Jump to content

Previdência Privada PGBL


Recommended Posts

Olá pessoal, estou com duas dúvidas relacionadas com a previdência privada PGBL, sei que vale a pena pra quem faz a declaração completa do IR, sabendo disso, fiquei com as seguintes dúvidas:

1) Como saber qual o valor do aporte máximo na previdência privada pra abater na declaração do IR? Sei que o limite é de 12%, mas qual o valor de referência? Usa o total do valor que foi tributável no ano anterior? Como vocês fazem?

2) Existe um lugar melhor pra encontrar os melhores planos de previdência privada? Tem esse produto na AUVP investimento? Eu não encontrei.

Se alguém puder me ajudar com esse assunto agradeço muito.

Valeu!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Leonardo Salles Binato disse:

1) Como saber qual o valor do aporte máximo na previdência privada pra abater na declaração do IR? Sei que o limite é de 12%, mas qual o valor de referência? Usa o total do valor que foi tributável no ano anterior? Como vocês fazem?

Bom dia @Leonardo Salles Binato . Voce pode usar o simulador da receita federal

https://www27.receita.fazenda.gov.br/simulador-irpf/

6 horas atrás, Leonardo Salles Binato disse:

2) Existe um lugar melhor pra encontrar os melhores planos de previdência privada? Tem esse produto na AUVP investimento? Eu não encontrei.

Sim, na AUVP investimentos tem algumas previdencias que foram selecionadas por apresentar caracteristicas melhores para o investidor. Na plataforma antiga estão em Invista agora - Previdencia Privada

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Luis Carlos Dias Baroni disse:

Minha duvida é a mesma. Só pra ver se eu entendi certinho, dado  exemplo abaixo ai, eu deveria investir 12% de R$4392,00? image.png.85da001cb5aa1c06177cf7443bb49745.png

Boa noite @Luis Carlos Dias Baroni. Não, se sua renda anual é de R$20.200,00 voce podera deduzir 12% deste valor, ou seja, R$2424,00. Este seria o valor anual que voce aportaria na sua previdencia PGBL.

Ao colocar este valor, seu IR diminuiria de R$4392,34 para R$3725,74 deixando de pagar R$666,60

Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutes ago, Luis Carlos Dias Baroni disse:

essa é a renda mensal (R$20200), vi agora que no simulador tem o calculo anual. Então seria 12% de 238.731,76 ao ano, o que daria R$28.647,81 para aportar na previdência. @Adriano Umemura seria isso? image.png.85e873259ce4da1cd779b185238f8a3d.png

Isso, o rendimento para declaração de IR é anual. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/09/2023 at 21:18, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Luis Carlos Dias Baroni. Não, se sua renda anual é de R$20.200,00 voce podera deduzir 12% deste valor, ou seja, R$2424,00. Este seria o valor anual que voce aportaria na sua previdencia PGBL.

Ao colocar este valor, seu IR diminuiria de R$4392,34 para R$3725,74 deixando de pagar R$666,60

Mas então não é exatamente o valor que você aportou na previdência que vai deduzir do imposto.

Nesse exemplo, ele aportaria no PGBL R$ 2.424,00 e reduziria no imposto o valor de R$ 666,60. Eu tinha entendido que o desconto era o mesmo valor do aporte.

Mesmo sendo assim, em todos os casos da declaração completa do imposto de renda vale a pena?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Leonardo Salles Binato disse:

Mas então não é exatamente o valor que você aportou na previdência que vai deduzir do imposto.

Nesse exemplo, ele aportaria no PGBL R$ 2.424,00 e reduziria no imposto o valor de R$ 666,60. Eu tinha entendido que o desconto era o mesmo valor do aporte.

Mesmo sendo assim, em todos os casos da declaração completa do imposto de renda vale a pena?

 

O valor aportado reduz a base de cálculo do imposto de renda com isso se vc paga 27,5%, vai ser esse valor que deixaria de pagar (ou aumentar na restituição)

Tem várias calculadoras na internet para você fazer a avaliação.

Tem que ter esse dinheiro "sobrando"  para poder "guardar" na previdência 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Leonardo Salles Binato disse:

Mas então não é exatamente o valor que você aportou na previdência que vai deduzir do imposto.

Nesse exemplo, ele aportaria no PGBL R$ 2.424,00 e reduziria no imposto o valor de R$ 666,60. Eu tinha entendido que o desconto era o mesmo valor do aporte.

Mesmo sendo assim, em todos os casos da declaração completa do imposto de renda vale a pena?

 

Não, o valor a ser aportado na previdencia não deduz de forma direta no imposto pago, ele entra no calculo para pagamento deste imposto.

O que temos que pensar seria o seguinte, o valor que voce aporta na previdencia ira retornar para voce um dia, e caso voce não fizesse nada, teria que pagar o IR de qualquer forma. Por pior que seja a rentabilidade da previdencia, neste exemplo em questão voce teria um retorno anual de 27,5% ja que esta aportando R$2424,00 e tendo um retorno de R$666,60. Alem do que o montante de R$666,60 voce adiciona como aporte na sua carteira, então se inclui nos ativos que voce tem como meta 8% acima da inflação.

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...