Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, cada investidor tem sua quantidade ideal de papéis.
Atualmente, falando especificamente de ações, possuo 18 em carteira sendo que 2 não recebem aportes devido a nota negativa no diagrama do cerrado (cag@das do passado pra variar 😅).
Sendo assim, considero 16 papéis que mais acompanho e estou bem tranquilo com as posições que são as seguintes:
Financeiro e Outros: 62,16% (sendo 9 ativos no total mas são 8 que recebem aportes);
Utilidade Pública: 28,23% (5 ativos);
Materiais Básicos: 4,66% (2 ativos);
Bens Industriais: 3,20% (1 ativo);
Consumo não Cíclico: 1,75% (1 ativo que também não recebe aportes).
Porém penso em quando eu estudar um novo ativo e ele poder entrar na minha carteira. Por exemplo, para diversificar um pouco no setor de bens industriais que atualmente tem um único papel. Ao pensar em diversificar este setor, automaticamente penso que minha carteira estará subindo para 17 ativos que receberão aportes.
Aí que vem a coisa...
Não sei se estou complicando as coisas, se estou no final das contas procurando pelo em ovo, se devo ignorar isso e seguir diversificando um pouco mais realmente independente da quantidade total... entendem?
Por isso gostaria de ver opiniões sobre para que eu possa seguir aqui em minha reflexão.
Pergunta
Edison Paulini
Bom dia, sardinhas!
Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, cada investidor tem sua quantidade ideal de papéis.
Atualmente, falando especificamente de ações, possuo 18 em carteira sendo que 2 não recebem aportes devido a nota negativa no diagrama do cerrado (cag@das do passado pra variar 😅).
Sendo assim, considero 16 papéis que mais acompanho e estou bem tranquilo com as posições que são as seguintes:
Financeiro e Outros: 62,16% (sendo 9 ativos no total mas são 8 que recebem aportes);
Utilidade Pública: 28,23% (5 ativos);
Materiais Básicos: 4,66% (2 ativos);
Bens Industriais: 3,20% (1 ativo);
Consumo não Cíclico: 1,75% (1 ativo que também não recebe aportes).
Porém penso em quando eu estudar um novo ativo e ele poder entrar na minha carteira. Por exemplo, para diversificar um pouco no setor de bens industriais que atualmente tem um único papel. Ao pensar em diversificar este setor, automaticamente penso que minha carteira estará subindo para 17 ativos que receberão aportes.
Aí que vem a coisa...
Não sei se estou complicando as coisas, se estou no final das contas procurando pelo em ovo, se devo ignorar isso e seguir diversificando um pouco mais realmente independente da quantidade total... entendem?
Por isso gostaria de ver opiniões sobre para que eu possa seguir aqui em minha reflexão.
Obrigado, turma!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
2
2
2
DIAS POPULARES
22/Ago
13
Top Posters For This Question
Edison Paulini 5 posts
Ricardo O 2 posts
Rai Nunes Espindola 2 posts
Laercia Do Amor Divino Lima 2 posts
DIAS POPULARES
22/Ago 2023
13 posts
Os mais famosos desse tópico
Tiago Roberto Novello
Edison, Eu tb concordo que não existe um número mágico, mas, acredito haver um limite que você consiga acompanhar os números, relatórios, fechamentos, etc. de maneira confortável. Eu tenho 12 açõ
Henrique Magalhães
Se voce consegue acompanhar e reavaliar estes ativos de tempo sem tempos, não ha problema... inclusive este tema foi mencionado ontem novamente na Live... eu mesmo entendo que sera comum querermos inc
Edison Paulini
Bom dia, sardinhas! Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, ca
Posted Images
12 respostas para essa pergunta
Recommended Posts