Jump to content
  • 0

Realmente vale a pena investir em ações?


Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos

Pergunta

Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa.

1417318581_comparao.png.780c91edd157bddb3cad2d7292cf8d69.png

Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

Editado por Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos
  • Brabo 2
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos disse:

Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa.

1417318581_comparao.png.780c91edd157bddb3cad2d7292cf8d69.png

Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

@Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos acredito que esteja esquecendo de um único e importante detalhe !

Ibovespa contém as empresas mais negociadas (inclusive as mais negociadas em fundos , por traders etc ), e sua carteira deveria contar empresas sólidas , lucrativas , sem prejuízos e com crescimento !

talvez se tivemos um índice de empresas buy and hold (e fazer a conta no mesmo período ) aí daria pra explicitar a diferença !

lembrando que só vale e petro são uma fatia gigante do Ibovespa!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos disse:

Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa.

1417318581_comparao.png.780c91edd157bddb3cad2d7292cf8d69.png

Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

Na verdade, não é para investir 100% do patrimônio em Ações, mas diversificar. Além disso, Ibovespa tem muito lixo misturado, como Americanas, IRB, GOL, AZUL, Magazine Luiza e etc...

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos disse:

Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa.

1417318581_comparao.png.780c91edd157bddb3cad2d7292cf8d69.png

Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

Boa tarde, Rodrigo!

Dando apenas meus centavinhos de contribuição.

Eu imagino que seja difícil mas perceba que conforme foi dito por todos acima, fazer uma comparação entre esses gráficos e índices não fazem sentido para o investidor buy and hold.

O CDI bater um ibovespa é fácil quando levamos em consideração que o índice possui diversas empresas que não são boas e que até apresentam prejuízos recorrentes.

Lembre-se que o intuito do aprendizado no cvrso é a montagem de uma carteira diversificada para se ter uma rentabilidade 8% acima da inflação (o que na prática vem a ser uma rentabilidade pessimista como o Raul costuma dizer pois esse percentual pode ser batido).

E a melhor forma de começar é sempre com ativos de setores perenes. Estude o setor bancário e em seguida um setor de energia. Escolha inicialmente nem que seja um ativo de cada. Estude com calma e tire as dúvidas se tiver alguma dificuldade em qualquer entendimento.

E deixe o tempo fazer o trabalho dele. Lembre-se que nossa rentabilidade de 8% já considerando inflação levam-se uns aninhos para se concretizar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos disse:

Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa.

1417318581_comparao.png.780c91edd157bddb3cad2d7292cf8d69.png

Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

Achei bem contundente a demonstração do gráfico, liga o alerta pra separar a realidade da ilusão, enfim...porém, o legal é ter uma carteira bem diversificada. Abs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

  Boas! Não sei se estou correto, mais o IBOVESPA só leva em consideração o preço dos papéis (100 ações de xyzw3 valiam tanto, e depois de 30 anos valem 1000x mais) , más se levarmos em consideração os proventos e principalmente quantas ações elas podem comprar , de forma progressiva, aquelas mesmas 100 ações tornariam-se 600 com o mesmo aumento de 1000x.

  Por favor corrijam-me caso esteja errado em algo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Henry Ayumi Tsukamoto disse:

  Boas! Não sei se estou correto, mais o IBOVESPA só leva em consideração o preço dos papéis (100 ações de xyzw3 valiam tanto, e depois de 30 anos valem 1000x mais) , más se levarmos em consideração os proventos e principalmente quantas ações elas podem comprar , de forma progressiva, aquelas mesmas 100 ações tornariam-se 600 com o mesmo aumento de 1000x.

  Por favor corrijam-me caso esteja errado em algo.

Sim, o ibovespa considera a valorização de um ponto x para um ponto y, mas ele tambem leva em consideração no seu calculo o pagamento de proventos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos disse:

Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

Fiquei tentando exemplificar em uma imagem uma resposta que ajuda voce a estudar olhando pro copo meio vazio (fora do IBOV) e ver como Copo meio cheio (empresas)

fiz uma comparação tosca (que nao deve servir de analise pra escolha de ativo) mas uma comparação nos moldes que vc fez (2000 a 2023) IBOV x algumas empresas ja citadas repetidas vezes por aqui (so isso ja mostra que o IBOV é so um indice e nada mais)

 

image.png.84d94aefc399d7ea26a7cded2f4f34c9.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

Fiquei tentando exemplificar em uma imagem uma resposta que ajuda voce a estudar olhando pro copo meio vazio (fora do IBOV) e ver como Copo meio cheio (empresas)

fiz uma comparação tosca (que nao deve servir de analise pra escolha de ativo) mas uma comparação nos moldes que vc fez (2000 a 2023) IBOV x algumas empresas ja citadas repetidas vezes por aqui (so isso ja mostra que o IBOV é so um indice e nada mais)

 

image.png.84d94aefc399d7ea26a7cded2f4f34c9.png

@Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos esse comparativo ainda feito ainda pau a pau entre o índice e algumas empresas.

Agora imaginemos uma carteira bem diversificada. Acho que consegue perceber bem a ideia!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/11/2023 at 13:34, Rodrigo Emanuel Feliciano Ramos disse:

Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa.

1417318581_comparao.png.780c91edd157bddb3cad2d7292cf8d69.png

Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.

Muito legal este comparativo, agora experimenta fazer um comparativo com 10 empresas vs cdi em 10 anos.

considerando uma rigorosa seleção de ativos e que os aportes são baseados em dados de mercado e não em achometro.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...