Jump to content
  • 0

Bonificação ITSA4 - Como interpretar isso?


William Redig

Pergunta

Oi S@rdinhas,

A Itaúsa dará uma bonificação de 5% em ações e pelo que entendi do fato relevante anexo, ao preço unitário de 17,91724/ação recebida.

Na minha interpretação isso seria equivale a:

  • Um provento no valor de 5% da quantidade de ações em carteira na data com, ao preço unitário de 17,91724
  • utilização do "provento recebido acima" a ser convertido em uma "compra" de 5% da quantidade de ações em carteira ao preço unitário de 17,91724

Se meu entendimento estiver correto, isso é um "provento virtual" aliado a uma compra por um preço muito maior que o do mercado secundário, que vai aumentar o preço médio da minha posição em ITSA4.

Eu entendi direito?  Alguém ratifica ou discorda da minha interpretação?

Muito obrigado!

007617000101011 (5).pdf

Editado por William Redig
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

Pelo que entendi do comunicado será feita uma bonificação (esse evento pode ser feito de forma Financeira - $ na conta do acionista - ou de forma Física - aumento do nr de ações do acionista), nesse caso será de forma Física onde para cada 100 ações que você tiver você receberá gratuitamente 1 ação.

Entendi errado o comunicado?

  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

A Itaúsa dará uma bonificação de 5% em ações e pelo que entendi do fato relevante anexo, ao preço unitário de 17,91724/ação recebida.

Na minha interpretação isso seria equivale a:

  • Um provento no valor de 5% da quantidade de ações em carteira na data com, ao preço unitário de 17,91724
  • utilização do "provento recebido acima" a ser convertido em uma "compra" de 5% da quantidade de ações em carteira ao preço unitário de 17,91724

Se meu entendimento estiver correto, isso é um "provento virtual" aliado a uma compra por um preço muito maior que o do mercado secundário, que vai aumentar o preço médio da minha posição em ITSA4.

Eu entendi direito?  Alguém ratifica ou discorda da minha interpretação?

Muito obrigado!

007617000101011 (5).pdf 210 kB · 1 download

Todo ano tem bonificação na minha carteira de Itausa e de Bradesco. Não entendi sua duvida.

  • Você é pobre premium 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

A Itaúsa dará uma bonificação de 5% em ações e pelo que entendi do fato relevante anexo, ao preço unitário de 17,91724/ação recebida.

Na minha interpretação isso seria equivale a:

  • Um provento no valor de 5% da quantidade de ações em carteira na data com, ao preço unitário de 17,91724
  • utilização do "provento recebido acima" a ser convertido em uma "compra" de 5% da quantidade de ações em carteira ao preço unitário de 17,91724

Se meu entendimento estiver correto, isso é um "provento virtual" aliado a uma compra por um preço muito maior que o do mercado secundário, que vai aumentar o preço médio da minha posição em ITSA4.

Eu entendi direito?  Alguém ratifica ou discorda da minha interpretação?

Muito obrigado!

007617000101011 (5).pdf 210 kB · 1 download

Bom dia @William Redig. As bonificações são um aumento da base acionaria pelo aumento de capital através da incorporação de reservas e lucro e é um evento contábil, portanto não muda o patrimônio do investidor. O dinheiro já estava na empresa, só foi transformado em ações, ou seja não houve captação. 

Por exemplo:

Um investidor tinha 100 ações a 10,00 e foi bonificado com 5%, ou seja ficou com 105 ações

1.000 \ 105 = 9,52

A partir da bonificação o acionista ficaria com 105 ações a 9,52 não alterando o seu patrimônio. O valor da ação é ajustado na data EX 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

A Itaúsa dará uma bonificação de 5% em ações e pelo que entendi do fato relevante anexo, ao preço unitário de 17,91724/ação recebida.

Na minha interpretação isso seria equivale a:

  • Um provento no valor de 5% da quantidade de ações em carteira na data com, ao preço unitário de 17,91724
  • utilização do "provento recebido acima" a ser convertido em uma "compra" de 5% da quantidade de ações em carteira ao preço unitário de 17,91724

Se meu entendimento estiver correto, isso é um "provento virtual" aliado a uma compra por um preço muito maior que o do mercado secundário, que vai aumentar o preço médio da minha posição em ITSA4.

Eu entendi direito?  Alguém ratifica ou discorda da minha interpretação?

Muito obrigado!

007617000101011 (5).pdf 210 kB · 3 downloads

@William Redig também não entendi bem a sua dúvida rsrsrs, mas esta bonificação com um preço unitário tão alto é bom para o investidor, pois aumenta o preço médio e numa eventual venda futura, teremos menos lucro e portanto pagaremos menos IR.

Seria esta a sua dúvida?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@William Redig também não entendi bem a sua dúvida rsrsrs, mas esta bonificação com um preço unitário tão alto é bom para o investidor, pois aumenta o preço médio e numa eventual venda futura, teremos menos lucro e portanto pagaremos menos IR.

Seria esta a sua dúvida?

 

5 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @William Redig. As bonificações são um aumento da base acionaria pelo aumento de capital através da incorporação de reservas e lucro e é um evento contábil, portanto não muda o patrimônio do investidor. O dinheiro já estava na empresa, só foi transformado em ações, ou seja não houve captação. 

Por exemplo:

Um investidor tinha 100 ações a 10,00 e foi bonificado com 5%, ou seja ficou com 105 ações

1.000 \ 105 = 9,52

A partir da bonificação o acionista ficaria com 105 ações a 9,52 não alterando o seu patrimônio. O valor da ação é ajustado na data EX 

 

5 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Todo ano tem bonificação na minha carteira de Itausa e de Bradesco. Não entendi sua duvida.

A dúvida é a seguinte:

A bonificação foi de 5% em ações.  Até aí está simples.  O preço unitário das ações bônus são de R$ 17.2x/ação nova.

Nas minha posição de ITSA4, o meu preço médio passará a ser:  (Posição anterior x PM anterior) + (quantidade de ações bônus x 17,xx) / quantidade de ações final (105% de quanto eu tinha antes).

Se a conta acima está certa, meu PM vai ser influenciado pela novas ações x esse preço irreal de 17 reais e pouco que a Itausa me "deu".

Dúvida parte 2:  É uma bonificação na forma de ações x preço de 17 de tal mencionado acima.  Essa é uma grana que passou a integrar a minha carteira, mas não é uma grana que gastei, afinal é uma bonificação, mas contabilmente é uma compra...

Dúvida parte 3:  Eu considero esses 5% recebidos x 17 reais e pouco como se fosse. um provento?

Parte final - provento esse usado para a "compra" das ações bonificadas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @William Redig. As bonificações são um aumento da base acionaria pelo aumento de capital através da incorporação de reservas e lucro e é um evento contábil, portanto não muda o patrimônio do investidor. O dinheiro já estava na empresa, só foi transformado em ações, ou seja não houve captação. 

Por exemplo:

Um investidor tinha 100 ações a 10,00 e foi bonificado com 5%, ou seja ficou com 105 ações

1.000 \ 105 = 9,52

A partir da bonificação o acionista ficaria com 105 ações a 9,52 não alterando o seu patrimônio. O valor da ação é ajustado na data EX 

Oi @Adriano Umemura,

Essa sua conta está errada, eu acho...

A Itausa colocou um preço de 17,917246 em cada ação que vamos receber como bônus.  Daí as minhas dúvidas.  O PM correto seria: (100 x 10,00) + (5 x 17,917246) = 1089,59 / 105 = 10,38 <== Esse é o novo preço médio das 105 ações.

Aí volta a minha pergunta:  Esses 89,59 (5x17,917246) que eu "ganhei" da Itausa é uma forma de provento, provento esse usado para compra das 5 ações?

Na prática, não tem troca grana trocando de mão, mas na minha contabilidade, é uma forma de justificar a origem dessa grana usada para "comprar" esses 5% de bonificação...

Será que eu estou certo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Adriano Umemura,

Essa sua conta está errada, eu acho...

A Itausa colocou um preço de 17,917246 em cada ação que vamos receber como bônus.  Daí as minhas dúvidas.  O PM correto seria: (100 x 10,00) + (5 x 17,917246) = 1089,59 / 105 = 10,38 <== Esse é o novo preço médio das 105 ações.

Aí volta a minha pergunta:  Esses 89,59 (5x17,917246) que eu "ganhei" da Itausa é uma forma de provento, provento esse usado para compra das 5 ações?

Na prática, não tem troca grana trocando de mão, mas na minha contabilidade, é uma forma de justificar a origem dessa grana usada para "comprar" esses 5% de bonificação...

Será que eu estou certo?

Eu "acho" que agora entendi qual a sua duvida 😅

Então vamos la. Quando eu digo que na verdade o seu patrimonio não mudou seria no mesmo sentido quando voce recebe o dividendo.

Quando voce recebe o dividendo, o valor pago sai do caixa da empresa e o valor da ação é reajustado na data EX, ou seja, o dinheiro só mudou de bolso

Nas bonificações ocorre da mesma forma. O patrimonio liquido da empresa é constituido de forma simplificada pelo:

- Capital social;
- Reservas de Lucros e de Capital;
- Ações em tesouraria;
- Ajustes de avaliação patrimonial;
- Patrimônio Líquido Negativo. 

Um aumento no capital social atraves da reserva de lucro é somente transferir valores da reserva de lucro para o capital social. O patrimonio continua o mesmo e como teve aumento de ações o seu valor sera corrigido na data EX. A imagem abaixo é do ultimo relatorio da Itausa que mostra os valores atuais do capital social e da reserva de lucro. Serão R$8bi transferidos de uma categoria para outra.

Em relação as suas perguntas:

30 minutes ago, William Redig disse:

A Itausa colocou um preço de 17,917246 em cada ação que vamos receber como bônus.  Daí as minhas dúvidas.  O PM correto seria: (100 x 10,00) + (5 x 17,917246) = 1089,59 / 105 = 10,38 <== Esse é o novo preço médio das 105 ações.

 

Sim, o valor do seu preço medio ira se alterar. Mas veja que o valor de 17,91 por ação é o valor retirado da reserva de lucro e passado para o capital social de R$ 8.812.000.000,00 dividido pelo numero de ações que sera adicionado de 10.328.149.431. Esse aumento do preço medio para voce tera somente um beneficio fiscal, pq na pratica nada mudou.

40 minutes ago, William Redig disse:

Aí volta a minha pergunta:  Esses 89,59 (5x17,917246) que eu "ganhei" da Itausa é uma forma de provento, provento esse usado para compra das 5 ações?

 

Sim, pode ser considerado um provento. E como tal não altera em nada, só troca de bolso.

 

Captura de Tela 2023-11-23 às 16.23.42.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, William Redig disse:

A Itausa colocou um preço de 17,917246 em cada ação que vamos receber como bônus.  Daí as minhas dúvidas.  O PM correto seria: (100 x 10,00) + (5 x 17,917246) = 1089,59 / 105 = 10,38 <== Esse é o novo preço médio das 105 ações.

 

@William Redigsomente complementando. Fiscalmente é dessa forma que voce descreveu. Na pratica voce ira ganhar 5% de ações a custo 0 mas o preço atual das ações sera rejustado baseado neste aumento no numero de ações

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

@William Redig está procurando coisa onde não existe kkkkk

No preço médio você terá exatos 5% em ações se o resultado for inteiro. Ou seja, no seu caso que tem 10.331 ações de ITSA3 dariam 516,55 de bonificação, então você vai receber 516 ações. Então você precisaria comprar mais 9 ações para fechar em 10.340 e receber 517 ações bonificadas.

Parte 2: contabilmente é uma bonificação que será lançada na declaração anual pelo preço de R$17,2xxxx

Parte 3: nos meus controles coloco como uma compra que paguei caro pra caceta kkkk

Parte final: fazendo conta de doido rsrsrs

Espero ter ajudado

 

1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

@William Redigsomente complementando. Fiscalmente é dessa forma que voce descreveu. Na pratica voce ira ganhar 5% de ações a custo 0 mas o preço atual das ações sera rejustado baseado neste aumento no numero de ações

Eu tenho uma planilha para controle das minhas ações.  Eu lancei da seguinte forma:

  • Em Operações:  Compra de 5% da minha posição em 27/11 @ 17,91xxx - subiu meu PM
  • Em Proventos: Um dividendo "virtual" de 5% do meu PM anterior à "compra" acima.

Resumindo tudo, foi um reinvestimento no valor da bonificação recebida.  Acho que dessa forma, a contabilidade para fins de cálculo de PM, valor da carteira e quantidade de ações fica correta.

Obrigado @Adriano Umemura, @Flavio Prado pela paciência em me entender e ratificar meu entendimento.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Fabiano disse:

Pelo que entendi do comunicado será feita uma bonificação (esse evento pode ser feito de forma Financeira - $ na conta do acionista - ou de forma Física - aumento do nr de ações do acionista), nesse caso será de forma Física onde para cada 100 ações que você tiver você receberá gratuitamente 1 ação.

Entendi errado o comunicado?

É isso, porém estamos falando de 5% de bonificação. Então são 5 ações para cada 100.

 

13 horas atrás, Marcelo R disse:

E os danadinhos fingiram de louco e deixaram as ITSA10 de lado... acredito que só vão virar ITSA4 depois das bonificações

Peguei seu ponto, mas de repente considerando ITSA10 eles não chegariam nesse percentual de 5%. É só um jogo de números.

 

13 horas atrás, William Redig disse:

 

Eu tenho uma planilha para controle das minhas ações.  Eu lancei da seguinte forma:

  • Em Operações:  Compra de 5% da minha posição em 27/11 @ 17,91xxx - subiu meu PM
  • Em Proventos: Um dividendo "virtual" de 5% do meu PM anterior à "compra" acima.

Resumindo tudo, foi um reinvestimento no valor da bonificação recebida.  Acho que dessa forma, a contabilidade para fins de cálculo de PM, valor da carteira e quantidade de ações fica correta.

Obrigado @Adriano Umemura, @Flavio Prado pela paciência em me entender e ratificar meu entendimento.

@William Redig como há um incremento de ações e uma modificação de preço médio, eu consideraria como recebimento de um provento e então compra dessas ações com o valor do provento, por esse preço insano por ação. Assim tudo fica no fluxo que já estou acostumado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Raí Nunes disse:

É isso, porém estamos falando de 5% de bonificação. Então são 5 ações para cada 100.

 

Peguei seu ponto, mas de repente considerando ITSA10 eles não chegariam nesse percentual de 5%. É só um jogo de números.

 

@William Redig como há um incremento de ações e uma modificação de preço médio, eu consideraria como recebimento de um provento e então compra dessas ações com o valor do provento, por esse preço insano por ação. Assim tudo fica no fluxo que já estou acostumado.

Resumindo a conversa. Sendo uma bonificação como provento e tal. Seguindo a nossa filosofia do buy and hold e fazendo juros compostos de reinvestir os proventos e os dividendos. A própria Itausa ja fez o seu reinvestimento. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal, só lembrando que até segunda-feira, tecnicamente vc leva mais 5 ações para cada lote. Então se estiverem considerando em comprar, considere a diferença do valor.

Agora a cotação está em R$ 9,86 o que seria equivalente a R$ 9,39 para quem comprar um lote.

Então quem o Diagrama estiver apontando a compra, ou quem falta algumas para fechar a centena, vale a pena de repente comprar a diferença.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Raí Nunes disse:

Pessoal, só lembrando que até segunda-feira, tecnicamente vc leva mais 5 ações para cada lote. Então se estiverem considerando em comprar, considere a diferença do valor.

Agora a cotação está em R$ 9,86 o que seria equivalente a R$ 9,39 para quem comprar um lote.

Então quem o Diagrama estiver apontando a compra, ou quem falta algumas para fechar a centena, vale a pena de repente comprar a diferença.

@Raí Nunes eu já ajustei minha quantidade para não dar fração. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...