Jump to content
  • 0

Darf venda fii… prejuizo vs lucro. Alguem me da uma luz please


Matheus Godoy Andrade

Pergunta

Eu vendi swing trade dois FII com lucro de 542reias hoje. Pelo que entendi tenho que emitir uma darf de 20% sobre esse valor desse lucro ate o mes que vem. correto!?
 

Entretanto fiquei na duvida SE caso venda outro FII (esse com prejuízo (de 293reias) maior que os 20% de 542reais(108,40reais)… ainda ficaria 184,6 de prejuízo. Nesse caso entao nao precisaria emitir a darf. Correto!?

Outra pergunta caso fosse acoes com prejuízo poderia usar esse prejuizo da acoes swing trade pra abater do lucro dos FII!?!?

Outra coisa: caso venda esse fundo FII com prejuizo e nao va emitir darf ja que o prejuízo é maior que os 20% do lucro. Posso depois fazer tudo isso no imposto de renda ano que vem (so eu informar corretamente no imposto de renda ano que vem) ou tenho que declarar de alguma forma agora (nesse ou proximo mes) o lucro e o prejuizo pra documentar!? Se tenho que fazer algo agora qual passo seria!?.

por fim caso eu nao faça a venda dos FII com prejuizo esse mes mas sim no mes que vem o que mudaria… ainda posso usar o prejuízo (vale pro ano fiscal!?vale por mes fiscal da darf a ser emitida!?)

na teoria eu acho que entendi mas na pratica se alguem puder confirmar sentiria-me mais seguro…

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

Eu vendi swing trade dois FII com lucro de 542reias hoje. Pelo que entendi tenho que emitir uma darf de 20% sobre esse valor desse lucro ate o mes que vem. correto!?

Bom dia @Matheus Godoy Andrade. Sim, você tem até o último dia útil do mês seguinte à operação para realizar o pagamento. Por exemplo, se você fez uma venda em Janeiro você terá até o último dia de Fevereiro para realizar o pagamento.

6 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

Entretanto fiquei na duvida SE caso venda outro FII (esse com prejuízo (de 293reias) maior que os 20% de 542reais(108,40reais)… ainda ficaria 184,6 de prejuízo. Nesse caso entao nao precisaria emitir a darf. Correto!?

Correto em parte. O prejuizo devera ser abatido do lucro da operação e não dos 20% da aliquota. Ou seja, se voce teve ganho de 542,00 e prejuizo de 293,00 voce ainda teria que pagar sobre a diferença de 249,00 ou seja, 49,80. Alem do que prejuízo só pode ser compensado no mês em que ele ocorre ou nos meses futuros.

6 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

Outra pergunta caso fosse acoes com prejuízo poderia usar esse prejuizo da acoes swing trade pra abater do lucro dos FII!?!?

Apesar do Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) sobre imposto de renda possuir o mesmo código para esses tipos de operação, não é possível realizar a compensação de prejuízos em Fundos Imobiliários com o lucro por ações, e vice-versa porque as alíquotas são diferentes. Prejuízos com Fundos Imobiliários (FII’s) só são compensados com FII’s.

7 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

Outra coisa: caso venda esse fundo FII com prejuizo e nao va emitir darf ja que o prejuízo é maior que os 20% do lucro. Posso depois fazer tudo isso no imposto de renda ano que vem (so eu informar corretamente no imposto de renda ano que vem) ou tenho que declarar de alguma forma agora (nesse ou proximo mes) o lucro e o prejuizo pra documentar!? Se tenho que fazer algo agora qual passo seria!?.

Todos os meses que voce teve ganho e/ou prejuizo devem ser lançados

- Selecione a ficha ‘Renda Variável’ e clique em ‘Operações em FII’;

- Na coluna ‘Resultado líquido do mês’, anote o lucro ou o prejuízo (com sinal negativo na frente) total realizado em cada mês. Você pode indicar o valor de zero caso não tenha feito operações em algum mês; 

- Já a coluna de ‘Resultado Negativo até o mês anterior’ será preenchida de forma automática conforme o contribuinte acrescentar os dados mês a mês. O primeiro campo desta coluna referente a janeiro, porém, pode ser preenchido com o prejuízo acumulado de dezembro de 2021, se houver;

- No campo ‘Imposto retido no mês’, informe o IR retido na fonte conforme seu informe de rendimentos. Os FIIs também tem o dedo-duro, o imposto que a corretora desconta para o fisco saber sobre as suas operações;

- Por fim, em ‘Imposto Pago’, indique os valores pagos via Darf a cada mês (quando houver).

7 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

por fim caso eu nao faça a venda dos FII com prejuizo esse mes mas sim no mes que vem o que mudaria… ainda posso usar o prejuízo (vale pro ano fiscal!?vale por mes fiscal da darf a ser emitida!?)

Como citado acima, prejuízo só pode ser compensado no mês em que ele ocorre ou nos meses futuros e pode ser levado para os anos seguintes

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

Eu vendi swing trade dois FII com lucro de 542reias hoje. Pelo que entendi tenho que emitir uma darf de 20% sobre esse valor desse lucro ate o mes que vem. correto!?
 

Entretanto fiquei na duvida SE caso venda outro FII (esse com prejuízo (de 293reias) maior que os 20% de 542reais(108,40reais)… ainda ficaria 184,6 de prejuízo. Nesse caso entao nao precisaria emitir a darf. Correto!?

Outra pergunta caso fosse acoes com prejuízo poderia usar esse prejuizo da acoes swing trade pra abater do lucro dos FII!?!?

Outra coisa: caso venda esse fundo FII com prejuizo e nao va emitir darf ja que o prejuízo é maior que os 20% do lucro. Posso depois fazer tudo isso no imposto de renda ano que vem (so eu informar corretamente no imposto de renda ano que vem) ou tenho que declarar de alguma forma agora (nesse ou proximo mes) o lucro e o prejuizo pra documentar!? Se tenho que fazer algo agora qual passo seria!?.

por fim caso eu nao faça a venda dos FII com prejuizo esse mes mas sim no mes que vem o que mudaria… ainda posso usar o prejuízo (vale pro ano fiscal!?vale por mes fiscal da darf a ser emitida!?)

na teoria eu acho que entendi mas na pratica se alguem puder confirmar sentiria-me mais seguro…

como o @Adriano Umemura já esclareceu, sua conta foi tendenciosa

lucro compensa com prejuízo (ou soma os lucros), depois você vai fazer conta dos 20%

ir-sobre-fiis-1024x1024.png.d5687a1d666359e7a95207af076c4774.png

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...