Jump to content
  • 0

Compras antes de conhecer a UVP


Juan Perboyre Alves

Pergunta

Pessoal, Bom dia.

Poderiam me dá sujestão do que fazer a respeito disso.. eu antes de estudar aqui, fazia aportes sem muito cuidado (não é muita coisa pelo menos)..

Mas o que eu faço? Por exemplo, tenho menos FII de tijolo do que de papel (me arrependo demais) e outra, devo ter 10 Fiis, e 9 ações, eu estou com medo de comprar outras ações e acabar "pulverizando".. o que eu faço? Vendo? Eu não gosto da ideia.. mas ficar com a carteira "feia" também me incomoda

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Juan,

Você já finalizou todos os módulos?

Antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos/aportes que fazia antes do cvrso, é importantíssimo aguardar a finalização de todos os módulos, justamente porque essa questão será abordada. Outro ponto: você passará por um teste para conhecer mais intimamente o seu perfil, chamado PIAR, esse teste te dará um norte em como estruturar os seus aportes tomando como base o resultado do seu perfil.

Você saberá analisar todos os ativos que já possuía e pode ser que alguns deles ainda façam sentido na sua carteira após o cvrso. Outros você simplesmente congelar e não fazer novos aportes. Portanto, para cada ativo você poderá ter um caminho diferente a seguir, não seria o ideal e nem faria sentido vender tudo sem fazer toda essa análise.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Juan Perboyre Alves disse:

É porque ouvi dizer, antes do curso, que se começou com ações, não pode mais parar, mas pelo que entendi que vocês falaram.. é melhor eu parar por um tempo de ações.. e o que eu ia dedicar em ações, guardar em renda fixa.

Na verdade você pode dar uma pausa sim, Juan.

O mais importante em não fazer aportes na renda variável no momento é justamente você adquirir conhecimento para saber o que estará fazendo e também para remanejar sua carteira. Inclusive tem aulas sobre isso como comentado pelos amigos acima.

Até lá, o máximo que normalmente indicamos ser feito é aportar em um tesouro Selic: te rentabilidade boa, é super seguro e não tem muita complicação como você verá (ou já viu) no módulo 3.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Juan Perboyre Alves disse:

É porque ouvi dizer, antes do curso, que se começou com ações, não pode mais parar, mas pelo que entendi que vocês falaram.. é melhor eu parar por um tempo de ações.. e o que eu ia dedicar em ações, guardar em renda fixa.

não chega nem englobar "renda fixa" apenas tesouro selic mesmo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/09/2023 at 15:22, Juan Perboyre Alves disse:

Pessoal, Bom dia.

Poderiam me dá sujestão do que fazer a respeito disso.. eu antes de estudar aqui, fazia aportes sem muito cuidado (não é muita coisa pelo menos)..

Mas o que eu faço? Por exemplo, tenho menos FII de tijolo do que de papel (me arrependo demais) e outra, devo ter 10 Fiis, e 9 ações, eu estou com medo de comprar outras ações e acabar "pulverizando".. o que eu faço? Vendo? Eu não gosto da ideia.. mas ficar com a carteira "feia" também me incomoda

Eu sou muito ansioso também, fiquei me segurando para não redistribuir meus ativos de renda fixa quando terminei o módulo. Fiquei ansioso para iniciar os aportes em renda variável quando terminei o módulo e assim por diante. A cada módulo finalizado a vontade (e ansiedade) aumentavam, mas no final acho que a melhor coisa que fiz foi aguardar.

Estou a algumas semanas analisando 1 (UM) ativo para saber se vou ou não incluir ele, e acho isso vai se repetir até que minha carteira chegue a um ponto que eu diga "Agora sim tá legal!". Mas não tenho pressa, tenho um colega me ajudando que sempre me fornece frases úteis (e ele também me ajuda a controlar a ansiedade de investir). Vou compartilhar algumas:

"O dinheiro dos ansiosos vai para o bolso dos pacientes"
"Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos"


São frases "comuns" do mundo dos investimentos, mas eu tenho um post-it pregado aqui na minha frente para me segurar e não fazer 💩.

Abraços e paciência meu jovem.
Investir é como plantar uma árvore, demora, mas se bem cuidada um dia ela dará bons frutos.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/09/2023 at 15:22, Juan Perboyre Alves disse:

Pessoal, Bom dia.

Poderiam me dá sujestão do que fazer a respeito disso.. eu antes de estudar aqui, fazia aportes sem muito cuidado (não é muita coisa pelo menos)..

Mas o que eu faço? Por exemplo, tenho menos FII de tijolo do que de papel (me arrependo demais) e outra, devo ter 10 Fiis, e 9 ações, eu estou com medo de comprar outras ações e acabar "pulverizando".. o que eu faço? Vendo? Eu não gosto da ideia.. mas ficar com a carteira "feia" também me incomoda

Sua carteira não precisa ser bonita ... (não pode ficar com toc na carteira em kkkkk, a quantidade de FIIS não precisa acompanhar o número de ações propriamente dito), FII's de papel vão continuar diminuindo sua distribuição de dividendos tendo em vista a queda da inflação, então talvez seja o momento de diminuir suas posições nessas ações e trocar para tijolos, talvez não, vai depender do tipo de investidor que você é ... 

Se está em dúvida quanto a comprar e vender talvez seja bom analisar todas as ações que você tem na carteira e decidir a partir da análise, não tome decisões impulsivas em base de achismo. 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Todas as respostas em um consenso.
1. Termine o curso
2. monte sua estratégia.

3. analise se o que já comprou faz sentido pra sua estratégia.

Minha opnião:

4. As que não fazem sentido estão no prejuízo, tem chance de subir, é um valor pequeno comparado ao patrimônio ? Mantenha.
5. Estão com lucro e/ou não tem perspectiva de subir ? venda. --- tome o prejuízo como aprendizado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...