Jump to content

Como fazer um rebalanceamento com novos ativos


Recommended Posts

4 horas atrás, Fernando Falci disse:

Obrigado pelo exemplo @Henrique Magalhães. Poderia compartilhar quantos % é o aporte em relação ao montante já investido?

Pergunto porque um aporte de 50k para um patrimônio de 10mi terá uma distribuição diferente do que teria para um patrimônio de 10k. Em outras palavras: quantos reais precisam para fechar a diferença entre 29,32 para 30% em ações nacionais?

As acoes nacionais (no caso do @Henrique Magalhães) podem fechar e passar de 30% sem aporte nenhum, apenas pela variação das cotacoes.

No seu caso, pelo aporte, sua carteira equivale a uns 7 anos de aporte, dificl "corrigir os percentuais" em apenas alguns meses.

Por isso que deve tentar uma meta mais "fácil" a cada ano para alcançar seu obejtivo final em alguns anos. (tipo aumento de 1,5% ao ano ate chegar em 10%)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Fernando Falcivou dar a minha contribuição,  mas quem sabe exatamente como funciona o algoritmo é o Raul e os devs 

O diagrama leva também em consideração o valor do aporte frente ao montante total acumulado. Além disso, dependendo de quanto voce teria de desequilibrio entre classes e entre ativos, ele pode nao concentrar todo o aporte naquele que esta desequilibrado, mas sim divide em determinada proporcao para diminur o desequilibrio e evitar uma volatilidade maior no momento do aporte.

Mas não saberia informar qual seria essa proporção ou relação aporte/montante 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Fernando Falci disse:

Exatamente. Replicar é o meu jeito de entender a fundo.

Não me parece uma boa ideia usar uma ferramenta como essa sem intender exatamente o que ela faz.

Entendi sua ideia , legal você  querer replicar !

mas discordo da sua frase, pois durante as aulas o racional principal é tudo que norteia a AUVP é que façamos a seleção de bons ativos e que façamos uso das perguntas ou notas para dar suporte a resistência x risco de cada ativo , e o cálculo nos ajuda a corrigir isso durante os aportes com base em nossas metas !

eu fiz um racional simples pra FII antes de entrar na auvp e funcionava , mas volto a dizer o racional geral do diagrama nunca foi segredo nas aulas , mas no detalhe aí só se o Raul ou time de dev compartilhar contigo ..:

se você pensa assim seria melhor nem usar o diagrama e fazer do jeito q acha melhor 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Entendi sua ideia , legal você  querer replicar !

mas discordo da sua frase, pois durante as aulas o racional principal é tudo que norteia a AUVP é que façamos a seleção de bons ativos e que façamos uso das perguntas ou notas para dar suporte a resistência x risco de cada ativo , e o cálculo nos ajuda a corrigir isso durante os aportes com base em nossas metas !

eu fiz um racional simples pra FII antes de entrar na auvp e funcionava , mas volto a dizer o racional geral do diagrama nunca foi segredo nas aulas , mas no detalhe aí só se o Raul ou time de dev compartilhar contigo ..:

se você pensa assim seria melhor nem usar o diagrama e fazer do jeito q acha melhor 

Será que também não deveria usar o microondas?

Até entender exatamente o que essa ferramenta faz?

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Ricardo disse:

Será que também não deveria usar o microondas?

Até entender exatamente o que essa ferramenta faz?

O microondas não me incomoda muito, já que tem várias marcas que fornecem um produto similar, e todos que estão a venda já passaram por algum controle de qualidade.

Agora, numa ferramenta como o diagrama do serrado, eu não conheço outro fornecedor que eu possa trocar. Simplesmente não quero ficar dependente dele.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Fernando Falci disse:

diagrama do serrado

Diagrama do Cerrado -  

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.

 

Serrado --> adjetivo

1. que se serrou; cortado com serra ou serrote.

2. m.q. SERRÁTIL.

 

Ja que é pra conhecer 100% tem que acertar o nome também senao vai entender de ferramentas diferentes, a outra vai serrar seu patrimonio hehehe

Desencana @Fernando Falci entendemos sua duvida, vamos ver se alguem do suporte consegue te ajudar ou ate encontrem o link da planilha antiga, acjho que deve te direcionar melhor

 

Obs: recomendo que assista novamente a aula zero da AUVP, algumas informações são exclusivas da AUVP

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/10/2023 at 04:39, Fernando Falci disse:

Quais fatores?

 

Não tem como. Há 10 anos atras investir em crypto não era uma opção considerável. Novos ativos surgem e há necessidade de fazer adaptações na carteira.

@Fernando Falci sim, a 10 anos atrás somente os nerdolas para acumular Bitcoin rsrsrs

Entendi seu ponto. Como coloquei, se você quer incluir uma classe nova de ativos, não tem como fugir de um rebalanceamento que parecerá muito "distorcido". Do nada você inclui uma meta de 10% de algo novo. Não tem muito o que ser feito, a não ser focar 100% nele para que o total se equalize e dependendo do valor da carteira e do valor do aporte, pode demorar meses ou anos para rebalancear.

Com relação aos cálculos, o básico e o óbvio, já foram colocados pelos colegas, no entanto há outras premissas e cálculos que (provavelmente) o Raul e DEVs não vão falar como é feito, afinal de contas, a Coca-Cola nunca patenteou a fórmula para ninguém saber exatamente como o xarope é feito.

Acalme seu coração, faça umas simulações na Ferramenta para entender como ela se comporta. Os DEVs trabalham todos os dias para melhorar cada vez mais o Diagrama do Cerrado e demais Ferramentas. A planilha do Diagrama do Cerrado em Excel é uma versão rudimentar perto da plataforma de hoje, e a de hoje deve melhorar mais com novas premissas.

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem comentário aqui nessa thread totalmente desnecessário. Algumas pessoas parecem estar apenas buscando pontos ou algo assim.

 

Obrigado a todos que adicionaram respostas úteis.

 

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

o Raul e DEVs não vão falar como é feito

Não tem problema nenhum nisso. O sistema é dele, ele faz o que bem intender.

Para muitos, usar esse sistema como está e sabendo o que sabem sobre ele, já é o suficiente. Para mim não é.

Eu devo ter compreendido mal (ou mau) a parte "você vai aprender o que é e como se usa o diagrama..."

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutes ago, Evelyn Santos disse:

Oi, Fernando. Tudo bem?

Se você não quiser ler esse textão, só grave isso: "Regra nº 1: Nunca perca dinheiro. Regra nº 2: Nunca esqueça a regra nº 1." (Warren Buffett). 

Olha, no começo é difícil a gente se deixar "domar" pelo Diagrama do Cerrado, então eu entendo você. Fui aluna da Turma II (a imbatível, a melhor... hahaha) e na época eu tinha muitos ativos desproporcionais ou analisei coisas como você falou ali que se fosse pra rebalancear eu ia demorar um tempão... só que lembre-se: você não é uma máquina, o Diagrama vai analisar friamente com os critérios estabelecidos e isso faz TOTAL diferença. 

Dito isto, vou te falar do Diagrama, que vi que você possui dúvidas:

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que você não é obrigado a seguir o Diagrama. Ele é uma ferramenta para te auxiliar, mas ele é todo baseado em um método muito conhecido de um investidor brilhante que é referência no mercado e se provou investidor de qualidade (vou deixar essa curiosidade pra você). Então o que o Boss e os demais devs fizeram foi automatizar esse método e claro: acrescentar outras vertentes do Buy&holding.

Segundo, você é dono do seu Diagrama. Por qual motivo? Pelo fato de você poder mudar TODAS as perguntas que farão a pontuação de uma empresa. Ou seja, independente de quem forneceu o Diagrama, desenvolveu e etc, o funcionamento dele é com base no que você quiser. Se você colocar: 1. Empresa que nunca teve prejuízo desde o IPO.. sua carteira vai ficar bem restrita, mas o Diagrama vai te mostrar ali a porcentagem de acordo com o critério escolhido. (desde que a pontuação para aquilo reflita exatamente a sua tolerância para o "defeito" ou a importância para a qualidade daquele ponto).

Ok até aqui? Então você é o dono do seu investimento. Por isso estamos aqui no curso, para você ter o poder de dizer NÃO. 

Falando do fundamento do Diagrama do Cerrado: as perguntas iniciais são apenas para te guiar e você pode entender melhor sobre elas com alguns apontamentos que vou te falar:

Na aula 2 do módulo 4, por exemplo, o Raul exemplifica que entre a cotação da Oi e da WEG, muita gente acharia mais barata a Oi. E erraria, como ele demonstra ali. 

Então esse é um quesito que você pode ter no seu Diagrama: não quero ações que tenham P/L (preço sobre o lucro) maior que 1. 

Ainda dentro disso, como ele mesmo menciona: você pode avaliar a qualidade dela. Então teria um requisito no Diagrama: empresas que não tenham prejuízo por 3 trimestres seguidos. Entende?

Você é que vai moldar. E mais: veja que o Diagrama nunca vai mandar vender, você só para de aportar e deixa lá quietinho. Essa é a filosofia de investimento aqui, mas você pode decidir diferente, claro. 

Outro exemplo: tem gente que coloca: empresa que não possui fraude declarada. Daí é até um reforço de filtro que fica acima de múltiplos. Pode ser até fora do Diagrama, conforme o seu convencimento. Alguns não investem em Taurus independente dos múltiplos dela, de quanto ela tem de lucro, margem e etc, só por ela vender armas. A pessoa é contra e acha que isso é imoral e pronto. Ou seja: é o requisito do investidor.

Então, embora a ferramenta tenha sido desenvolvida por terceiros, quem manda nela é você. 

Eu sugiro que você assista o módulo 4 de novo. Dá uma olhada em tudo e participa da live para tirar dúvida prática de alguma ação que você analisou e colocou no Diagrama para incluir em carteira.

Sobre os aportes demorarem muito para rebalancear:

Não é um problema. Você já ouviu falar de DCA? É o método Dollar-Cost Averaging. Com ele você tem a estratégia de investimento que consiste em realizar aportes fracionados em um determinado ativo.

Isso é uma forma de você equilibrar decisões erradas. Ex.: Você tem R$ 100.000 de patrimônio e aporta R$ 2.000 todo mês. Se o Bitcoin hoje caísse 25% em 1 horinha, você não ia querer aportar um monte? Talvez sim. Daí no outro dia ele ia cair ais 10%, mais 20%... e assim ele iria... e você, se tivesse errado a mão, ia comprar ele só com 25% de "desconto". 

Imagine se ele continuasse caindo... igual aconteceu ali de novembro de 2021 a junho a julho de 2022: 70% de queda. Daí se você tivesse feito uma venda de outros ativos para comprar BTC lá no começo.. tudo de uma vez e depois ele tivesse caído esse tanto aí. Que rebalanceamento seria esse?

Agora te pergunto: tem como saber se você está perdendo de aportar em algo enquanto "sobra" em outro ativo? Não tem. Falar de passado é fácil, mas hoje você aportaria tudo que tem no Bitcoin esperando ele continuar essa subida? Entende como aportar mês a mês pode ser o rebalanceamento natural e ajudado pelos fatos que você não tem como controlar?

Se você aporta num ativo que se valoriza mês a mês você perde uma porcentagem de valorização? sim. Agora, se ele cai: 

10%, você precisa de um aumento de 11,11%.

20%, você precisa de um aumento de 25%.

30%, você precisa de um aumento de 42,86%.

40%, você precisa de um aumento de 66,67%.

50%, você precisa de um aumento de 100%.

60%, você precisa de um aumento de 150%.

70%, você precisa de um aumento de 233,33%.

80%, você precisa de um aumento de 400%.

90%, você precisa de um aumento de 900%.

99,9%, você precisa de um aumento de 9990%.

Me fala a verdade: você tem que se preocupar quando ele tá subindo ou caindo ou você tem que aportar de forma que se der m* você tenha como corrigir posteriormente? Sem contar que dependendo do quanto você já construiu, uma queda gigante vai impedir você de se levantar pro resto da vida no patrimônio. 

Espero que você tenha entendido o funcionamento do Diagrama do Cerrado e principalmente: que é você no controle, se você criou suas perguntas e pontua de acordo com o que acha certo/errado, o Diagrama é a sua carinha ;) 

Dúvidas sobre a ferramenta (desenvolvimento) em si você pode tentar um papo durante uma live também com o Raul. 

que aula, hein? 👏

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
On 25/10/2023 at 12:06, Fernando Falci disse:

Para fins de exemplo, imagine um patrimônio de $1mi, 50% em renda fixa, 50% em renda variável (apenas ações).

$500k em títulos do governo e $50k em 10 diferentes empresas.

Agora quero adicionar BTC. Algo como 10% (ficando 45%/45% para renda fixa e ações).

Nesse cenário hipotético, se estivesse balanceado, seria algo como:
image.png.b7084c2dadbc6494bb6cc48678d3cf87.png

Se o aporte normal for de 10k todo mês, vai demorar uns 10 meses (sem contar as variações até lá) para fazer o rebalanceamento.

Tá certo isso? Vou ter que aportar num único ativo por meses se eu quiser fazer uma adição no portfólio?

Sim, a sua carteira é para o resto da vida, não faz sentido nenhum fazer movimentos bruscos nela.

Rebalancear em 10 meses é até um tempo bem curto para uma mudança tão grande na carteira aportes + proventos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...