Jump to content
  • 0

Sobre exposição à ativos internacionais, melhor ter ETFs ou BDRs?


Mario Angelo Claudino

Pergunta

Salve, salve Sardinhas, tudo tranquilo?

Gostaria de trocar algumas ideias com vocês sobre o que é melhor manter em carteira, ETFs (como por exemplo IVVB11) ou BDRs (Apple, Coca, etc)? Tenho os dois (ETFs e BDRs) em carteira!

 

Ainda não tenho corretora fora do Brasil para a exposição à ativos internacionais, no entanto entendi que os BDRs apresentam os mesmos riscos da nossa bolsa, no entanto estes ativos estão performando muito bem! Assim, dentro de uma ideia de exposição a ativos internacionais o mais corerente seria vender os BDRs e alocar em ETFs? No caso de exposição a ativos internacionais!

 

Conto com a gentileza e troca de ideias da comunidade!

Muito obrigado pela atenção! 👊🐟

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Mario Angelo Claudino. A principio, o objetivo em investir em ativos internacionais, seria proteger parte do patrimonio em uma moeda mais forte historicamente do que o real.

Quando se investe em BDRs ou em ETFs como o IVVB11 o seu patrimonio continua exposto aos mesmos riscos de qualquer ativo nacional referente a moeda e as leis que regem nosso país.

Caso mesmo assim voce mantenha a decisão em investir aqui mesmo no BRasil, a principal diferença entre os 2 estaria na diversificação. Quando voce investe em um etf como o IVVB11 que replica o SP500, voce tem o apice da diversificação. Ao investir em empresas isoladas voce mesmo teria que criar uma diversificação para não gerar um risco de exposição acentuado no seu patrimonio em determinado ativo ou setor. Da mesma forma que voce faz com ações nacionais, avaliando o setor, analisando o ativo e adicionando no diagrama do cerrado de modo que ele direcione os aportes baseado no risco.

Caso reste mais alguma duvida poste aqui na comunidade para tentarmos ajudar.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Mario!

 

Eu não gosto muito de BDRs por três motivos:

- estão sujeitos as duas legislações: nacional e internacional. Acho que isso pode tornar o tema mais complexo;

- são cotados em reais. Mas aqui entra um quesito mais particular pois eu prefiro investir diretamente em um stock ou ETF diretamente em dólar para ficar mais fácil de eu usufruir deste valor lá fora como, por exemplo, em uma viagem;

- BDRs não pagam dividendos. Mesmo as ações direto lá fora (stocks e ETFs internacionais) terem uma tributação, eu gosto de receber uns trocados para ir balanceado os aportes nos ativos que tenho.

 

Sendo assim, eu prefiro mais uma conta internacional (utilizo a avenue no caso) para me expor diretamente ao dólar e bons ETFs diversificados e que complementam minha carteira e até mesmo em stocks.

Quando comecei com investimentos internacionais antes aqui do cvrso, iniciei direto em stocks que pagavam dividendos. Era minha mentalidade da época.

Hoje o objetivo é dolarizar uma pequena parte do meu patrimônio e facilitar de usufruir em algum momento. Também digo pequena parte pois não tenho acho que eu tenho um patrimônio investido em um valor relevante para proteger ele dolarizando muito o mesmo.

 

Espero que este pontos ajudem em alguma reflexão!

Bom dia Edison, tudo bem? 

Os pontos abordados na sua explanação me ajudaram muito, vou reavaliar a minha estratégia de ativos internacionais! Eu tenho uma movimentação externa no Bank of American, vou fechar essa operação e abrir uma conta (ainda a decidir) para realocar e colocar uma pequenina parte dos meus aportes e patrimônio em ativos internacionais! 

 

Muitíssimo obrigado pela sua ajuda!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @Mario Angelo Claudino. A principio, o objetivo em investir em ativos internacionais, seria proteger parte do patrimonio em uma moeda mais forte historicamente do que o real.

Quando se investe em BDRs ou em ETFs como o IVVB11 o seu patrimonio continua exposto aos mesmos riscos de qualquer ativo nacional referente a moeda e as leis que regem nosso país.

Caso mesmo assim voce mantenha a descisão em investir aqui mesmo no BRasil, a principal diferença entre os 2 estaria na diversificação. Quando voce investe em um etf como o IVVB11 que replica o SP500, voce tem o apice da diversificação. Ao investir em empresas isoladas voce mesmo teria que criar uma diversificação para não gerar um risco de exposição acentuado no seu patrimonio em determinado ativo ou setor. Da mesma forma que voce faz com ações nacionais, avaliando o setor, analisando o ativo e adicionando no diagrama do cerrado de modo que ele direcione os aportes baseado no risco.

Caso reste mais alguma duvida poste aqui na comunidade para tentarmos ajudar.

Bom tarde Adriano, tudo bem?

 

Primeiramente muito obrigado pela sua ajuda e orientação. Você abordou alguns pontos que não estava ciente relacionado à exposição dos risco de  nossa bolsa. De fato minha ideia é proteger essa pequena parte do meu patrimônio em ativos internacionais. Com base na resposta que consegui na comunidade e claro atraves da análise dos fundamentos dos ativos internacionais, eu irei definir a estratégia!

 

Novamente muito obrigado pelo seu tempo! 👊

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa, @Mario Angelo Claudino.

Investir no exterior é buscar em primeiro lugar diversificação, mas não buscando ganhar mais, mas sim criar camadas de proteção. Como o BDR e ETF não oferecem essa camada de proteção, não valeria a pena, mesmo com uma rentabilidade boa.

Agora... se vc não quer abrir conta no exterior, por "preguiça" ou medo de burocracia no IR, ai sim valeria a pena usar etf que investem no exterior e usar BDR

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Mario Angelo Claudino disse:

Salve, salve Sardinhas, tudo tranquilo?

Gostaria de trocar algumas ideias com vocês sobre o que é melhor manter em carteira, ETFs (como por exemplo IVVB11) ou BDRs (Apple, Coca, etc)? Tenho os dois (ETFs e BDRs) em carteira!

 

Ainda não tenho corretora fora do Brasil para a exposição à ativos internacionais, no entanto entendi que os BDRs apresentam os mesmos riscos da nossa bolsa, no entanto estes ativos estão performando muito bem! Assim, dentro de uma ideia de exposição a ativos internacionais o mais corerente seria vender os BDRs e alocar em ETFs? No caso de exposição a ativos internacionais!

 

Conto com a gentileza e troca de ideias da comunidade!

Muito obrigado pela atenção! 👊🐟

image.jpeg.8a7c773371b56bd4ff64217607f3d804.jpeg

  • HAHAHAHA 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mario,

Pelos motivos citados pelo @Edison Luis Paulini eu também optei por investir somente em ETFs e não fazer stock picking. Fazia tempo que eu queria diversificar uma % do patrimônio fora do BR, mas, não via como vantajoso fazer isso através de BDRs e também queria entrar a fundo na análise de ações individuais nos EUA, portanto, escolhi 6 ETFs que são super satisfatórios para a diversificação que eu queria.

Sem contar que o mercado norte americano é infinitamente mais maduro do que o nosso, então, os ETFs são utilizados em grande escala, justamente por terem um ótimo rendimento, excelentes estratégias e gestão, por lá é muito mais difícil montar uma carteira com ações individuais e bater os ETFs mais tradicionais.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...