Jump to content
  • 0

SPXS11 - O que vocês acham?


Adriana Zakzuk

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Adriana Zakzuk. O primeiro criterio que eu costumo verficar é o P/VP. Por se tratar de um patrimonio atrelado a dividas, e as mesmas são atualizadas diariamente, comprar um fii de papel com P/VP acima de 1 voce estaria pagando um valor maior do que o real.

Avaliar os indexadores dos CRIs eu tambem considero importante. Vão ter fiis que concentram os seus indexadores para ter maior rentabilidade no momento, enquanto outros ja equilibram visando os horizontes futuros mesmo em detrimento dos ganhos atuais.

Como são dividas, sempre é bom avaliar tambem se o fundo possui algum caso de inadimplencia e como esta sendo trabalhado

Por ultimo, existe um indicador que é o LTV (Loan to value) que indica a relação de garantias dos CRIs em relação a divida. Quanto menor o LTV maior a relação de garantias. Um CRI com LTV de 50% significa que a cada R$1 de divida foram atreladas R$2 de garantia. Nos relatorios mensais geralmente são apresentados os LTVs dos CRIs individualmente e da media do fii como um todo.

Em relação ao fii, não seria o SPXS11? Não cheguei a analisar o fii, mas dando uma olhada rapida alguns fatores a serem citados. É um fii novo, inaugurado em agosto 22, ou seja esta completando somente 1 ano agora. Na minha opinião possui poucos dados para serem avaliados. Por ser um fii novo, veja que os dividendos possuem uma variação grande, ainda faltando dados para realmente determinarmos qual o seu DY. Possui a maior parte dos CRIs voltados para empreendimentos residenciais, sendo os indexadores divididos entre IPCA e CDI.

 

Captura de Tela 2023-08-28 às 07.41.08.png

Captura de Tela 2023-08-28 às 07.43.33.png

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

dá uma olhada aqui ...
 


Acho que tem outros topicos sobre as perguntas, tem umas bem interessantes. Inclusive uma que fala se segue o contra-fluxo. Mas fundo de papel é analisar os ativos basicamente, pegar as aulas de renda fixa, e olhar no RI o que estão investindo.

o fundo é SPSX11 ou SPXS11? 
se for o SPXS11, ele me parece ser bem novo, eu não colocaria nada lá.

Mas se faz sentido pra você, dá uma olhada a composição dele, ve quais papeis tem, se estão atrelados a quais indices e talz. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Adriana Zakzuk disse:

PessoALL, ando com dúvidas na hora de analisar fundos de papel. 
Podem me ajudar? Quais perguntas seriam boas para análise desse tipo de fundo? 
 

O que acham do SPSX11 em particular? 

Adriana o que te chamou a atenção nele ? Como chegou a ele ?

Alem do que o pessoal disse, viu que ele tem pouco mais de 5000 investidores ? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Desculpe a dislexia! É SPXS11 mesmo!

A dúvida veio exatamente por ser um fundo de papel, por ser novo e por ter poucos investidores! 
Como ainda estou aprendendo a analisar, queria saber o que eu deveria olhar nele e as respostas de vocês me ajudaram muito!!! 

Obrigada @Marcelo Ribeiro @Adriano Luiz Odahara Umemura e @André Hiromi Arima!!!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Adriana o que te chamou a atenção nele ? Como chegou a ele ?

Alem do que o pessoal disse, viu que ele tem pouco mais de 5000 investidores ? 

Um amigo me falou sobre ele, por conta dos altos dividendos, fui estudar e fiquei com receio, por ser um fundo novo e por não saber o que olhar direito em fundos de papel. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriana Zakzuk disse:

Um amigo me falou sobre ele, por conta dos altos dividendos, fui estudar e fiquei com receio, por ser um fundo novo e por não saber o que olhar direito em fundos de papel. 

Vejo que fundos novos assim tendem inicialmente a mostrar esses valores de dividendos bem elevados justamente para conseguir atrair mais investidores principalmente alguns mais leigos.

Primeiro queria te parabenizar quando comentou que acendeu um sinal de alerta ao você se topar com este fundo e observar alguns pontos. Para mim é um sinal que você está observando bem as coisas. Muito legal!

 

Aqui você já pode perceber então alguns critérios:

- apesar de FIIs serem de um mercado relativamente novo, alguns papéis são muito recentes como este por exemplo. Logo, pouco de tempo de existência do FII pode ser um critério eliminatório semelhante ao que fazemos com ações muito novas de bolsa;

- a inconstância nos dividendos como mostrado pelo gráfico que o Adriano postou pra gente;

- número de cotistas como indicado pelo Marcelo e consequentemente sua liquidez;

- composição do FII e seu P/VP.

 

Você já ficou mais craque para seguir com avaliações deste tipo de ativo  😉

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Vejo que fundos novos assim tendem inicialmente a mostrar esses valores de dividendos bem elevados justamente para conseguir atrair mais investidores principalmente alguns mais leigos.

Primeiro queria te parabenizar quando comentou que acendeu um sinal de alerta ao você se topar com este fundo e observar alguns pontos. Para mim é um sinal que você está observando bem as coisas. Muito legal!

 

Aqui você já pode perceber então alguns critérios:

- apesar de FIIs serem de um mercado relativamente novo, alguns papéis são muito recentes como este por exemplo. Logo, pouco de tempo de existência do FII pode ser um critério eliminatório semelhante ao que fazemos com ações muito novas de bolsa;

- a inconstância nos dividendos como mostrado pelo gráfico que o Adriano postou pra gente;

- número de cotistas como indicado pelo Marcelo e consequentemente sua liquidez;

- composição do FII e seu P/VP.

 

Você já ficou mais craque para seguir com avaliações deste tipo de ativo  😉

Super obrigada, Edison!!!! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...