Jump to content
  • 0

ETFs com alta do dólar, vale a pena?


Gabriel Rangel

Pergunta

Estou nas aulas de investimento no exterior e gostei bastante da possibilidade de investir em ETF's americanos. Porém, nesse momento, o real está muito desvalorizado frente ao dólar e, pelo que entendi, transferimos nosso dinheiro em real e o mesmo é transformado em dólar para o investimento em corretoras estrangeiras. Nesse caso, como o dólar está muito alto, entendo não fazer sentido investir em ETF's pois, por mais que tenhamos ótimos rendimentos, numa possível baixa do dólar e retirada desse dinheiro, convertendo novamente para reais, pode não ser nada lucrativo devido a desvalorização do dólar. Esse pensamento faz sentido? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Gabriel Rangel disse:

Estou nas aulas de investimento no exterior e gostei bastante da possibilidade de investir em ETF's americanos. Porém, nesse momento, o real está muito desvalorizado frente ao dólar e, pelo que entendi, transferimos nosso dinheiro em real e o mesmo é transformado em dólar para o investimento em corretoras estrangeiras. Nesse caso, como o dólar está muito alto, entendo não fazer sentido investir em ETF's pois, por mais que tenhamos ótimos rendimentos, numa possível baixa do dólar e retirada desse dinheiro, convertendo novamente para reais, pode não ser nada lucrativo devido a desvalorização do dólar. Esse pensamento faz sentido? 

Boa noite, Gabriel!

O primeiro passo seria definir o objetivo de um investimento em dólar. Este objetivo seria dolarizar uma parte do seu patrimônio como uma proteção ou seria objetivando usufruire desse dinheiro lá fora como, por exemplo, em uma viagem?

Você está correto na afirmação que ao transferir o valor em reais para uma corretora estrangeira, será feito um câmbio para o dólar e você poder aplicar o valor em um ETF americano.

Vivemos sempre em ciclos de moedas o que sempre irá causar uma volatilidade. Na minha opinião focar nesses ciclos da moeda o que gera alteração de seus valores faz com que acabarmos por não investir com receio de altas e baixas (quando está muito alto não compra, quando está baixando ou não "baixou o suficiente" ou está perdendo o valor).

Ter os ETFs americanos dentro do diagrama do cerrado na hora de fazer os aportes ajudaria  neste quesito.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Gabriel Rangel. Quando decidimos investir no exterior o objetivo principal seria proteger parte do nosso patrimonio em uma moeda historicamente mais forte do que o real. O que temos que ter em mente é que, na minha opinião, após dolarizar essa parte do patrimonio, na grande maioria dos casos não fara sentido trazer o montante de volta para o BRasil, a não ser que seja realmente necessario. Devido a este fato, cada investidor deve avaliar se esta classe de ativos faz sentido em sua carteira.

Caso decida ter um percentual em ativos no exterior, as compras vão ser realizadas mensalmente baseado no diagrama do cerrado, da mesma forma que voce faz em outras classes.

E como o Raul diz... dolar caro é aquele que voce não comprou 😄

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Gabriel Rangel disse:

Estou nas aulas de investimento no exterior e gostei bastante da possibilidade de investir em ETF's americanos. Porém, nesse momento, o real está muito desvalorizado frente ao dólar e, pelo que entendi, transferimos nosso dinheiro em real e o mesmo é transformado em dólar para o investimento em corretoras estrangeiras. Nesse caso, como o dólar está muito alto, entendo não fazer sentido investir em ETF's pois, por mais que tenhamos ótimos rendimentos, numa possível baixa do dólar e retirada desse dinheiro, convertendo novamente para reais, pode não ser nada lucrativo devido a desvalorização do dólar. Esse pensamento faz sentido? 

Na minha cabeça não faz o menor sentido. Dólar a 5 reais esta de graça!

Eu particularmente não tenho a intenção de nacionalizar a parte do meu patrimônio que mandar para fora nunca mais, o capital que for para fora, quero deixar para lá para sempre, eu entendo essa parte da carteira como proteção contra a desvalorização do real. 

E se eu espero que você tenha razão e o dólar caia, que assim irei poder investir lá fora com força total!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O Estados Unidos tem historicamente uma moeda forte e com alta liquidez, uma forma segura se comparadas a economias mais volateis.

Quando você faz um cambio vc só muda de cotação você não perde o dinheiro porque uma vez que você volta para o real ele retorna com seu valor. Seria a mesma coisa que se você tivesse comprando ouro é uma ilusão nossa que estamos perdendo ou ganhando pq é uma diferença tão pequena que não vale a pena ficar esperando o melhor momento pra investir. O dólar não vai mais voltar a patamares abaixo de 4 reais tão cedo...

O que vc deve ter em mente @Gabriel Rangel quando você faz um investimento em dolar você ganha também em dolar e como investimos em logo prazo com certeza a cotação do dólar vai está favorável a vc.

 

Editado por Nathalie Brahim
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando bem de leve o que o pessoal falou, concordo totalmente que, uma vez que você definiu que irá diversificar em dólar e o quanto, sempre vale a pena.

Nesse sentido, o diagrama vai fazer com o que você aporte mais ou menos dependendo das oscilações do dólar. Já que ele mede o valor dos ativos em reais, se o dólar sobe  seus ativos valorizam, e o diagrama manda você aportar menos; se o dólar cai, seus ativos desvalorizam, e ele manda vc aportar mais, por estarem mais baratos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)

Gabriel,

Quando comecei a investir nos EUA em 2014, o dólar estava em R$ 2,40, eu achava extremamente caro, a contragosto comprei, em 2015 estava a R$ 2,60, eu que tinha comprado a R$ 2,40, achava extremamente caro, continuei investindo.

Em 2016 estava em R$ 3,80, eu achava um absurdo, segui comprando e achando caro.

Hoje está em R$ 5. Dólar caro mesmo, é o que você não tem.

A economia dos EUA é uma das que mais crescem no mundo, desde 1870 esse cenário se repete, eles cresceram fortemente.

Eu te recomendaria cautela nessa análise.

image.png.d7b52d31bdfbcfc3d728cfdde13ca5f2.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...