Jump to content
  • 0

Ações PN x Ações Unit


Douglas Cameschi

Pergunta

Boa noite nobilíssimos colegas,

 

Tenho duas dúvidas relacionadas a como avaliar e selecionar de forma mais adequada e precisa se devo optar pela ação preferencial ou unit de determinada empresa.

1 - Para averiguar a diferença de cotação, basta fazer o cálculo simples de soma das cotações das ações que compõe a Unit? Ou este método é insuficiente/equivocado?

 

2 - Para fins específicos de dividendos, existe algum método/cálculo que se constata efetivamente qual das ações tem distribuído mais dividendos? (Considerando a proporção entre a cotação delas)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite @Douglas Rafael França Cameschi. Sim, voce pode utilizar a soma dos preços das ações que compoem a unit para verificar se a mesma encontra-se descontada ou não.

Seria o DY (Dividend Yeld) mesmo. Mas lembre-se que para o investidor de longo prazo, tão importante quanto o DY seria o YOC (Yeld on Cost), ja que nosso preço medio sera diferente da cotação atual.

É isso mesmo!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Douglas Rafael França Cameschi disse:

Boa noite nobilíssimos colegas,

 

Tenho duas dúvidas relacionadas a como avaliar e selecionar de forma mais adequada e precisa se devo optar pela ação preferencial ou unit de determinada empresa.

1 - Para averiguar a diferença de cotação, basta fazer o cálculo simples de soma das cotações das ações que compõe a Unit? Ou este método é insuficiente/equivocado?

 

2 - Para fins específicos de dividendos, existe algum método/cálculo que se constata efetivamente qual das ações tem distribuído mais dividendos? (Considerando a proporção entre a cotação delas)

Complementando o que o Adriano disse, vale lembrar que normalmente o preço da Unit acompanha o preço dos ativos que compõem ela, salvo algumas exceções (e pequenas discrepâncias), inclusive existem robôs automáticos que ficam buscando esses pequenos gaps pra fazer arbitragem o que faz mais ainda as coisas se equilibrarem.

Talvez seja interessante você olhar para a liquidez do ativo, as units foram criadas inclusive para ajudar nisso.

Da uma olhada nesse exemplo da Taesa

image.png.77bc6eb7c920bac3b1126705a3b99ac7.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Douglas Rafael França Cameschi disse:

Boa noite nobilíssimos colegas,

 

Tenho duas dúvidas relacionadas a como avaliar e selecionar de forma mais adequada e precisa se devo optar pela ação preferencial ou unit de determinada empresa.

1 - Para averiguar a diferença de cotação, basta fazer o cálculo simples de soma das cotações das ações que compõe a Unit? Ou este método é insuficiente/equivocado?

 

2 - Para fins específicos de dividendos, existe algum método/cálculo que se constata efetivamente qual das ações tem distribuído mais dividendos? (Considerando a proporção entre a cotação delas)

Após analisar bem a empresa e decidir virar sócio:

1- cálculo simples. Se estiver descontada a UNIT, de preferência.

2. Dividendos, depende da sua estratégia, se está na fase de construção de patrimonio ou viver de renda. Não escolha uma empresa apenas pelos dividendos que paga. Muitas boas empresas nunca pagaram dividendos, e isso não quer dizer que os acionistas não tiveram acesso ao lucro.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Douglas, eu apoio as repostas dos meus colegas acima, porém vejo que você está na T24 que está iniciando agora, com base nisso eu sugiro que você aguarde até finalizar o módulo 4 onde será abordado o Mercado de RV e lhe ensinará como avaliar corretamente tanto setores quanto ativos. Ainda que você já tenha experiência no mercado de capitais, até a finalização desse módulo, eu te aconselho fortemente a segurar a mãozinha e não mexer com isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Complementando o que o Adriano disse, vale lembrar que normalmente o preço da Unit acompanha o preço dos ativos que compõem ela, salvo algumas exceções (e pequenas discrepâncias), inclusive existem robôs automáticos que ficam buscando esses pequenos gaps pra fazer arbitragem o que faz mais ainda as coisas se equilibrarem.

Talvez seja interessante você olhar para a liquidez do ativo, as units foram criadas inclusive para ajudar nisso.

Da uma olhada nesse exemplo da Taesa

image.png.77bc6eb7c920bac3b1126705a3b99ac7.png

Neste caso, valeria mais a pena então comprar a Unit, já que a tag along de todas é 100% e a liquidez da Unit é maior?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Fabiano Gomes disse:

Douglas, eu apoio as repostas dos meus colegas acima, porém vejo que você está na T24 que está iniciando agora, com base nisso eu sugiro que você aguarde até finalizar o módulo 4 onde será abordado o Mercado de RV e lhe ensinará como avaliar corretamente tanto setores quanto ativos. Ainda que você já tenha experiência no mercado de capitais, até a finalização desse módulo, eu te aconselho fortemente a segurar a mãozinha e não mexer com isso.

Opa, apesar de ser a turma atual eu já realizei todos os módulos, completei hoje hahaha.

Sim, estou fazendo as análises com bastante calma, esse ponto era uma dúvida que acabou restando.

 

De qualquer modo, obrigado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriana Zakzuk disse:

Neste caso, valeria mais a pena então comprar a Unit, já que a tag along de todas é 100% e a liquidez da Unit é maior?

Creio que sim Adriana, apesar de que o fator da liquidez é mais relevante quando se cogita a venda da ação e o intuito seria o Buy and Hold, contudo é um indicativo importante a se levar em conta.

 

Com relação à dúvida que eu coloquei (para fins de dividendos), creio que levar em conta a possível diferença de cotação, a média do DY dos últimos anos, e conforme mencionado, o Yield on Cost são critérios que provavelmente vêm antes da liquidez. Porém não se restringir a eles, afinal existem muitos fundamentos a se analisar e verificar para decidir a empresa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...