Jump to content
  • 0

Existe um Simulador de Investimentos? (Para viver de Renda)


Frederico Hajas

Pergunta

Pessoal, por acaso existe algum site que vc possa simular investimentos? Tipo os de Traders mas para Investimentos?

Não obviamente para tentar prever o futuro, mas apenas para testar arrumações da carteira para viver de renda.

Por exemplo, vc coloca o quanto vc tem de cash e vai "comprando", ações, FIIS, renda fixa, selic, etc... e deduzindo deste valor. Tudo virtualmente mas com valores reais atuais ou também simulações passadas X anos, como se eu investisse neste conjunto aqui em 2000 qt eu estaria ganhando de rendimentos hoje? qt estaria minha carteira?

Obviamente dá pra fazer todo o cálculo separadamente, mas que seria uma mão na roda seria. Pois tb poderia reinvestir em outros ativos nesta simulação e assim ter uma ideia geral da qualidade de como estaria gerindo minha grana.

Principalmente para testar arrumações e proporções diferentes, e ver alguns meses depois qual se sairia melhor e pq.

E por aí vai... se não existir, seria muito bom se implementasse um hein @Raul Sena?

Abs

Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 2
7 horas atrás, Frederico Hajas disse:

Pessoal, por acaso existe algum site que vc possa simular investimentos? Tipo os de Traders mas para Investimentos?

Não obviamente para tentar prever o futuro, mas apenas para testar arrumações da carteira para viver de renda.

Por exemplo, vc coloca o quanto vc tem de cash e vai "comprando", ações, FIIS, renda fixa, selic, etc... e deduzindo deste valor. Tudo virtualmente mas com valores reais atuais ou também simulações passadas X anos, como se eu investisse neste conjunto aqui em 2000 qt eu estaria ganhando de rendimentos hoje? qt estaria minha carteira?

Obviamente dá pra fazer todo o cálculo separadamente, mas que seria uma mão na roda seria. Pois tb poderia reinvestir em outros ativos nesta simulação e assim ter uma ideia geral da qualidade de como estaria gerindo minha grana.

Principalmente para testar arrumações e proporções diferentes, e ver alguns meses depois qual se sairia melhor e pq.

E por aí vai... se não existir, seria muito bom se implementasse um hein @Raul Sena?

Abs

No final do curso você vai conhecer o diagrama do cerrado e aprender a usar. Que é a cereja do bolo. Desenvolvido pelo Raul.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Frederico Hajas disse:

Pessoal, por acaso existe algum site que vc possa simular investimentos? Tipo os de Traders mas para Investimentos?

Não obviamente para tentar prever o futuro, mas apenas para testar arrumações da carteira para viver de renda.

Por exemplo, vc coloca o quanto vc tem de cash e vai "comprando", ações, FIIS, renda fixa, selic, etc... e deduzindo deste valor. Tudo virtualmente mas com valores reais atuais ou também simulações passadas X anos, como se eu investisse neste conjunto aqui em 2000 qt eu estaria ganhando de rendimentos hoje? qt estaria minha carteira?

Obviamente dá pra fazer todo o cálculo separadamente, mas que seria uma mão na roda seria. Pois tb poderia reinvestir em outros ativos nesta simulação e assim ter uma ideia geral da qualidade de como estaria gerindo minha grana.

Principalmente para testar arrumações e proporções diferentes, e ver alguns meses depois qual se sairia melhor e pq.

E por aí vai... se não existir, seria muito bom se implementasse um hein @Raul Sena?

Abs

Bom dia, Frederico!

Como citado pelo nosso amigo @Károly Hunkár quando você chegar no diagrama do cerrado você terá toda essa demanda danada. 

Até lá, aproveite bem as aulas que lhe darão a bagagem necessária para que você opere com seu diagrama e faça o controle de todos os seus investimentos desde a renda fixa até os investimentos no exterior e reserva de valores.

 

Bons estudos!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sim, já tenho acesso. Mas me refiro automático mesmo já que todos os dados estão disponíveis, incluindo dividendos.

Simular que comprei 3 ativos em 2000 e ver qt eu teria ganho de dividendos até hoje, e trocar um deles por exemplo e trazer tudo automaticamente.

Podendo simular pra frente tb, pegando 3 com o valor de hoje, e ver daqui a alguns meses qt teria ganho com estes 3, ou outros 3, comparando, etc... um simulador mesmo.

O diagrama é ótimo para ajudar decidir no que investir naquele momento, blz, é ótimo pra isso, mas não é um simulador. O dividendo que cai de um FII não cai na conta lá por exemplo, tem q ser tudo na mão, ou real buscando direto na base.

Sacou?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Frederico. Não tem como simular o que você tá querendo simular.. O mercado é muito dinâmico. ITSA4 pagava bons dividendos e agora deu uma engasgada pra direcionar o dinheiro pra novos investimentos. Americanas e magalu até pouco tempo atrás eram ótimas e subiram no telhado. IBR3 já foi a favoritinha do youtube e agora é só de alguns torcedores ehhe.  Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

O que você pode fazer , é o que o Raul sempre demonstra. Usar a calculadora do investidor sardinha de juros compostos, colocar o seu valor de capital inicial, prazo, aportes mensais e considerar uma taxa de 8%a.a. O valor calculado já seria o valor corrigido pela inflação, então se aparecer 1 milhão como resultado, não é que vc vá ter a cifra de 1 milhão daqui a x anos, mas você vai ter uma grana que tem o poder de compra que 1 milhão tem hoje. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Frederico Hajas disse:

Sim, já tenho acesso. Mas me refiro automático mesmo já que todos os dados estão disponíveis, incluindo dividendos.

Simular que comprei 3 ativos em 2000 e ver qt eu teria ganho de dividendos até hoje, e trocar um deles por exemplo e trazer tudo automaticamente.

Podendo simular pra frente tb, pegando 3 com o valor de hoje, e ver daqui a alguns meses qt teria ganho com estes 3, ou outros 3, comparando, etc... um simulador mesmo.

O diagrama é ótimo para ajudar decidir no que investir naquele momento, blz, é ótimo pra isso, mas não é um simulador. O dividendo que cai de um FII não cai na conta lá por exemplo, tem q ser tudo na mão, ou real buscando direto na base.

Sacou?

Alguns pontos que você mencionou para observar o passado, ver dividendos que estão por vir (após anunciados pelas empresas obviamente) podem ser feitos via sites e aplicações que controlam carteiras. Status invest, gorilla, myprofit, etc. Ajudam bastante e inclusive tem outros benefícios como controlar preço médio, alguns possuem informações que ajudam no IR, dentre outros.

Agora prever o futuro como dito pelo @Gustavo Dantas fica difícil. O próprio mercado e as casas de análises não acertam as expectativas que criam  😅

Neste caso, o ideal seria se preocupar mesmo no agora, no que você tem de valor para investir e utilizar o diagrama para calibrar tudo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Quote

Não obviamente para tentar prever o futuro, mas apenas para testar arrumações da carteira para viver de renda.

Como eu disse, não é pra prever, é para SIMULAR uma compra e ver como diversas carteiras estão evoluindo através dos meses. Não é para prever nada, mas sim testar arrumações, principalmente relativo a RENDA, e não desenvolvimento da carteira.

Sobre o passado, seria uma mão na roda para ver quanto seria de fato a evolução da carteira com o reinvestimento real, poderíamos ir avançando os meses e anos e testar diversas coisas diferentes. Tipo, reinvestir no mesmo ativo ou pegar estes dividendos e comprar ativos diferentes, etc...

Obviamente que olhar o passado não garante em nada o futuro, mas faz nos aperfeiçoarmos através das simulações, veremos estratégias que dão certo na maioria das vezes como também ao contrário...

e daí com este aprendizado, utilizaríamos no presente replicando o que aprendemos na simulação.

Seria como podermos voltar no tempo quantas vezes quisermos para aprender a investir e extrair o melhor da bolsa, o que se começarmos hoje, só vamos ter esta experiência de fato daqui há 20 anos, o que com uma simulação, conseguiríamos em alguns meses de estudo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/11/2023 at 23:15, Frederico Hajas disse:

Sim, já tenho acesso. Mas me refiro automático mesmo já que todos os dados estão disponíveis, incluindo dividendos.

Simular que comprei 3 ativos em 2000 e ver qt eu teria ganho de dividendos até hoje, e trocar um deles por exemplo e trazer tudo automaticamente.

Podendo simular pra frente tb, pegando 3 com o valor de hoje, e ver daqui a alguns meses qt teria ganho com estes 3, ou outros 3, comparando, etc... um simulador mesmo.

O diagrama é ótimo para ajudar decidir no que investir naquele momento, blz, é ótimo pra isso, mas não é um simulador. O dividendo que cai de um FII não cai na conta lá por exemplo, tem q ser tudo na mão, ou real buscando direto na base.

Sacou?

Não sei se entendi muito bem, mas se você quiser uma carteira teórica do passado por exemplo pra ver os "ganhos" de um período X a Y, da pra criar uma no Investidor10. 

Em relação a futuro, é complicado, mas também no Investidor10 tem uma ferramenta de "Objetivos" onde você coloca a quantidade do aporte + a "rentabilidade" em um período pra chegar em algumas metas (é onde as coisas ficam complicadas). 

Eu gosto de fazer essas "simulações", mesmo sabendo que existem N fatores que vão interferir no resultado, pra mim é só masturbação financeira 🤣, mas sendo conservador ajuda a não criar expectativas inatingíveis.

Abraçoss

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...