Boa noite sardinhas e sardinhos desse mundo afora,
Eu vi em alguma live ou aula que o @Raul Sena falou que o dividendo é descontado do preço da ação.
Porém isso não é uma afirmação literal, correto?
Suponha que essa afirmação seja por:
- Ao fato de que o dividendo é descontado do patrimônio da empresa. E a empresa tendo um patrimônio menor, o mercado precificará, muitas vezes, a ação um pouco menor.
- Somado ao fato de que um pouco antes da data-ex, as ações poderão em muitos casos, subir um pouco de preço devido a espertinhos querendo ganhar dividendos. A ação então em geral, voltará aos patamares anteriores depois da distribuição de dividendos.
- E ainda ao terceiro fato de que se a empresa passa a pagar dividendos de forma recorrente, muita gente acaba buscando os dividendos, acaba querendo comprar a empresa, fazendo o preço por ação subir.
- E claro, uma empresa que paga dividendos já está na fase de auferir lucros. Sendo assim, algum(s) de seu(s) investimentos já deu lucro.
O que vocês acham.
Estou certo nessas afirmações?
Ou minha interpretação em relação a fala do @Raul Sena foi incorreta?
Muito Obrigado pessoal.
Terminei todas as aulas e estou com essa ponta solta no meu raciocínio
Pergunta
Cristian Roberto Pastro
Boa noite sardinhas e sardinhos desse mundo afora,
Eu vi em alguma live ou aula que o @Raul Sena falou que o dividendo é descontado do preço da ação.
Porém isso não é uma afirmação literal, correto?
Suponha que essa afirmação seja por:
- Ao fato de que o dividendo é descontado do patrimônio da empresa. E a empresa tendo um patrimônio menor, o mercado precificará, muitas vezes, a ação um pouco menor.
- Somado ao fato de que um pouco antes da data-ex, as ações poderão em muitos casos, subir um pouco de preço devido a espertinhos querendo ganhar dividendos. A ação então em geral, voltará aos patamares anteriores depois da distribuição de dividendos.
- E ainda ao terceiro fato de que se a empresa passa a pagar dividendos de forma recorrente, muita gente acaba buscando os dividendos, acaba querendo comprar a empresa, fazendo o preço por ação subir.
- E claro, uma empresa que paga dividendos já está na fase de auferir lucros. Sendo assim, algum(s) de seu(s) investimentos já deu lucro.
O que vocês acham.
Estou certo nessas afirmações?
Ou minha interpretação em relação a fala do @Raul Sena foi incorreta?
Muito Obrigado pessoal.
Terminei todas as aulas e estou com essa ponta solta no meu raciocínio
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
1
DIAS POPULARES
6/Set
12
Top Posters For This Question
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 2 posts
Cristian Roberto Pastro 2 posts
WALLACE O. RODRIGUES 2 posts
Adriano Umemura 1 post
DIAS POPULARES
6/Set 2023
12 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa noite @Cristian Roberto Pastro. Eu interpreto que, se uma empresa paga dividendos, e o dinheiro sai do caixa, o valor patrimonial diminui. Se uma empresa retem o lucro para realizar investime
Adriana Zakzuk
Quando a empresa distribui dividendos, ela tira dinheiro do seu caixa. Assim, como ela se desfez de parte do patrimônio, os preços das ações são ajustados, excluindo-se o valor dos dividendos. E
Levy Anesi Py Júnior
Opa, o valor é ajustado mesmo, se procurar esse assunto foi bem falado próximo a data de 11 - 12/08/2022, quando a petrobras anunciou o pagamento dos dividendos altíssimos, a ação fechou valendo R$ 36
11 respostas para essa pergunta
Recommended Posts