Jump to content

Pergunta

Postado

Fala turma, tudo bem?

Queria saber se vocês tem indicação de algum material onde posso encontrar métodos de Valuation mais direcionados ao segmento da empresa em analise. Por exemplo, cada um dos segmentos a seguir devem possuir indicadores que para sua linha de atuacao que sao mais relevantes do que outros:

 - Financeiro
 - Varejo
 - Celulose
 - Infraestrutura
 - Energia Transmissao / Geracao
 - Petroleo e Gas
 - Mineracao
 - Saneamento e Distribuicao de Aguas
 - Alimentos (Industrializados/Carnes)

 

Abraços!

  • Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado
On 11/09/2023 at 19:43, Pedro Victor Silva De Oliveira disse:

Fala turma, tudo bem?

Queria saber se vocês tem indicação de algum material onde posso encontrar métodos de Valuation mais direcionados ao segmento da empresa em analise. Por exemplo, cada um dos segmentos a seguir devem possuir indicadores que para sua linha de atuacao que sao mais relevantes do que outros:

 - Financeiro
 - Varejo
 - Celulose
 - Infraestrutura
 - Energia Transmissao / Geracao
 - Petroleo e Gas
 - Mineracao
 - Saneamento e Distribuicao de Aguas
 - Alimentos (Industrializados/Carnes)

 

Abraços!

@Pedro Victor Silva De Oliveira a questão com o Valuation, independente do segmneto, é que se você pedir para 100 especialistas que façam o valuation de uma empresa, você terá 100 valores diferentes. Na Aula 08 do Módulo 4 o Raul fala do assunto. Você assistiu a todas as aulas?

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Oi Flavio, ja vi sim, mas o exemplo da aula é usando varejo.. gostaria de algo mais abrangente. Entendo que sempre serao valuations diferentes, mas devem existir metricas que estao tem mais peso dado o segmento do negocio.
Exemplo:

  • Faz bastante sentido olhar o P/VP < 1 em empresas q tem giram a operacao em torno de grandes infraestruturas (eletrico gerecao/transmissao , saneamento)?
  • Faz sentido dar mais peso a margem liquida p/ o varejo em relacao ao P/VP?
  • Brabo 1
  • 0
Postado

A dificuldade do Valuation é que no final do dia o avaliador atribui uma taxa de crescimento para a empresa, o que é basicamente um chute.

Uma vez fiz um curso de valuation, o que mais aproveitei foi a metodologia de levantar e avaliar os dados presentes da empresa. Mas prever o crescimento da empresa e assim atribuir seu preço é muito dificil. 

  • Aí cê deu aula... 1
×
×
  • Criar novo...