso ainda. Porém, às vezes eu fico flertando com FIIs de papel High Yield. A realidade é que trato os de papel como uma ação de renda variável normal, onde eu aceito o risco, colocando uma "pimentinha" na minha carteira, com baixa exposição, lógico.

Sei que há FIIs de papel mais seguros. Entretanto, acredito que quando optar por montar uma carteira de FIIs, vou estar um pouco mais velho e devo focar na segurança que eles oferecem, optando pelos de tijolos apenas (se tudo der errado, pelo menos uma parede da pra eu ir buscar).

Estamos falando de 15, 20 anos talvez, pode ser que eu mude minha ideia. Vou acompanhar esse tópico aqui, quem sabe mudo antes até.

Tenho um de tijolo que caiu tanto que nem o suporte de colocar papel higiênico vai sobrar pra mim kkkkkk

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Olá Rodrigo, qual motivo de ter zero papel ?

A primeira razão é taxa de administração.  Fundos de papel, nada mais são do que CRI e CRA. Modalidade de Investimentos que, se eu quiser, eu mesmo obtenho. Certamente não no mesmo volume, mas possivelmente com a mesma rentabilidade. 

A segunda razão é a falta de garantias.  Num fundo de tijolo existe o tijolo como garantia. Algo físico e que no máximo irá ficar desocupado por curto período de tempo. Já os papéis só tem execução na justiça e se o devedor não tiver como pagar só resta o seguro pagar ou chorar.

Assim, o tijolo tem realmente uma administração ali, manutenção e etc. Já o papel tem oque que justifica a taxa de administração? Eles atraem mais pela ganância e promessa de juros altos, mas nem deveriam ser chamados de fundos imobiliários e sim fundos bancários ou fundos de agiota.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

A primeira razão é taxa de administração.  Fundos de papel, nada mais são do que CRI e CRA. Modalidade de Investimentos que, se eu quiser, eu mesmo obtenho. Certamente não no mesmo volume, mas possivelmente com a mesma rentabilidade. 

A segunda razão é a falta de garantias.  Num fundo de tijolo existe o tijolo como garantia. Algo físico e que no máximo irá ficar desocupado por curto período de tempo. Já os papéis só tem execução na justiça e se o devedor não tiver como pagar só resta o seguro pagar ou chorar.

Assim, o tijolo tem realmente uma administração ali, manutenção e etc. Já o papel tem oque que justifica a taxa de administração? Eles atraem mais pela ganância e promessa de juros altos, mas nem deveriam ser chamados de fundos imobiliários e sim fundos bancários ou fundos de agiota.

Show Rodrigo entendi sua visão, concordo com 90% mas tem algumas coisas que acho que são um pouco diferentes…

Quando você diz que se quiser você compra CRI e CRA com a mesma taxa que os fundos compram, isso não é verdade, não sei se você já deu uma olhada, mas não tem com a mesma rentabilidade.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Show Rodrigo entendi sua visão, concordo com 90% mas tem algumas coisas que acho que são um pouco diferentes…

Quando você diz que se quiser você compra CRI e CRA com a mesma taxa que os fundos compram, isso não é verdade, não sei se você já deu uma olhada, mas não tem com a mesma rentabilidade.

Isso se deve a especulação do valor do fundo. Qual o VP do fundo de papel? Tem gente que ainda paga P/VP maior que 1. Daí realmente a conta não fecha e passa a impressão que o fundo dá mais retorno.

O que esses fundos tem de vantagem é escolher por você qual CRI e debenture comprar. E talvez acesso a algum que seja exclusivo, por terem muito dinheiro. Mas é só. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Show Rodrigo entendi sua visão, concordo com 90% mas tem algumas coisas que acho que são um pouco diferentes…

Quando você diz que se quiser você compra CRI e CRA com a mesma taxa que os fundos compram, isso não é verdade, não sei se você já deu uma olhada, mas não tem com a mesma rentabilidade.

Oi @Rodrigo Nunes Endres, eu estou com o @Marcelo Ribeiro, nessa.  A rentabilidade dos CRIs dos FIIs de papel é muito boa e pulverizada.  Eu não me sinto confortável em investir em CRIs e CRAs diretamente, devido à falta de garantia.  A pulverização que os CRIs oferecem é que os tornam atraentes, na minha visão.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu sempre tento manter os Fii's de papel com no máximo 30% da carteira de Fiis (sendo que incluo nesta carteira também os Fiagro e os Fiinfra (considero os dois como Fii de papel na distribuição)).

Nos FII de papel estou buscando alguns bons High Grade - se alguém tiver alguns para indicar para estudo agradeço.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse:

Eu sempre tento manter os Fii's de papel com no máximo 30% da carteira de Fiis (sendo que incluo nesta carteira também os Fiagro e os Fiinfra (considero os dois como Fii de papel na distribuição)).

Nos FII de papel estou buscando alguns bons High Grade - se alguém tiver alguns para indicar para estudo agradeço.

"Bom" é muito relativo. Eu estou muito interessado no HCTR, mas as pessoas estão chorando querendo sair 😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu curto fiis de papel, quando tem um tamanho legal acaba tendo um portfólio bem amplo, o que protege ele contra eventuais calotes, que acontecerão.
Se o fundo for bem amplo, o calote não dói, acaba sendo diluído, quase não impactando. 

Claro, vc em q entender q ele tem que cada um em seu ciclo (tijolo vs papel) e as características do portfólio, se é mais cdi ou se é mais ipca/INCC.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Rai Nunes disse:

"Bom" é muito relativo. Eu estou muito interessado no HCTR, mas as pessoas estão chorando querendo sair 😅

Oportunidade no contra-fluxo.  Entrar a 47 reais, recebendo 0,50 de proventos com P/VP menor de 45% num fundo com portfolio de cerca de 3 bilhões soa como oportunidade....  Isso não é uma recomendação de investimento, mas que dá coceira na mão, isso dá!!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...