Jump to content
  • 0

É muito duro ser uma jornalista tentando fazer conta…


Pietra Zanella

Pergunta

Oláaa meus caros colegas de AUVP. 
Mais uma da saga da jornalista que resolveu se meter com matemática e agora está aqui novamente por estar apanhando das contas (até as mais simples). Hahaha 🫠

Estou com uma questão no trabalho, que parece muito simples - mas que cada vez que fazemos temos um resultado diferente, então não estamos entrando em um consenso.

Temos uma dívida no valor total de R$ 850.544,59. Gostaríamos de pagar em até 36 meses. O nosso credor pediu juros de 9% ao ano. O problema é que nós gostaríamos de pagar em parcelas fixas. 

QUANTO AFINAL É O VALOR DESSA PARCELA?? Hahaha

 

Não encontramos um resultado compatível nunca! 

 

Se puder, me dá uma ajudinha aqui??? 

obriagadaaa ♥️

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 minutes ago, Pietra Zanella disse:

Oláaa meus caros colegas de AUVP. 
Mais uma da saga da jornalista que resolveu se meter com matemática e agora está aqui novamente por estar apanhando das contas (até as mais simples). Hahaha 🫠

Estou com uma questão no trabalho, que parece muito simples - mas que cada vez que fazemos temos um resultado diferente, então não estamos entrando em um consenso.

Temos uma dívida no valor total de R$ 850.544,59. Gostaríamos de pagar em até 36 meses. O nosso credor pediu juros de 9% ao ano. O problema é que nós gostaríamos de pagar em parcelas fixas. 

QUANTO AFINAL É O VALOR DESSA PARCELA?? Hahaha

 

Não encontramos um resultado compatível nunca! 

 

Se puder, me dá uma ajudinha aqui??? 

obriagadaaa ♥️

Da uma estudada nos dois sistemas de amortização, Price que são parcelas fixas e Sac, que são parcelas regressivas. 

Nas parcelas regressivas o montante de juros pagos são bem menores, então o juro total aplicado no período é menor. Fica mais difícil de encaixar no orçamento, mas do ponto de vista financeiro faz muito mais sentido.

existem calculadoras na internet das duas formas de financiamento. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Pietra Zanella disse:

Oláaa meus caros colegas de AUVP. 
Mais uma da saga da jornalista que resolveu se meter com matemática e agora está aqui novamente por estar apanhando das contas (até as mais simples). Hahaha 🫠

Estou com uma questão no trabalho, que parece muito simples - mas que cada vez que fazemos temos um resultado diferente, então não estamos entrando em um consenso.

Temos uma dívida no valor total de R$ 850.544,59. Gostaríamos de pagar em até 36 meses. O nosso credor pediu juros de 9% ao ano. O problema é que nós gostaríamos de pagar em parcelas fixas. 

QUANTO AFINAL É O VALOR DESSA PARCELA?? Hahaha

 

Não encontramos um resultado compatível nunca! 

 

Se puder, me dá uma ajudinha aqui??? 

obriagadaaa ♥️

Professor de matemática falando aqui:

Se o seu credor pediu 9% a.a. então no prazo de 3 ano (36meses) o juros cobrado será de 27%

se sua divida é R$850.544,59, multiplica por 1,27 para saber o total: R$1.080.191,20

Divido por 36 meses: R$30.005,33


A única dúvida que eu tenho é se 1x por ano irá renegociar a dívida, assim diminuindo esse juros de 9% a.a. do valor restante da dívida... mas com essas informações que passou, esse é o valor....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
31 minutes ago, Renan Porto Sanches disse:

Professor de matemática falando aqui:

Se o seu credor pediu 9% a.a. então no prazo de 3 ano (36meses) o juros cobrado será de 27%

se sua divida é R$850.544,59, multiplica por 1,27 para saber o total: R$1.080.191,20

Divido por 36 meses: R$30.005,33


A única dúvida que eu tenho é se 1x por ano irá renegociar a dívida, assim diminuindo esse juros de 9% a.a. do valor restante da dívida... mas com essas informações que passou, esse é o valor....

E ai @Renan Porto Sanches bom dia. Eu acredito serem juros compostos. Dificil um calculo de prestação ser em juros simples aqui no BRasil

Fatorando, os juros mensais seriam de 0,72%am

E considerando parcelas fixas seria pelo sistema price que é o mesmoo usado para calcular um financiamento de veiculo por exemplo.

Pode ser usado a formula abaixo sendo:

PV - valor da divida
P - valor da parcela
n - numero de parcelas
i - taxa de juros convertida para unitaria

Eu ja jogo na HP12c e fica mais facil 😆

 

Captura de Tela 2023-10-04 às 09.17.45.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

E ai @Renan Porto Sanches bom dia. Eu acredito serem juros compostos. Dificil um calculo de prestação ser em juros simples aqui no BRasil

Fatorando, os juros mensais seriam de 0,72%am

E considerando parcelas fixas seria pelo sistema price que é o mesmoo usado para calcular um financiamento de veiculo por exemplo.

Pode ser usado a formula abaixo sendo:

PV - valor da divida
P - valor da parcela
n - numero de parcelas
i - taxa de juros convertida para unitaria

Eu ja jogo na HP12c e fica mais facil 😆

 

Captura de Tela 2023-10-04 às 09.17.45.png

É que na teoria, quem paga a juros simples paga mais do quem paga a juros composto regressivo....

Mas a conta que vc fez usando o regressivo pela fórmula ai ta certinho (fiz aqui e deu certo)... espero que seja isso mesmo.. vai pagar bem menos... hehehehe 

Já vi uns picaretas usando juros simples para ganhar dinheiro de quem não sabe bem matemática... 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...