Jump to content
  • 0

RESERVA DE EMERGÊNCIA


Kevinfernandes Alves

Pergunta

Bom dia!

Estou criando minha reserva de emergência ainda e assistir à aula de tesouro Selic e fiquei com uma dúvida.

Se é melhor, por exemplo, por no tesouro Selic 2026 e aporta mais e leva menos tempo para ter o valor da minha reserva de emergência ou por no tesouro Selic 2029 e aporta menos e por mais tempo para ter minha reserva de emergência?

Pensando melhor agora é reserva de emergência, então quanto antes seria melhor.

Mas bora ver a opinião de vocês.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
2 minutes ago, Kevinfernandes Alves disse:

Bom dia!

Estou criando minha reserva de emergência ainda e assistir à aula de tesouro Selic e fiquei com uma dúvida.

Se é melhor, por exemplo, por no tesouro Selic 2026 e aporta mais e leva menos tempo para ter o valor da minha reserva de emergência ou por no tesouro Selic 2029 e aporta menos e por mais tempo para ter minha reserva de emergência?

Pensando melhor agora é reserva de emergência, então quanto antes seria melhor.

Mas bora ver a opinião de vocês.

@Kevinfernandes Alves complementando, não faz diferença colocar no Tesouro Selic 2026 ou 2029, pois ambos têm liquidez diária e a marcação a mercado é insignificante. 

Creio que você está confundindo um pouco o conceito. A reserva de emergência precisa ter disponibilidade imediata para uso. Não é um investimento, e portanto você não vai ter que esperar até o vencimento para ter acesso a ela ou para render para chegar no valor da reserva de emergência. Você formar o valor necessário para 6 a 12 meses dos seus custos fixos e este valor pode ficar parte no Tesouro Selic (pode ser no 2029), parte na conta corrente de um bancão, parte em espécie.

É sempre bom assistir novamente a aula. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
1 minute ago, Kevinfernandes Alves disse:

Pensando melhor agora é reserva de emergência, então quanto antes seria melhor.

Bom dia @Kevinfernandes Alves, sim seria isso mesmo, quanto antes voce tiver a sua reserva melhor. Em relação aos vencimentos, como o tesouro selic possui rentabilidade e liquidez diaria, e sua marcação a mercado é insignificante, voce pode escolher o titulo que esta com uma taxa melhor.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Kevinfernandes Alves complementando, não faz diferença colocar no Tesouro Selic 2026 ou 2029, pois ambos têm liquidez diária e a marcação a mercado é insignificante. 

Creio que você está confundindo um pouco o conceito. A reserva de emergência precisa ter disponibilidade imediata para uso. Não é um investimento, e portanto você não vai ter que esperar até o vencimento para ter acesso a ela ou para render para chegar no valor da reserva de emergência. Você formar o valor necessário para 6 a 12 meses dos seus custos fixos e este valor pode ficar parte no Tesouro Selic (pode ser no 2029), parte na conta corrente de um bancão, parte em espécie.

É sempre bom assistir novamente a aula. 

Espero ter ajudado.

Entendi agora, posso colocar no 2029, pois o valor que aporto não é fixo, então no momento que chegar no valor que quero, mesmo não chegando a  2029, mas posso tirar, pois é liquidez diária e no 2029 taria rendendo melhor que o 2026, então não valeria a pena por no 2026.

Então quando conseguisse chegar no valor da reserva de emergência eu podia deixar até terminar e quando termina coloco em outra Selic com rendimento maior e assim vou deixando até precisar do dinheiro.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Kevinfernandes Alves complementando, não faz diferença colocar no Tesouro Selic 2026 ou 2029, pois ambos têm liquidez diária e a marcação a mercado é insignificante. 

Creio que você está confundindo um pouco o conceito. A reserva de emergência precisa ter disponibilidade imediata para uso. Não é um investimento, e portanto você não vai ter que esperar até o vencimento para ter acesso a ela ou para render para chegar no valor da reserva de emergência. Você formar o valor necessário para 6 a 12 meses dos seus custos fixos e este valor pode ficar parte no Tesouro Selic (pode ser no 2029), parte na conta corrente de um bancão, parte em espécie.

É sempre bom assistir novamente a aula. 

Espero ter ajudado.

Flavio prado, minha dúvida era referente a isso tbm, onde deixar a reserva,  assisti a live e percebi que alguns conceitos que tinha sobre onde deixar não é viável. :(

Então vc acha mais vantajoso dividir assim, igual no comentário?!? 

Conta corrente de um  banco, em espécie e no tesouro.?? Indicaria outra ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Francisca Dayse Bezerra Souza disse:

Flavio prado, minha dúvida era referente a isso tbm, onde deixar a reserva,  assisti a live e percebi que alguns conceitos que tinha sobre onde deixar não é viável. :(

Então vc acha mais vantajoso dividir assim, igual no comentário?!? 

Conta corrente de um  banco, em espécie e no tesouro.?? Indicaria outra ?

@Francisca Dayse Bezerra Souza, a minha reserva deixei assim. 50% no tesouro Selic e 50% no CDB liquidez diária.

Editado por Simone Christina Moreira Soares
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Kevinfernandes Alves disse:

Bom dia!

Estou criando minha reserva de emergência ainda e assistir à aula de tesouro Selic e fiquei com uma dúvida.

Se é melhor, por exemplo, por no tesouro Selic 2026 e aporta mais e leva menos tempo para ter o valor da minha reserva de emergência ou por no tesouro Selic 2029 e aporta menos e por mais tempo para ter minha reserva de emergência?

Pensando melhor agora é reserva de emergência, então quanto antes seria melhor.

Mas bora ver a opinião de vocês.

Considere uma reserva de emergência, de necessidade caso precise utilizar amanhã como faria?

Imagina a necessidade caso precise. Mas levando em consideração "nunca mais precisar desse valor" deixaria no que pagar mais e esqueceria esse valor.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Kevinfernandes Alves disse:

Entendi agora, posso colocar no 2029, pois o valor que aporto não é fixo, então no momento que chegar no valor que quero, mesmo não chegando a  2029, mas posso tirar, pois é liquidez diária e no 2029 taria rendendo melhor que o 2026, então não valeria a pena por no 2026.

Então quando conseguisse chegar no valor da reserva de emergência eu podia deixar até terminar e quando termina coloco em outra Selic com rendimento maior e assim vou deixando até precisar do dinheiro.

Kevin, basicamente você precisa aportar para formar sua reserva. Ela não será montada com os rendimentos do Tesouro Selic ou outro ativo.

Se o valor da sua reserva for R$ 10 mil, você precisa aportar esse valor. Indica-se um ou outro ativo para evitar de esse valor ir perdendo seu poder de compra com o tempo. Mas o próprio Raul indicou que deixa a reserva dele na conta mesmo (em parte, pelo menos).

Então, você precisar ir aportando os valores no local que você decidir (Tesouro, CDB liquidez diária, conta etc) até chegar aos hipotéticos R$ 10 mil. Quando atingir tal valor, você vai ter formado sua reserva e poderá partir para a formação da sua carteira.

Espero ter colaborado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/09/2023 at 15:03, Flavio Prado disse:

@Francisca Dayse Bezerra Souza onde deixar a reserva de emergência é uma questão pessoal e bastante controversa. O tranquilidade de cada um muda muito, porém algumas questões são importantes e precisamos levar em consideração na forma como iremos tratar a reserva de emergência.

- ela não é investimento, portanto não entra na composição da nossa carteira de investimentos.

- ela não é investimento, portanto não visamos a rentabilidade.

- o mais importante é ter disponibilidade 24/7 (24 horas, 7 dias por semana), claro que o ápice dela é estar 100% 24/7, mas não necessariamente será assim. Nem 100% do dinheiro em espécie é a melhor situação e nem 100% do dinheiro na conta do bancão. Nas duas situações você pode ter algum imprevisto para usar o dinheiro.

- diversificação de onde a reserva está alocada (justamente pelo item anterior).

 

Fora estes pontos acima, o que vai variar de pessoa para pessoa, basicamente serão:

- em quantos "locais" deixarei a reserva de emergência? Conta corrente, conta poupança, bancão, banquinho, dinheiro em espécie, CDB de liquidez diária, Tesouro Selic, LCA/LCI de liquidez diária, etc ?

- com a escolha de onde deixar a reserva de emergência (em 1 local só ou em diversos locais) estou seguro em uma eventual emergência no quesito de conseguir acessar o dinheiro? Por exemplo, escolhi deixar no banquinho e no Tesouro Selic, no momento da emergência for fim de semana, o Tesouro estará fechado e só terei o banquinho, e se o banquinho estiver indisponível no momento? Claro que se estiver no bancão também pode acontecer, como tivemos problemas com o Itaú a pouco tempo atrás.

 

Parece "teoria da conspiração", porém se temos a oportunidade de conhecer formas de nos proteger e de entendermos a importância da reserva de emergência, podemos usar da melhor forma possível deste conhecimento.

Eu sei que vamos preferir uma resposta "definitiva" onde vão falar para ter tanto aqui, tanto ali, tanto acolá, porém se fizermos isto e no dia de amanhã acontecer, e a recomendação "definitiva" furar, será algo bastante ruim para todos.

Espero ter ajudado.

 

PS: a minha reserva de emergência fica parte no Tesouro Selic, parte em uma Caixinha do Nubank, parte na conta do bancão. Não tenho dinheiro em espécie e sei o risco que tem tal escolha, mas é uma escolha pessoal minha.

@Flavio Prado agradeço demais, a ajuda, Obrigada!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Penso que a melhor alternativa é não ver a reserva de emergência como "investimento", mas sim como reserva mesmo, pois a rentabilidade não deve importar muito, os aportes mensais que vão constituí-la, uma vez que se você separa 20% de seu ganho mensal, em aproximadamente 2 anos você teria uns 3 meses de custo... 

Não pense muito em rentabilidade se tratando de Reserva de Emergencial, uma vez que ela tem que ser segura e com máxima liquidez, as vezes sendo colocada parte até mesmo em poupanças... e como aprendemos, rentabilidade e segurança são inversamente proporcionais...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...