Jump to content
  • 0

Estou no caos, empresa misturada com pessoa fisica


Convidado Anônimo

Pergunta

ola a todos...

 

Estou em uma situação dificil de colocar nos trilhos, mas vou conseguir, só não sei por onde começar...
hoje tenho uma empresa que tem um bom faturamento, porem o meu prolabore é menor do que meus gastos...

meu ponto de duvida é como fazer para iniciar a solução...

se eu aumentar meu prolabore, o custo com INSS e IRPF aumenta muito...
porem com o prolabore atual, a conta não fecha, só não estou devendo por que a empresa paga minhas contas...

alguem já passou por isso? tem alguma solução que possa me ajudar?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

ola a todos...

 

Estou em uma situação dificil de colocar nos trilhos, mas vou conseguir, só não sei por onde começar...
hoje tenho uma empresa que tem um bom faturamento, porem o meu prolabore é menor do que meus gastos...

meu ponto de duvida é como fazer para iniciar a solução...

se eu aumentar meu prolabore, o custo com INSS e IRPF aumenta muito...
porem com o prolabore atual, a conta não fecha, só não estou devendo por que a empresa paga minhas contas...

alguem já passou por isso? tem alguma solução que possa me ajudar?

 

Boa tarde. Mas voce não realiza a distribuição de lucro?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

ola a todos...

 

Estou em uma situação dificil de colocar nos trilhos, mas vou conseguir, só não sei por onde começar...
hoje tenho uma empresa que tem um bom faturamento, porem o meu prolabore é menor do que meus gastos...

meu ponto de duvida é como fazer para iniciar a solução...

se eu aumentar meu prolabore, o custo com INSS e IRPF aumenta muito...
porem com o prolabore atual, a conta não fecha, só não estou devendo por que a empresa paga minhas contas...

alguem já passou por isso? tem alguma solução que possa me ajudar?

 

To pra dizer que 90% das pessoas que tem empresa passam por isso.

O sistema de distribuição de lucros passou a ser tributado em 2022, uma forma de contornar isso é gerar um fluxo de caixa do proprietário e de fato a empresa pagar as despesas, se tiver mais sócios não é bom, mas se for uma empresa apenas da pessoa e tiver parcimônia e disciplina no volume retirado, não da problema, a parte ruim é que o dinheiro é de fato da empresa e se ela tiver problema, lascou.

Mas o sistema é complicado, tudo pra morrer no imposto. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
57 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

sim, mas pela regra do contrato social, apenas no final do ano... o grande problema que acabo não tendo controle de quanto gasto... 

Aqui já tem a resposta, basta ter o controle de quanto você gasta! A planilha esta ai para te auxiliar nisso.

Editado por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Cézar Busato disse:

O sistema de distribuição de lucros passou a ser tributado em 2022, uma forma de contornar isso é gerar um fluxo de caixa do proprietário e de fato a empresa pagar as despesas, se tiver mais sócios não é bom, mas se for uma empresa apenas da pessoa e tiver parcimônia e disciplina no volume retirado, não da problema, a parte ruim é que o dinheiro é de fato da empresa e se ela tiver problema, lascou.

Boa noite @Cézar Busato. Distribuição de lucro não é tributado no BRasil. A tributação acontece na receita. Em 2021 foi publicada a PL 2337/2021 mas que não foi aprovada e ficou parada no senado.

Por isso que seus dividendos são isentos de impostos.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

o grande problema que acabo não tendo controle de quanto gasto... 

a solução aqui seria simples , controle os gastos … mas a questão da empresa x cpf exige que você saiba o que está fazendo , pode se endividar e ainda pode prejudicar sua empresa …

 Comece com o simples e básico controle de gastos …

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/08/2023 at 17:23, Convidado Anônimo disse:

ola a todos...

 

Estou em uma situação dificil de colocar nos trilhos, mas vou conseguir, só não sei por onde começar...
hoje tenho uma empresa que tem um bom faturamento, porem o meu prolabore é menor do que meus gastos...

meu ponto de duvida é como fazer para iniciar a solução...

se eu aumentar meu prolabore, o custo com INSS e IRPF aumenta muito...
porem com o prolabore atual, a conta não fecha, só não estou devendo por que a empresa paga minhas contas...

alguem já passou por isso? tem alguma solução que possa me ajudar?

 

Olá Anônimo. 

Se a sua empresa gera lucro, e deve gerar, pois paga as suas contas pessoais, basta receber os dividendos da empresa. Não precisa aumentar o pró-labore, aliás, nem precisa ter pró-labore. Mas não "roube" a sua empresa tirando todo o dinheiro dela. A empresa precisa de capital de giro e precisa ter reserva de emergência. 

Em linhas gerais, deixando o capital de giro e 25% do lucro em caixa, o restante retire como dividendos. 

PS1: não é recomendação. Converse com o seu Contador.

PS2: altere o contrato social para pagamento mensal.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi Anônimo,

A PJ é lucro presumido? Pelo que você descreveu, sim. Confere? Se fosse lucro real, você estaria na chapa quente.

Fechamento trimestral pode ser mais tranquilo para a contabilidade, com distribuição dos lucros aferidos, pelo menos em uma parte, mantendo a previsão e provisão para o mês adiante. Nunca zere o caixa. Mas precisas comprovar os lucros nos livros, ou seja, eles devem ser escriturados.

Mantendo o pro labore, mesmo que menor, você evita desdobramentos potencialmente ruins.

Qual sua idade, quanto falta para aposentar e quando você prevê o fechamento da PJ? Os últimos 5+1 anos devem ser impecáveis.

Abraço

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...