Jump to content
  • 0

FIIs


Ivan Teixeira Vicente

Pergunta

Boa tarde amigos sardinhas… por favor teria como me tirar uma dúvida?

Os fIIS  DA DEFAUL? ou seja eles quebram? POR EXEMPLO se for um de papel, ou seja tem como ele quebrar ou preciso rever as aulas de FIIS? sim sei que tenho...mas quis fazer a pergunta aqui não como "POnhe" mental, mas tentando lembrar o fundamento de  FIIS de papel com a  construção de patrimônio se a coerência nisso... andei estudando 3 FIIs os dividendos estão pigando consistentemente ao longo dos anos. alguém poderia me dar um contra ponto ou algo que não enxerguei. prefiro não citar o FIIs.E o momento do mercado em um todo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

É só pensar um pouco. o Fii nada mais é que um fundo de investimento, ou seja, tem umas pessoas que estão fazendo uma vaquinha para investir em determinados ativos. Com mais dinheiro se consegue opções melhores. No caso do FII de papel é emprestar dinheiro, seja para CRI, CRA ou debentures. Se os devedores derem o calote, o fundo toma o prejuízo e precisará acionar as garantias, e mesmo essas garantias podem não dar muito certo ou demorar muito para recuperar. Como todo fundo, as pessoas se assustam com os calotes e sacam o dinheiro, o fundo precisa então de ter dinheiro em caixa para poder pagar essas pessoas.
Se não tiver dinheiro suficiente, daí ele mesmo irá dar o calote nos investidores.

Agora você entende que não é só DY e P/VP que precisa analisar na hora de comprar cotas dos fundos. (e não investir em fundos com um único ativo)

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, ivan teixeira vicente disse:

Boa tarde amigos sardinhas… por favor teria como me tirar uma dúvida?

Os fIIS  DA DEFAUL? ou seja eles quebram? POR EXEMPLO se for um de papel, ou seja tem como ele quebrar ou preciso rever as aulas de FIIS? sim sei que tenho...mas quis fazer a pergunta aqui não como "POnhe" mental, mas tentando lembrar o fundamento de  FIIS de papel com a  construção de patrimônio se a coerência nisso... andei estudando 3 FIIs os dividendos estão pigando consistentemente ao longo dos anos. alguém poderia me dar um contra ponto ou algo que não enxerguei. prefiro não citar o FIIs.E o momento do mercado em um todo.

Boa tarde, Ivan!

 

Eu atualmente sigo uma linha de raciocínio parecida com o exposto pelo @Rodrigo Nunes Endres.

Observar a exposição de um FII de papel acho que se faz crucial. Saber o tamanho do risco e do prêmio que o FII opera é importante para saber no que você está investindo.

Acho que a definição que o próprio Raul tem é uma boa: "FII de papel é uma gambiarra que transforma renda fixa em renda variável".

Ou seja, entender sobre renda fixa ajuda a entender no que um FII de papel pode estar exposto.

 

Um exemplo hipotético no pior cenário possível. Imagine um FII de papel que investisse 90% do seu patrimônio em debêntures e CRIs  em Gol e Americanas. Dados os rombos e prejuízos que essas empresas tem, como o FII se sustentaria?

É um exemplo bem esdrúxulo mas acho que consegue pegar a ideia que eu quis passar.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, ivan teixeira vicente disse:

Boa tarde amigos sardinhas… por favor teria como me tirar uma dúvida?

Os fIIS  DA DEFAUL? ou seja eles quebram? POR EXEMPLO se for um de papel, ou seja tem como ele quebrar ou preciso rever as aulas de FIIS? sim sei que tenho...mas quis fazer a pergunta aqui não como "POnhe" mental, mas tentando lembrar o fundamento de  FIIS de papel com a  construção de patrimônio se a coerência nisso... andei estudando 3 FIIs os dividendos estão pigando consistentemente ao longo dos anos. alguém poderia me dar um contra ponto ou algo que não enxerguei. prefiro não citar o FIIs.E o momento do mercado em um todo.

seria muito raro mas pode acontecer, nada é zero risco.

  • igual que se você emprestar dinheiro para alguém tem o risco de nunca receber, dependendo de para quem você empresta a possibilidade de calote aumenta ou diminui.
  • se você e criar uma empresa de varejo, telefonia, aérea, agencia de viagens, pode ganhar dinheiro por um bom tempo, mas pode dar default também.
  • ou se você comprar um carro, sem seguro, você pode perder o bem
  • se comprar uma casa, pode perder o patrimônio, baixo certas condições, muito ruins, poderia acontecer, mas não seria fácil.
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Rodrigo Nunes Endres disse:

É só pensar um pouco. o Fii nada mais é que um fundo de investimento, ou seja, tem umas pessoas que estão fazendo uma vaquinha para investir em determinados ativos. Com mais dinheiro se consegue opções melhores. No caso do FII de papel é emprestar dinheiro, seja para CRI, CRA ou debentures. Se os devedores derem o calote, o fundo toma o prejuízo e precisará acionar as garantias, e mesmo essas garantias podem não dar muito certo ou demorar muito para recuperar. Como todo fundo, as pessoas se assustam com os calotes e sacam o dinheiro, o fundo precisa então de ter dinheiro em caixa para poder pagar essas pessoas.
Se não tiver dinheiro suficiente, daí ele mesmo irá dar o calote nos investidores.

Agora você entende que não é só DY e P/VP que precisa analisar na hora de comprar cotas dos fundos. (e não investir em fundos com um único ativo)

sim sim.... obrigado pela explanação e relembrar...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...