Jump to content
  • 0

Como fazer a magia dos juros compostos acontecer ?


Rafael Martins

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 20/10/2023 at 22:12, Rafael Martins disse:

Olá sardinhas, queria saber a opinião de vcs em um ponto referente aos juros compostos !

Eu já finalizei o cvrso fiz o PIAR e tudo e entendi a parte da diversificação da carteira, até aí tudo bem, eu tenho disponível 14k para fazer aportes mensais e com isso criei o objetivo de conseguir o primeiro milhão em 5 anos, e utilizando da ferramenta de juros compostos, eu pude simular que em 5 anos com aportes de 14k por mês com uma rentabilidade de 8% eu conseguirei alcançar o objetivo, mas daí vem minha dúvida…

A magia dos juros compostos funciona quando o montante vai crescendo junto e não separado, ou seja, digamos que em 5 anos a Selic não caia abaixo de 8%, então eu colocando os 14k todo mês no mesmo título durante os 5 anos eu conseguiria alcançar meu objetivo, mas se eu seguir o PIAR e diversificar minha carteira, dividindo os 14k em ações, fiis e etc será que conseguiria alcançar 1 milhão em 5 anos ?

O que vcs acham, pensando em conseguir esse objetivo nesse tempo, arriscar num tesouro selic e torcer que não diminua de 8% a Selic durante os 5 anos de aporte ? Ou diversificar e arriscar não conseguir alcançar meu objetivo ?

Agradeco desde já !

 

Precisa rever algumas aulas

  • A taxa de uma carteira equilibrada (minima) seria de 8% para longo prazo
  • Para curto prazo, a taxa seria um pouco maior.
  • A renda fixa, é apenas uma parte da carteira (em torno de 50%) para dar estabilidade a carteira (mais seguridade, menos risco, menos rendimento)
  • Não se apegue ao valor da selic, uma carteira equilibrada (com boas empresas, estudadas e analisadas) vai render no longo prazo, como minimo 8%, independente do valor da taxa selic.
  • Você deve diversificar a sua carteira para obter esse rendimento (máximo) de acordo com seus objetivos, e prazos
  • Se acha que o resultado do PIAR não condiz com seus objetivos, você precisa rever as aulas, se mesmo assim a duvida persistir, deve refazer o PIAR.
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/10/2023 at 21:20, José Víctor Sosa Manrique disse:

Sou novato, mas acredito que pela aula do módulo dois, você poderia aplicar uma taxa de 10%.

ou estou enganado?.

@José Víctor Sosa Manrique você diz a aula 06 do Módulo 02 ? 

Não entendi a sua dúvida com relação a taxa de 10%. Para os cálculos de uma carteira diversificada usamos 8%aa quando falamos em uma simulação de longo prazo, e estes 8%aa são reais, já descontada a inflação, e o resultado da simulação seria um valor com poder de compra aproximado ao pode de compra de hoje, assim fica mais fácil sabermos se os valores no futuro serão suficientes para as nossas metas.

Se no cálculo incluirmos uma previsão de inflação, o resultado da simulação será um valor enorme e que não teremos noção do poder de compra dele e poderemos nos enganar achando que teremos muito mais que o necessário.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura entendi, realmente para esse período de 5 anos fica complicado conseguir um investimento com 8% de rentabilidade removendo a inflação, pois com uma inflação de 5% teria que conseguir investimentos de 13% de rentabilidade durante todo esse tempo, que não é muito garantido de conseguir.
Meu ponto na minha pergunta era mais em relação ao rendimento em um investimento de juros compostos onde por exemplo o rendimento seria maior investindo 5k em um Tesouro IPCA+ durante os 5 anos do que dividir esse valor investindo 3k em um Tesouro IPCA+ e 2k em um Fii ou ação durante esse mesmo tempo.
Mas minha meta realmente é o sonhado viver de renda, então acredito ser melhor seguir o que foi ensinado no curso. Só fiquei com essa dúvida do exemplo acima hehe.

Vlw @Adriano Umemura !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Henrique Magalhães realmente a insegurança bate um pouco, ainda mais aportando esse valor mensalmente, com isso o lado mais conservador fala para focar somente em renda fixa como vc fez até atingir seus 400 mil, pois antes de entrar no curso da AUVP eu já "investia"(perdia dinheiro) em ações e não foi muito legal, por isso que decidi entrar na AUVP para aprender, e agora mesmo tendo aprendido, sabendo avaliar bem uma empresa, sabendo que aquela empresa passou nos fundamentos e é de setor perene e tals... ainda bate a insegurança da renda variável novamente.

Confesso a vc que estou querendo muito aproveitar a promoção que a bolsa está atualmente, onde na data que estou escrevendo esse comentário(caso alguém leia isso no futuro), devido a fatores externos como a guerra e baboseiras faladas pelo presidente, empresas com ótimos fundamentos estão com um valor ótimo para entrar na renda variável.

Como falei no comentário anterior ao @Adriano Umemura como minha meta é o viver de renda, eu tentarei perder essa insegurança e seguirei com o que foi aprendido no curso.

Minha meta da carteira ficou:
Renda Fixa - 60%
Ações Nacionais - 10%
Ações Internacio. - 10%
FIIs - 20%

Tentarei seguir assim nos próximos 5 anos aportando essa quantia, do meu contrato que separei para investimento.

Vlw @Henrique Magalhães !

Editado por Rafael Martins
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Rafael Martins disse:

@Adriano Umemura entendi, realmente para esse período de 5 anos fica complicado conseguir um investimento com 8% de rentabilidade removendo a inflação, pois com uma inflação de 5% teria que conseguir investimentos de 13% de rentabilidade durante todo esse tempo, que não é muito garantido de conseguir.
Meu ponto na minha pergunta era mais em relação ao rendimento em um investimento de juros compostos onde por exemplo o rendimento seria maior investindo 5k em um Tesouro IPCA+ durante os 5 anos do que dividir esse valor investindo 3k em um Tesouro IPCA+ e 2k em um Fii ou ação durante esse mesmo tempo.
Mas minha meta realmente é o sonhado viver de renda, então acredito ser melhor seguir o que foi ensinado no curso. Só fiquei com essa dúvida do exemplo acima hehe.

Vlw @Adriano Umemura !

@Rafael Martins lendo seus posts entendo sua preocupação e saiba que é totalmente normal este sentimento. A esmagadora maioria passa/passou pelo mesma situação de insegurança, e quanto mais idade, maior, pois o fator tempo faz uma grande diferença.

Um outro ponto que me chamou muita a atenção é que você enfatiza na questão dos "5 anos e que a sua meta é viver de renda". Pela sua foto me parece que você é novo, portanto 5 anos é um tempo muito pequeno para pensar em viver de renda, pois se você for viver de renda daqui 5 anos, você precisa de um patrimônio bem estruturado para que dure pelo menos mais uns 40 anos ou mais. Claro que é possível, porém são vários fatores envolvidos e como não sei mais informações suas, vou responder considerando que você deve ter seus 30 e poucos anos e vai se aposentar daqui uns 20 anos, então a sua carteira precisa contemplar vários tipos de classes de ativos e de vários tipos de rentabilidade na Renda Fixa (Selic, CDI, IPCA, Prefixado etc) e a somatória de todos eles, formados pelos aportes mensais e constantes, irão resultar em um patrimônio que vai lhe trazer a renda passiva desejada. Você está focando em 5 anos com o cenário atual. A 3 anos e pouco atrás, a Selic era 2%, o cenário era outro. Naquele momento era hora de pegar 140% (ou mais) do CDI com vencimento em 4 anos ou mais. Agora não temos mais estas ofertas, pois a Selic está alta. Agora é hora do IPCA+ e do Prefixado. Aula do contrafluxo. E junto com a renda fixa, ter renda variável (Ações e FIIs), que também farão a diversificação, mas não pensando em 5 anos, pense em 20 anos ou mais.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...