Jump to content

To pensando em fazer um intercambio, será que faz sentido?


Recommended Posts

 Bom sou programador e to correndo atrás de um sonho a algum tempo, que é trabalhar no brasil recebendo em dolar, é uma jornadinha dificil alguns de vcs aqui já podem até estar vivendo isso, e eu ja bati na trave algumas vezes, seja por que a vaga foi cancelada, seja por que não encaixava no meu perfil tecnico, ou por que meu ingles não foi suficiente ;-;,(aconteceu 2  vezes isso) e ao invez de buscar um cursinho, to pensando em investir pesado e passar uma temporada na irlanda, vivenciando, não por muito tempo, e tendo em vista que trabalho home office eu não precisaria sacrificar meu emprego que já é muito bom, e ainda conheceria um lugar legal.

  • Brabo 3
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Lucas De Souza Alves disse:

 Bom sou programador e to correndo atrás de um sonho a algum tempo, que é trabalhar no brasil recebendo em dolar, é uma jornadinha dificil alguns de vcs aqui já podem até estar vivendo isso, e eu ja bati na trave algumas vezes, seja por que a vaga foi cancelada, seja por que não encaixava no meu perfil tecnico, ou por que meu ingles não foi suficiente ;-;,(aconteceu 2  vezes isso) e ao invez de buscar um cursinho, to pensando em investir pesado e passar uma temporada na irlanda, vivenciando, não por muito tempo, e tendo em vista que trabalho home office eu não precisaria sacrificar meu emprego que já é muito bom, e ainda conheceria um lugar legal.

Precisa para e refletir, fazer planos para médio e longo prazo, onde você quer estar daqui a 5 anos, e daqui a 10 anos? seja realista, baseado no que você conseguiu nos últimos 5 anos e nos últimos dez anos.

Temo "cvrso de Inglês" na Irlanda, onde o povo vai la e fica um ano trabalhando meio ilegal, meio certo, porque é permitido ate certo ponto, depois de um ano alem de melhorar o seu inglês, você ter amadurecido o que você quer da vida, morando sozinho, longe da zona de conforto, e mais magro, pode usar o dinheiro extra para empreender em alguma coisa, mas se não souber o que fazer, vai continuar perdido.

Não vai gastar no seu sonho de trocar de carro, menos agora que ta na duvida de viajar e morar fora, querendo aprender a programar? além de ter ficado noivo?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Ricardo disse:

Precisa para e refletir, fazer planos para médio e longo prazo, onde você quer estar daqui a 5 anos, e daqui a 10 anos? seja realista, baseado no que você conseguiu nos últimos 5 anos e nos últimos dez anos.

Temo "cvrso de Inglês" na Irlanda, onde o povo vai la e fica um ano trabalhando meio ilegal, meio certo, porque é permitido ate certo ponto, depois de um ano alem de melhorar o seu inglês, você ter amadurecido o que você quer da vida, morando sozinho, longe da zona de conforto, e mais magro, pode usar o dinheiro extra para empreender em alguma coisa, mas se não souber o que fazer, vai continuar perdido.

Não vai gastar no seu sonho de trocar de carro, menos agora que ta na duvida de viajar e morar fora, querendo aprender a programar? além de ter ficado noivo?

não to noivo, não to aprendendo a programar (já trabalho nisso a 10 anos),  e não seria um periodo longo (2 a 3 meses), alem de que eu manteria meu emprego aqui no brasil.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Lucas De Souza Alves disse:

não to noivo, não to aprendendo a programar (já trabalho nisso a 10 anos),  e não seria um periodo longo (2 a 3 meses), alem de que eu manteria meu emprego aqui no brasil.

então, tá fácil, pode ir sem medo.

não vejo nenhum ponto negativo nessa ideia.

tem uma galera da Irlanda que faz AUVP (a @Viviane Costa da T21 e @Vanessa Aparecida dos Santos da T22 entre elas)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/10/2023 at 20:14, Ricardo disse:

então, tá fácil, pode ir sem medo.

não vejo nenhum ponto negativo nessa ideia.

tem uma galera da Irlanda que faz AUVP (a @Viviane Costa da T21 e @Vanessa Aparecida dos Santos da T22 entre elas)

3 meses de curso é pouco. Conheci dezenas de pessoas que estudaram inglês no Br pela vida toda ou fizeram intensivao antes de vir pra Irlanda e quando chegaram se sentiram analfabetos. Mínimo 6 meses e participando ativamente das aulas e extras que existem. Eu aprendi do 0 em 6 meses, mas aprimoro meu inglês até hoje. Cada área da vida pessoal ou profissional pede um vocabulário diferente. Estou aqui há 7 anos e ainda me pego em dúvida de muita coisa.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Lucas, 

Eu não sei como que você está de grana, mas se você pretende continuar no home office e não vai trabalhar na Irlanda eu recomendaria você reavaliar o seu local de destino, pois, não sei se você está sabendo, mas eles estão passando por uma crise de acomodação muito grande, está bem difícil de achar lugar para ficar e os valores estão bem altos, mesmo que você não fique em Dublin. 

Dá uma pesquisada melhor sobre isso. E pesquisa também outros destinos no Reino Unido (além da Inglaterra, você pode olhar a Irlanda do Norte que fica na mesma ilha da Irlanda, Escócia e País de Gales). E acredite se quiser, a exceção de Londres, mesmo pagando em libra, você vai conseguir um custo de vida mais baixo em muitas cidades do Reino Unido comparados ao da Irlanda agora por conta da acomodação. E você não precisa gastar com visto de estudo, porque temos visto de turismo de 6 meses por ano para lá.

E se a ideia for gastar menos, dá uma olhada em Malta, de todos é o que tem o menor custo. E se você conseguir ir no verão, que é no meio do ano, vai conseguir aproveitar muito a ilha que é linda.

Em relação ao tempo de estudo, quanto mais tempo você conseguir ficar é melhor. Para você ter uma ideia pegue algum teste on line e descubra qual o seu nível atual e pense qual seria o nível que você precisaria ter para conseguir essas vagas. Para você conseguir avançar de um nível para o outro leva em torno de 10 a 12 semanas. Faça as contas e você conseguirá saber qual o tempo ideal para você.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sou uma pessoa que quando quero realizar meu sonho vou com garra até conseguir. Na minha opinião todo investimento feito em educação é um ganho no futuro. 

Fazer um intercambio é uma experiencia única onde você não só aprende o inglês como ganha uma carga cultural absurda.

Mas se eu pudesse dar uma opinião seria pesquise muitoooo sobre a cidade, o país as escolas e tudo que você puder antes de tomar qualquer decisão. Veja o clima, a cultura, se o país é aberto a novas culturas antes de ir.  Não sei falar muito sobre a Irlanda porque quando pesquisei cortei logo ela de opção por conta do frio kkkkk

Aqui na Austrália o que vejo é pessoas que vem com sangue nos olhos pra aprender inglês e ai cai dentro, trabalha part time num café pra praticar o inglês, procura morar com grigos e evita ao máximo falar português e outros que entram na comunidade e ai já era vivem em português não aprende o inglês e ainda sai daqui dizendo que o intercambio não valeu de nada. O que vc deve ter em mente se decidir em imegir em uma cultura é sair da sua zona de conforto ao máximo e focar no seu objetivo final.

Com relação a pegar fluencia o ideal seria ficar de 6 meses a um ano pq menos que 6 meses acho muito pouco.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/10/2023 at 14:55, Lucas De Souza Alves disse:

 Bom sou programador e to correndo atrás de um sonho a algum tempo, que é trabalhar no brasil recebendo em dolar, é uma jornadinha dificil alguns de vcs aqui já podem até estar vivendo isso, e eu ja bati na trave algumas vezes, seja por que a vaga foi cancelada, seja por que não encaixava no meu perfil tecnico, ou por que meu ingles não foi suficiente ;-;,(aconteceu 2  vezes isso) e ao invez de buscar um cursinho, to pensando em investir pesado e passar uma temporada na irlanda, vivenciando, não por muito tempo, e tendo em vista que trabalho home office eu não precisaria sacrificar meu emprego que já é muito bom, e ainda conheceria um lugar legal.

O intercâmbio vai muito alem de apreender a língua, foi algo que mudou muito a minha vida, pois alem de apreender o inglês, entendi de fato o tamanho do mundo, porem minha experiencia foi um pouco diferente, pois a primeira vez que fiquei morando fora eu tinha apenas 12 anos e foram apenas 2 meses, mas criança apreende mais rápido e serviu muito bem. Frequentava a escola regular em Omaha, Nebraska, terra do Warren Buffet e dos pivôs centrais. 

Aprendi falar e ler bem, porem não sei escrever direito em inglês, mas para viagens, negócios e reuniões on Line, eu me viro muito bem 

A experiencia da minha irmã foi bem diferente, pois foi após o final da faculdade e ficou 8 meses em Washigton, Dc. Ela fez curso avançado de inglês e tirou os diplomas de proficiência avançada, fala e escreve muito bem, quando ela voltou, era outra pessoa, com outra consciência de mundo, moramos a vida inteira no interior da Bahia e o impacto de estar em um país estranho, com cultura diferente foi fantástica para ela.

Em resumo, eu acredito que viver outra cultura e falar inglês é algo que expande a perspectiva, proporciona oportunidades e muito conhecimento, pois para mim o maior ganho foi poder utilizar a internet em língua inglesa ainda na década de 2000. Para minha irmã foi sair da bolha, agroboy e entender o tamanho do mundo. 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Nathalie Brahim disse:

Eu sou uma pessoa que quando quero realizar meu sonho vou com garra até conseguir. Na minha opinião todo investimento feito em educação é um ganho no futuro. 

Fazer um intercambio é uma experiencia única onde você não só aprende o inglês como ganha uma carga cultural absurda.

Mas se eu pudesse dar uma opinião seria pesquise muitoooo sobre a cidade, o país as escolas e tudo que você puder antes de tomar qualquer decisão. Veja o clima, a cultura, se o país é aberto a novas culturas antes de ir.  Não sei falar muito sobre a Irlanda porque quando pesquisei cortei logo ela de opção por conta do frio kkkkk

Aqui na Austrália o que vejo é pessoas que vem com sangue nos olhos pra aprender inglês e ai cai dentro, trabalha part time num café pra praticar o inglês, procura morar com grigos e evita ao máximo falar português e outros que entram na comunidade e ai já era vivem em português não aprende o inglês e ainda sai daqui dizendo que o intercambio não valeu de nada. O que vc deve ter em mente se decidir em imegir em uma cultura é sair da sua zona de conforto ao máximo e focar no seu objetivo final.

Com relação a pegar fluencia o ideal seria ficar de 6 meses a um ano pq menos que 6 meses acho muito pouco.

Austrália é o pais mais maneiro que eu já visitei, morava pra sempre fácil!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
On 20/10/2023 at 14:55, Lucas De Souza Alves disse:

 Bom sou programador e to correndo atrás de um sonho a algum tempo, que é trabalhar no brasil recebendo em dolar, é uma jornadinha dificil alguns de vcs aqui já podem até estar vivendo isso, e eu ja bati na trave algumas vezes, seja por que a vaga foi cancelada, seja por que não encaixava no meu perfil tecnico, ou por que meu ingles não foi suficiente ;-;,(aconteceu 2  vezes isso) e ao invez de buscar um cursinho, to pensando em investir pesado e passar uma temporada na irlanda, vivenciando, não por muito tempo, e tendo em vista que trabalho home office eu não precisaria sacrificar meu emprego que já é muito bom, e ainda conheceria um lugar legal.

Uma das melhores decisões que você pode fazer na vida, mas Lucas, pelo texto, eu reparei que você tem uma dificuldade também com o português (não é uma zoação nem nada do tipo, eu também já tive).

Eu te recomendaria talvez antes de investir nisso, fazer um tempo de Kumon de Português, costuma ajudar bastante!!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, se você tem condições pra ir pra Irlanda, sem comprometer nenhuma area da sua vida, pode até ser mas na minha opinião não tem necessidade.

Eu moro nos Estados Unidos, vivo em inglês, fiz um ano de Uptime, (Uma 💩) mas ao mesmo tempo me deu base suficiente pra correr atrás e aprender mais.

De fato estar imerso no país pode contribuir bastante, porém com a internet não há necessidade de gastar uma puta de uma grana pra isso.

Existem canais no Discord com pessoas do mundo inteiro, é só entrar e começar a ouvir e a falar, fora a quantidade de cursos, aconselho, cursos de inglês ministrados em inglês, curso onde o professor explica em português é latada. 

Trabalha forte na parte técnica(Hard Skills) e não se esqueça da escrita(Soft Skills), eu mesmo me fodi, porque entendia e falava bem mas quando precisei responder emails, me deparei que eu esqueci de desenvolver essa habilidade.

Você ainda não tentou nada. O simples fato de ter tido oportunidades para participar de entrevistas já é um grande avanço. Pra cima caralh*#!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Lucas De Souza Alvesmorar em outro país é uma experiência difícil, eu moro na Irlanda há 14 anos e me preocupa alguns pontos neste seu plano: 

a) Seu tempo de permanência. Você diz querer ir para ficar somente de 2 a 3 meses. Com um tempo muito pouco você teria seu visto como turista e não estaria matriculado em uma escola de inglês. Com isso eu questiono qual tipo de experiência você procura visto que sua interação com a língua vai ser limitada. 

 

b) Se você for como estudante, significa estar matriculado numa escola de idiomas, irá pagar um valor alto que eu coloco em dúvida se vale o investimento. 

 

c) Você diz querer manter seu trabalho no Brasil, você já discutiu com sua empresa? Já vi gente que fez sem avisar querendo aproveitar a onda de trabalho remoto e quando a empresa descobriu ficou sem emprego e como se manter em outro país. 

 

d) Trabalhando para o Brasil, qual será seu tempo livre para estudar e ter alguma imersão? Considerando o fuso horário atual de 3 horas você acabará perdendo muito tempo estando em seu 'trabalho online'. 

 

e) Existe uma crise imobiliária e de acomodação. Arrumar um lugar para morar está difícil e caro. Você está preparado para dividir um lugar com outras pessoas que você não conhece e muitas vezes ter que dividir um quarto para pagar mais barato? E além de que é bem provável você acabar morando com outros brasileiros e com isso limitar ainda mais sua vivência em inglês. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/10/2023 at 04:55, Lucas De Souza Alves disse:

 Bom sou programador e to correndo atrás de um sonho a algum tempo, que é trabalhar no brasil recebendo em dolar, é uma jornadinha dificil alguns de vcs aqui já podem até estar vivendo isso, e eu ja bati na trave algumas vezes, seja por que a vaga foi cancelada, seja por que não encaixava no meu perfil tecnico, ou por que meu ingles não foi suficiente ;-;,(aconteceu 2  vezes isso) e ao invez de buscar um cursinho, to pensando em investir pesado e passar uma temporada na irlanda, vivenciando, não por muito tempo, e tendo em vista que trabalho home office eu não precisaria sacrificar meu emprego que já é muito bom, e ainda conheceria um lugar legal.

Amigo, fazer um intercâmbio irá mudar a sua vida. Mas lembre-se, você precisa ter um objetivo BEM ESPECÍFICO, quando decidir fazer. Estar em outro país de uma cultura diferente e lingua diferente é complicado e passamos por situações muito ruins algumas vezes e precisa ter muito sangue frio e saber exatamente o que que trouxe. Eu aconselharia outro país, a Austrália por exemplo, estou fazendo meu "intercambio" por aqui a uns 6 anos e está valendo a pena. Não faça nenhum intercambio com menos de 6 meses, nem compensa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/11/2023 at 06:44, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Amigo, fazer um intercâmbio irá mudar a sua vida. Mas lembre-se, você precisa ter um objetivo BEM ESPECÍFICO, quando decidir fazer. Estar em outro país de uma cultura diferente e lingua diferente é complicado e passamos por situações muito ruins algumas vezes e precisa ter muito sangue frio e saber exatamente o que que trouxe. Eu aconselharia outro país, a Austrália por exemplo, estou fazendo meu "intercambio" por aqui a uns 6 anos e está valendo a pena. Não faça nenhum intercambio com menos de 6 meses, nem compensa.

Sim, o objetivo é bem especifico, validar algumas questões que eu tenho com a lingua e ter essa vivencia fora do brasil.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
On 20/10/2023 at 14:55, Lucas De Souza Alves disse:

 Bom sou programador e to correndo atrás de um sonho a algum tempo, que é trabalhar no brasil recebendo em dolar, é uma jornadinha dificil alguns de vcs aqui já podem até estar vivendo isso, e eu ja bati na trave algumas vezes, seja por que a vaga foi cancelada, seja por que não encaixava no meu perfil tecnico, ou por que meu ingles não foi suficiente ;-;,(aconteceu 2  vezes isso) e ao invez de buscar um cursinho, to pensando em investir pesado e passar uma temporada na irlanda, vivenciando, não por muito tempo, e tendo em vista que trabalho home office eu não precisaria sacrificar meu emprego que já é muito bom, e ainda conheceria um lugar legal.

Massa demais a sua ideia, e com certeza tem muita chance de dar certo! 

Estou com exatamente a mesma meta para os próximos 2 anos. Eu trabalho como Mídia Digital prestando serviços para clientes próprios e agências de publicidade. Recentemente, encontrei vagas gringas para fazer exatamente o que eu faço pagando US$100.000/ano. Com essa remuneração eu chego na independência financeira em menos de 5 anos. 

Meu plano: estou fazendo aulas particulares de inglês 2x por semana e vou pegar um livro de Marketing Digital em inglês para ler. Após 1 ano nessa pegada, a ideia é passar uns meses nos USA ou Canada.

Boa sorte na sua meta! Você chega lá! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Seguindo a onda de comentários do pessoal, gostaria só de endossar um ponto que achei realmente importante, que são os problemas com acomodação.

Uma amiga muito próxima voltou de lá recentemente e confirmou esse problema: acomodações muito caras, repletas de brasileiros e com alta chance de você precisar dividir um quarto com alguém que também está lá pra aprender do zero, reduzindo ainda mais sua imersão nos aspectos culturais e linguísticos.

Com toda certeza faça um intercâmbio, cara, mas sugiro repensar o destino. Tem lugares muito bons que podem sair mais em conta.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...