Jump to content
  • 0

Ciclos de commodities: o que fazer?


Daniel De Barros Di Giácomo

Pergunta

Olá, pessoal!

Aproveitando o tema da live de hoje, o que vocês aconselham fazer nos ciclos de commodities?

Por exemplo, comprando VALE3 agora no momento em que está abaixo dos R$ 70,00, considerando um futuro ciclo de alta do minério de ferro, com a cotação dos papéis da Vale passando de R$ 100,00, vocês consideram válida a venda (ainda que parcial) do ativo quando houver sinais de queda do preço do ferro? Ainda, passando da faixa dos R$ 70,00, os aportes devem continuar?

Minha opinião pessoal e o meu planejamento é no sentido de aproveitar esses momentos de baixa para realizar os aportes (entendo que, mesmo sendo uma empresa cíclica, os momentos de alta compensam os de baixa), deixar de aportar na alta, mas segurar os papéis, principalmente em razão da impossibilidade de prever esses ciclos. De qualquer forma, já vi bastante discussão acerca disso e acho que seria proveitoso trazer esse tópico para a comunidade. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 11/09/2023 at 20:06, Edison Paulini disse:

Boa noite, Daniel!

Eu não consideraria a venda dos ativos nessas situações de variações.

Uma porque já foge da estratégia que temos de buy and hold. 

Outra porque em uma dessas se pode perder dinheiro. Prever de fato o ciclo e como será o mesmo é difícil. Com isso, a chance de fazer algo errado como uma venda ou compra no momento incorreto é grande.

Acho que o diagrama do cerrado já ajuda a respeitar esses ciclos de acordo com a avaliação feita do risco de cada ativo e consequentemente os aportes sugeridos são ajustados também pelo valor da cota que leva a representação do ativo na sua carteira.

 

Eu indico também esse vídeo do Raul falando sobre ciclos o qual ele também indica sobre as commodities. Vale a pena conferir!

https://youtu.be/5En40dCxeWw?si=RJJuq1gfEGkZDLVJ

Ainda não tinha visto esse vídeo, valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...